Materialidades discursivas persuasivo-nostálgicas na publicidade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Tipo de documento
Tese
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Carvalho, Richarles Souza de
Orientador
Furlaneto, Maria Marta
Coorientador
Resumo
We can perceive in the contemporary advertising scenario the presence of verbal and non-verbal texts related to styles and movements of past decades – sometimes other centuries. These manifestations are discursive materialities that are usually designated as retro, vintage or traditional. Such texts have in common the fact that they appeal to a nostalgic scenography towards the necessary persuasion for their success. Packages, beer labels, images on margarine tubs etc. are commercialized with verbal and non-verbal traces of past decades; all of them are representations of nostalgic persuasion. The general objective of this doctoral research is: To investigate how contemporary discourse of advertising uses persuasive and nostalgic materialities on the promotion of products, institutions and people. Readings from several areas were done: Advertising, Sociology, Discourse Analysis etc. Different notions were studied, for example: Maingueneau (2007; 2008) and Sarfati (2010) about Discourse Analysis; Achard (2007), Huyssen (2000), Orlandi (2005) and Pêcheux (2007) about discursive memory; Halbwachs (2006) and Wertsch (2010) about collective memory; Maingueneau (2014; 2015) about discursive ethos; Cook (2001) and Goddard (2002) about advertising. The analyzed advertisements were the following: an advertising campaign for retro kitchen appliances; a chef‘s website; a restaurant menu; the advertising campaign ―No mundo de hoje, tudo envelhece muito rápido‖; the website and the webseries of an educational institution. After an interpretative analysis of the advertisements, some results can be shown: i) discursive materialities which are related to the past usually have exquisite and fine values; ii) nostalgia is a persuasive aggregative element, working for contemporary advertising; because of it, some materialities can be nominated as persuasive-nostalgic ones; iii) there is an indistinct use of the expressions retro, vintage and traditional; iv) memory and discursive ethos are elements strongly constructed in persuasive-nostalgic scenography.
Podemos perceber na publicidade contemporânea a presença de textos verbais e não verbais que remetem a estilos e movimentos de décadas passadas – por vezes de séculos passados. Essas manifestações constituem-se em materialidades discursivas que frequentemente recebem o nome de retrô, vintage ou tradicional. O que tais textos têm em comum é o fato de recorrerem a uma cenografia nostálgica para atingir a persuasão necessária para seu sucesso. São comercializadas embalagens, rótulos de cerveja, desenhos em potes de margarina etc., com traços verbais e não verbais de décadas passadas, todas elas representações da persuasão-nostálgica. Nesta pesquisa de doutorado pretende-se, como objetivo geral: Investigar como o discurso publicitário contemporâneo utiliza materialidades persuasivas e nostálgicas na promoção de produtos, instituições e pessoas. A pesquisa contou com leituras das áreas da Publicidade, Sociologia, Análise do Discurso, sobre diferentes noções, das quais destacam-se as principais: Maingueneau (2007; 2008) e Sarfati (2010) sobre Análise do Discurso; Achard (2007), Huyssen (2000), Orlandi (2005) e Pêcheux (2007) sobre memória discursiva; Halbwachs (2006) e Wertsch (2010) sobre memória coletiva; Maingueneau (2014; 2015) sobre ethos discursivo; Cook (2001) e Goddard (2002) sobre publicidade. As peças publicitárias analisadas foram: a campanha publicitária de uma linha de eletrodomésticos retrô; o website de uma chef; um cardápio de restaurante; a campanha publicitária ―No mundo de hoje, tudo envelhece muito rápido‖; o website e a websérie de uma rede educacional. Após a análise interpretativa das peças publicitárias, alguns resultados podem ser elencados: i) Materialidades discursivas que em sua constituição remetem ao passado têm frequentemente o valor de fino e requintado; ii) A nostalgia figura como elemento de agregação persuasiva, fortalecendo assim a publicidade contemporânea; por essa razão, poder-se-ia nominar determinadas materialidades como persuasivo-nostálgicas; iii) Há um uso indistinto das expressões retrô, vintage e tradicional; iv) A memória e o ethos discursivo são elementos fortemente ativados/construídos na cenografia persuasivo-nostálgica.

Palavras-chave
Discurso, Materialidades persuasivo-nostálgicas
Citação