O gênero infográfico: uma análise sociorretórica

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Data
2009
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Fogolari, Lis Airê
Orientador
Bonini, Adair
Coorientador
Resumo
This research aims at studying the infographic textual genre, more precisely text published in printed journalism. The study was conducted in light of the sociorhetorical theory, more specifically based on the work of Swales (1990), Miller (1984 and 1994) and Bazerman (2005). The corpus that makes up the research consists of infographics published during the month of November 2007 in the newspaper Folha de São Paulo (Brazilian newspaper printed and sold in the state of São Paulo), comprising a total of 123 infographics. The research seeks to meet three objectives: to determine the infographic genre relationship to the newspaper; survey the rhetorical organization of the infographic genre; and determine the relation between that genre and the text it complements, focusing on the genre system they account and relations of content that are established. The research highlights three main findings. The first of which is that infographics are more constantly present in certain subjects of the newspaper (daily life, money, health), indicating their privileged relationship with certain themes and practices within the newspaper. The data show, secondly, that the infographics studied are organized by three rhetorical processes: the identification of the infographic as a text in the paper, its composition (the core of the information shown in a statistical form, category description, description by comparison, description by temporal ordering and item mapping), and its context (by means of verbal texts or other graphical resources). Finally, in terms of its relationship with the text that serves as a base to it, the infographic usually shows complementary information, which do not centrally consist in a paraphrase, or a resumption, of the text first.
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o gênero textual infográfico, mais precisamente os publicados no meio jornalístico impresso. O estudo foi conduzido à luz da teoria sóciorretórica, mais especificamente com base nos trabalhos de Swales (1990), Miller (1984, 1994) e Bazerman (2005). O corpus que compõe a pesquisa é formado por infográficos publicados durante o mês de novembro de 2007 no jornal Folha de São Paulo, compreendendo um total de 123 infográficos. A pesquisa busca atender a três objetivos: verificar a relação do gênero infográfico com o jornal; levantar a organização retórica do gênero infográfico, e determinar a relação existente entre esse gênero e o texto ao qual serve de complemento, focalizando o sistema de gêneros que perfazem e as relações de conteúdos que se estabelecem. A pesquisa evidencia três resultados principais. O primeiro deles é que o infográfico tem presença mais acentuada em determinados cadernos do jornal (cotidiano, dinheiro, saúde), indicando sua relação privilegiada com determinados temas e práticas dentro do jornal. Os dados mostram, em segundo lugar, que os infográficos estudados organizam-se mediante três processos retóricos: a identificação do infográfico como um texto no jornal, a sua composição (o núcleo da informação que se mostra na forma de dados estatísticos, descrição de categoria, descrição por comparação, descrição por ordenamento temporal e mapeamento de item), e a sua contextualização (mediante textos verbais ou outros recursos gráficos). Por último, em termos de sua relação com o texto que lhe dá base, o infográfico traz, em geral, uma informação complementar, não consistindo, centralmente, em uma paráfrase, ou retomada, desse texto primeiro.

Palavras-chave
Infográfico, Sociorretórica, Gênero textual
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