Prevalência de dor em estudantes do ensino médio: uma revisão sistemática.
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Data
2023-06-21
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
ALMEIDA, Francisca Raquel Costa
MEDEIROS, Lorena Beatriz Varjão Diógenes de
Orientador
BARBOSA, Ramon Martins
Coorientador
Resumo
OBJETIVO: Identificar a prevalência e fatores relacionados à dor em estudantes do ensino médio quanto a sua intensidade e regiões afetadas. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nas bases Pubmed (Us Nation Library of Medicin e National al Inntitutes of Health) Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online), Portal da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SciELO (Brasil Scientific Eletronic Library Online), realizada por dois autores independentes. Foi-se utilizado os seguintes descritores: “Pain”, “Students”, “Prevalence”. Nesta revisão sistemática foram incluídos artigos que: a) estudos observacionais; b) publicados em periódicos nacionais e internacionais; c) redigidos em inglês ou português; d) que tenham avaliado a prevalência e fatores relacionados a dor; e) que estivessem disponíveis na íntegra. Não foram realizadas restrições quanto ao período de publicação dos estudos. O risco de viés foi avaliado através da escala Downs and Black. RESULTADOS: as buscas identificaram 165 artigos, contudo, após a remoção de artigos incompletos, duplicados e com títulos e resumos que não se adequavam ao tema, ficaram 4 artigos elegíveis que se adequaram ao tema proposto, onde foi apresentado as principais queixas álgicas nas regiões de pescoço, ombros, cervical e lombar. CONCLUSÕES: Observou-se por meio dos estudos que a maior prevalência de dor estava relacionada ao pescoço e ombros. Portanto, medidas preventivas devem ser consideradas pelas instituições, afim de evitar a cronificação da dor.
PALAVRAS-CHAVES: Dor, Estudantes do ensino médio
Palavras-chave
dor, estudantes do ensino médio