Memória e economia afetiva nas produções em Live-action: Aladdin e o Rei Leão
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Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
D’altoé, Francisca
Orientador
Júnior, Mário Abel Bressan
Coorientador
Resumo
Analyzing the fragments of memory present in the digital environment, the dissertation aims to verify how the live-action productions, Aladdin and The Lion King awaken the affective memory of their target audience, while permeating other current issues, such as: media convergence and the affective economy. The methodology used in this research is the content analysis and the theories of Maurice Halbwachs, regarding the collectivity of memories and their social relevance, and Henry Jenkins, a theorist of the convergent communication and the cultural impacts of media propagation. The results achieved demonstrate a high prominence for the commercialization of nostalgia and the updating of journeys with the objective of reaching distinct target audiences while reinforcing ties between media products and their fan communities.
Analisando os fragmentos de memória presentes no ambiente digital, a dissertação busca verificar de que maneira as produções em live-action, Aladdin e O Rei Leão despertam a memória afetiva de seu público alvo, ao mesmo tempo que permeiam outras questões da atualidade, tais como: a convergência da mídia e a economia afetiva. Para a realização desta pesquisa usa-se a metodologia classificada como análise de conteúdo e as teorias de Maurice Halbwachs, no que diz respeito à coletividade das lembranças e a sua relevância social, e Henry Jenkins, teórico da comunicação convergente e dos impactos culturais da propagação da mídia. Os resultados alcançados demostram uma alta notoriedade da comercializaão da nostalgia e da atualização de jornadas com objetivo de atingir públicos-alvos distintos ao mesmo tempo em que reforça laços entre produtos de mídia e suas comunidades de fãs.
Analisando os fragmentos de memória presentes no ambiente digital, a dissertação busca verificar de que maneira as produções em live-action, Aladdin e O Rei Leão despertam a memória afetiva de seu público alvo, ao mesmo tempo que permeiam outras questões da atualidade, tais como: a convergência da mídia e a economia afetiva. Para a realização desta pesquisa usa-se a metodologia classificada como análise de conteúdo e as teorias de Maurice Halbwachs, no que diz respeito à coletividade das lembranças e a sua relevância social, e Henry Jenkins, teórico da comunicação convergente e dos impactos culturais da propagação da mídia. Os resultados alcançados demostram uma alta notoriedade da comercializaão da nostalgia e da atualização de jornadas com objetivo de atingir públicos-alvos distintos ao mesmo tempo em que reforça laços entre produtos de mídia e suas comunidades de fãs.
Palavras-chave
Memória afetiva, Cinema, Convergência, Live-action