Espaços de relação e tensão nas práticas de com-posição e in-previstos na cena contemporânea

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Tipo de documento

Tese

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Roat, Leonardo Amorim

Orientador

Sarquis, Aléssio Bessa

Coorientador

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de investigar as práticas de com-posição poético-estéticas cênicas contemporâneas. Perceber como estas proposições distintas do fazer cênico tradicional desejam criar a possibilidade da experiência do/no hoje. Trata-se de perceber como, através da ação do compor (que se apresenta distinta da ideia evocada pelo verbo compor), são articuladas as múltiplas possibilidades de produção de sentido, em que os espaços de relação permitem aos sujeitos, envolvidos em uma superfície de eventos, a troca de posições. A construção de um outro humano possível é investigada por meio de noções como jogo e autoria (que são levadas prática e conceitualmente ao seu desenvolvimento radical) e que deste modo apontam para uma proposição que tem nas possíveis rupturas pragmáticas, o instaurar de um outro olhar, um olhar que percebe a sociedade da/na cultura digital como um processo retroalimentador entre sujeitos e contextos. E tem o sentido e a experiência como resultantes dos espaços de relação, como consequências da tensão entre as discursividades colocadas na cena e possibilidade de textualização entre o que é a priori e/ ou de sentido único e o que tende para o disperso e múltiplo em uma com-posição
The objective of this study is to investigate the practices of com-position of poetic-aesthetic contemporary scenic. Understanding how these different propositions of the traditional scenic wish to create the possibility of the experience of the/on today. It is to realize how, through the action of com-pose (witch presents distinct from the idea evoked by the verb compose), multiple possibilities of meaning production are articulated, in which the spaces of relation allow the subject involved in a surface of events, switching positions. The construction of another possible human is investigated through notions such as game and authorship (which are brought practice and conceptually to their radical development) and thus point to a proposition witch has in the potential pragmatic breaks, establish another look, look that perceives society of the/in digital culture as a feedback process between subjects and contexts. And has the sense and the experience as resultant from spaces of relation, as the consequences of the tension between the discourses placed in the scene and the possibility of textualization between what is a priori and/or one-way and which tends to stray and multiple in a com-position

Palavras-chave

Composição (Arte), Autoria, Artes cênicas

Citação