Agronomia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Importância Da Utilização Do Plantio Direto Em Hortaliças Como Sucessão As Praticas Convencionais.
    (2023-12) SILVA, Bruna Nunes da; ROSA, Marcus Vinicius Fonseca; DIAS, Maria Isabel dos Santos; SANTOS, Wellington Arruda dos., Bruna Nunes Da Silva; Marcus Vinicius Fonseca Rosa; Maria Isabel Dos Santos Dias; Wellington Arruda Dos Santos.
    Sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH) uma prática sustentável que reduz os impactos negativos dos recursos naturais, sucedendo às práticas convencionais. Diante disso, o objetivo desse estudo é apresentar a importância do uso do sistema, na sucessão a práticas convencionais, com ênfase na cultura do tomate industrial e a beterraba. Para o proposto, utilizou-se como metodologia, uma pesquisa teórica e conceitual, em documentos já publicados e bancos de dados de órgãos oficiais, fornecendo embasamento para o desenvolvimento do trabalho. É notório que o uso do SPDH em várias culturas abrange uma série de benefícios e na cultura do tomate industrial e beterraba não é diferente, contribui para a produção em larga escala, alinhando ainda mais sustentabilidade com viabilidade econômica, adaptando a várias regiões do Brasil. A implantação do Sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH), devido a suas qualidades em não revolver o solo, cobertura de solo e a rotação de cultura, se caracteriza como uma alternativa sustentável e viável para o produtor, que terá em suas mãos a necessidade de executar e conduzir essa prática, para se tirar o melhor proveito.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do zinco na cultura do milho
    (2023-12) PEREIRA, Daniela Marques; NETTO, José Mario Moreira; CASTRO, Luis Otavio Golçalves de; FERNANDES, Thiago Henrique Pereira Vassoler
    O milho representa um dos principais cereais cultivados e consumidos no mundo. A cultura do milho é responsiva para aumento de produtividade em função do manejo nutricional e por isto, o trabalho teve como objetivo descrever a influência do zinco (Zn) na produção da cultura. O trabalho apresenta-se como uma revisão bibliográfica, definindo: origem, importância econômica, distribuição mundial e produção; nutrição mineral no milho, como importância, macro e micronutrientes; zinco na cultura do milho, especificando os sintomas, doses e modo de aplicação e interação do zinco com outros nutrientes. O zinco (Zn), na agricultura brasileira, é o micronutriente cuja deficiência é mais comum. Entre os micronutrientes o Zn é pouco exigido pelas plantas, porém são essenciais para completar seu ciclo, mas que fornecidos em baixa quantidade podem afetar o crescimento e a produtividade. A deficiência de Zn em milho apresenta leve diminuição no tamanho da planta, também por serem pouco móvel com redistribuição limitada os sintomas de sua deficiência são observados nas folhas novas apresentando um ‘arroxeamento’ intranerval que surgirá no ápice e irá evoluir até a base. Pesquisadores avaliando a resposta da cultura de milho à adição de zinco em doses crescentes no sulco de semeadura, observaram incrementos na produção de grãos e nos teores deste nutriente nas folhas, até a utilização de 5 kg ha-1, constatando assim sua enorme importância.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O cultivo de alface em sistema orgânico de produção
    (2023-12) SILVA, Reuber Luis; SILVA , Thiago dos Reis e; MOREIRA, Thiago Policena
    Alimento bastante conhecido na culinária mundial, a alface (Lactuca sativa L.), é popularmente conhecida pelo seu sabor e nutrientes, e seu cultivo em sistema orgânico, tem sido cada vez mais praticado e aceito, diante disso, o objetivo geral deste estudo é apresentar a importância da produção de alface em sistema orgânico e descrever os aspectos relacionados à sua produtividade no Brasil, com ênfase no cultivo orgânico, informando os manejos adequados e aspectos positivos. Realizou-se neste trabalho uma pesquisa teórico-conceitual com o objetivo de aprofundar, analisar e compreender os termos abordados no estudo. O sistema orgânico de produção é conhecido por ser uma pratica que não é tão invasiva ao solo, devido sua base ser composta por matéria prima natural, consequentemente temos um produto final com vários aspectos positivos, como a eliminação de insumos químicos, além dos benefícios para a saúde, o cultivo orgânico da alface possui qualidade e um valor agregado superior aos produtos convencionais. Observou-se que a alface orgânica desempenha um papel sustentável e socioeconômico importante em sua produção, onde torna viável a necessidade de programas de conscientização e incentivo para investimentos nesse tipo de cultivo