Maníaco da bicicleta: da construção de um mito ao discurso sensacionalista
Carregando...
Arquivos
Data
2006
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Maciel, Marília Crispi de Moraes
Orientador
Messa, Fábio de Carvalho
Coorientador
Resumo
The construction of the myths how sensationalist strategy of the journalistic texts is a theme of this research. The study starts of semantics and pragmatics theories to verify evidences of the constructions of the reality by press. The mediatic coverage of the case “Maniac of the Bike” is the base of this research and it shows what the media use the referential function of language to convince about their campaigns. The journalism, supported by exemption myth, bet in the credulity of the public opinion to be transform in the center of the power in the post-modern society. To maintain alive the credulity by the apparent exemption, the journalism run over to false polyphony when offer to consumers of the news opinions of different people, but with the same point of view. The discourses of capable authorities only serve to confirm stereotypes repeated continually by the press. Through the application of semantic and pragmatic theories added the multidisciplined vision it’s possible to interpret the journalist texts more clearly to deconstruct the myths and untrue realities
A construção de mitos noticiosos como estratégia sensacionalizante dos textos jornalísticos é o tema dessa pesquisa. A abordagem parte de teorias da semântica e da pragmática para verificar evidências de construção de realidades pela imprensa. A cobertura midi- ática do caso policial “Maníaco da Bicicleta” serve de suporte à pesquisa e mostra como a imprensa utiliza a função referencial da linguagem para fins de convencimento em suas campanhas. Amparado no mito da isenção, o jornalismo aposta na credibilidade da opinião pública para transformar-se em núcleo de poder na sociedade pós-moderna. Para manter viva a credibilidade através da aparente isenção, o jornalismo recorre a uma falsa polifonia quando oferece aos consumidores de notícias opiniões de pessoas diferentes, porém com o mesmo ponto de vista. Os discursos das autoridades competentes servem apenas para ratificar visões estereotipadas repetidas continuamente pela imprensa. Através da aplicação de teorias semânticas e pragmáticas aliadas a uma visão multidisciplinar é possível interpretar os textos jornalísticos com maior clareza para desconstruir os mitos e as realidades inventadas.
A construção de mitos noticiosos como estratégia sensacionalizante dos textos jornalísticos é o tema dessa pesquisa. A abordagem parte de teorias da semântica e da pragmática para verificar evidências de construção de realidades pela imprensa. A cobertura midi- ática do caso policial “Maníaco da Bicicleta” serve de suporte à pesquisa e mostra como a imprensa utiliza a função referencial da linguagem para fins de convencimento em suas campanhas. Amparado no mito da isenção, o jornalismo aposta na credibilidade da opinião pública para transformar-se em núcleo de poder na sociedade pós-moderna. Para manter viva a credibilidade através da aparente isenção, o jornalismo recorre a uma falsa polifonia quando oferece aos consumidores de notícias opiniões de pessoas diferentes, porém com o mesmo ponto de vista. Os discursos das autoridades competentes servem apenas para ratificar visões estereotipadas repetidas continuamente pela imprensa. Através da aplicação de teorias semânticas e pragmáticas aliadas a uma visão multidisciplinar é possível interpretar os textos jornalísticos com maior clareza para desconstruir os mitos e as realidades inventadas.
Palavras-chave
Mito, Pragmática, Semântica, Sensacionalismo