O imaginário social de alunos migrantes da rede pública municipal de Florianópolis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Pereira, Lucélia Moreira

Orientador

Moraes, Heloisa Juncklaus Preis

Coorientador

Resumo

The increasing arrival of migrants from other regions of Brazil to the city of Florianópolis reflects in schools and the migrants' lives directly, as observed in the English language classes taught by the researcher. We observed that the migratory process contributes to new experiences, new perspectives, and new relationships of affection, thus fostering the imagination of these students in this journey that is simultaneously sensitive and symbolic. This research as a case study in a school located in the north of the island of Florianópolis has as its general objective to identify the elements that form the social imaginary of migrant students from the poles of latent culture (desires) and patent culture (pressures) present in their narratives. The specific objectives aim to identify the role of the school in the process of cultural and social adaptation of students, to verify the articulations of memory, silences, and affections in the narratives of migrant students and, finally, to unveil the orders of the images presented in the narratives. Considering man, a symbolic being that is constituted not only from his experiences and dreams but also from socially and culturally established beliefs and desires, it is necessary to adopt for this research as a methodology the culturanalysis of groups proposed by Paula Carvalho (1990). Culturanalysis allows the researcher to understand the cultural constitution of organizations, individuals, and their groups. The theoretical contribution of this dissertation is anchored in studies of the imaginary of authors such as Durand (1993, 1998, 2012), Pitta (2005), Bachelard (1990, 1997, 2019), and Silva (2012, 2016). In this work, we bring Schroeder (2014) and Araújo (2004) to discuss Imaginary and Education. Theoretical developments on social memory and identity are based on Pollak (1989), Halbwachs (1990), Candau (2019), Seligmann-Silva (2003, 2005, 2008), and Hall (2003, 2006). Regarding the discussion of affections and postmodernity, we bring to light authors such as Maffesoli (2001a, 2001b, 2011, 2014), Bauman (2000), and Le Breton (2009). The results indicate that the symbolic constitution of the social imaginary of these students, which runs through the school and its demands, as well as the various family constitutions that are reconfigured in this process, follow what Gilbert Durand (2012) called the anthropological dialectic. By sharing schèmes and archetypes related to the drive for change and overcoming, particular symbols emerge from the students' narratives on each path that repackages a myth that accompanies people in their incessant search for a more prosperous place, where dreams and yearnings are redesigned.
A crescente chegada de migrantes de outras regiões do Brasil à cidade de Florianópolis, reflete diretamente nas escolas e na vida dos alunos migrantes, conforme observado nas aulas de Língua Inglesa ministradas pela pesquisadora. Observamos que o processo migratório age diretamente na vida dos alunos, contribui para novas vivências, novas perspectivas e novas relações de afeto, fomentando assim o imaginário destes alunos nesta jornada que é paralelamente sensível e simbólica. Esta pesquisa enquanto estudo de caso em uma escola localizada no norte da ilha de Florianópolis apresenta como objetivo geral identificar os elementos que formam o imaginário social de alunos migrantes a partir dos polos de cultura latente (desejos) e de cultura patente (pressões) presentes em suas narrativas. Os objetivos específicos visam identificar o papel da escola no processo de adaptação cultural e social dos alunos, verificar as articulações da memória, dos silenciamentos e dos afetos nas narrativas dos alunos migrantes e, por último desvelar os regimes de imagens constantes nas narrativas. Ao considerarmos o homem um ser simbólico que se constitui não apenas a partir de suas vivências e sonhos, mas também de crenças e anseios social e culturalmente instituídos faz-se necessário adotar para essa pesquisa enquanto metodologia a culturanálise de grupos proposta por Paula Carvalho (1990). A culturanálise permite ao pesquisador entender sobre a constituição cultural das organizações, dos indivíduos e seus grupos. O aporte teórico desta dissertação está ancorado nos estudos do imaginário de autores como Durand (2012, 1998), Pitta (2005), Bachelard (1990, 1997, 2019) e Silva (2012, 2016). Para discutir Imaginário e Educação trazemos Schroeder e Araújo. Os desdobramentos teóricos sobre memória social e identidade estão embasados em Pollak (1989), Halbwachs (1990), Candau (2019), Hall (2003). Para discutirmos afetos e pós-modernidade trazemos Maffesoli (2001a, 2001b, 2011, 2014), Bauman (2000) e Le Breton (2009). Os resultados indicam que a constituição simbólica do imaginário social destes alunos, que perpassa a escola e suas demandas assim como as diversas constituições familiares que se reconfiguram neste processo segue o que Gilbert Durand (2012) chamou de trajeto antropológico. Ao compartilharem schèmes e arquétipos relacionados à pulsão da mudança e da superação, emergem das narrativas dos alunos símbolos particulares a cada caminho que vem dar nova roupagem a um mito que acompanha os povos em sua busca incessante por um lugar mais próspero, onde os sonhos e anseios se reconfiguram.

Palavras-chave

Imaginário social, Migração, Memórias

Citação