O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Bublitz, Juliana Melek

Orientador

Furlaneto, Maria Marta

Coorientador

Resumo

In this research, we adopted as the object of analysis work completion for students of Directors, in order to understand the process of authorship, in its relations with the identity of the trustee profession. This study discusses the concepts of Discourse Analysis, French Line, which allows the interpretation and description of such devices in order to understand the formulation of academic discourse related to their production conditions. The problem with this research is to relate the Scientific and Pedagogic discourses, checking the crossings due to the formulation of academic discourse, so that the individual student to take (or not) the subject-administrator position in the authoring process. The result indicates that the operating mode of academic discourse which tends to Pedagogic Discourse (authoritarian) prevents a position of the subject-student-administrator unable ideological history context of the University
Nesta pesquisa, são objeto de análise trabalhos de conclusão de curso (TCC) de alunos de um curso de graduação em Administração, com o objetivo de compreender o processo de autoria, em suas relações com a identidade da profissão de administrador. A proposta deste estudo aborda os conceitos da Análise do Discurso, de linha francesa. A Análise de Discurso fornece meios para a interpretação e descrição como dispositivos de análise, para compreender a formulação do Discurso Acadêmico relacionado com suas condições de produção. O problema desta pesquisa consiste em relacionar os discursos Pedagógico e o Científico, verificando os atravessamentos causados na formulação do Discurso Acadêmico, de modo que o sujeito-aluno assuma (ou não) a posição sujeito-administrador no processo de autoria. O resultado indica que o modo de funcionamento do Discurso Acadêmico, que tende para o Discurso Pedagógico (autoritário), impede uma tomada de posição do sujeito-alunoadministrador, impossibilitado pelo contexto histórico-ideológico da Universidade

Palavras-chave

Discurso Acadêmico, Discurso Pedagógico, Discurso Científico, Identidade, Autoria

Citação