Made in Brazil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Avila, Jackson Gil

Orientador

Sá, Jussara Bittencourt de

Coorientador

Resumo

Esta dissertação decorreu de estudos empreendidos durante o Projeto de Pesquisa Cultura, Identidades e Migrações. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa "Linguagem, Estética e Processos Culturais", alinhando-se à área de concentração "Linguagem e Processos Culturais", do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. O objetivo foi analisar o processo de migração da identidade musical dos artistas do movimento Made in Brazil, suas associações com o mercado fonográfico e com a indústria cultural. Especificamente, objetivou-se: tecer algumas considerações a respeito da linguagem e da arte, relacionando-as ao tema em estudo; discorrer sobre a música e, principalmente, a música popular brasileira dos anos 1970, contextualizando o movimento musical estudado e o cenário político social da década em que o mesmo se inseriu. A pesquisa é qualitativa, desenhando-se como estudo de caso. Este focou o processo de migração da identidade musical brasileira do movimento Made in Brazil, enquanto projeto que lançou cantores e grupos musicais nacionais transfigurados de astros estrangeiros e que alcançaram grande sucesso junto ao público, configurando-se em fenômenos de vendagens e das paradas de sucesso, a partir da exposição nas trilhas sonoras das telenovelas. A análise desenvolveu-se com base nos pressupostos da micro e macro análise de Massaud Moisés. A pesquisa bibliográfica recorreu a teóricos que embasaram a análise, a partir dos estudos sobre nação, identidades e migrações, além de autores que possibilitaram a caracterização histórico-social da época destacada, bem como da música brasileira e do movimento analisado. Destacamos que a proposta empreendida pelo movimento Made in Brazil foi, em seu tempo exitosa, na medida em que soube utilizar da indústria cultural, mais precisamente as telenovelas e, em especial, a Rede Globo de televisão, para estabelecer um contato estreito com o público e, assim, promover os artistas e suas músicas, bem como as trilhas sonoras das telenovelas, colocando em cena os "estrangeiros brasileiros".
This work resulted from studies undertaken during the research project Culture, Identity and Migration. It is linked to the Research Group "Language, Aesthetics and Cultural Processes" by aligning to the area of concentration "Language and Cultural Processes", the Graduate Program in Language Sciences. The objective was to analyze the migration process of the musical identity of the movement's artists Made in Brazil, its associations with the music industry and cultural industry. Specifically, it aimed: some considerations about language and art relating them to the topic being studied; talk about the music and especially the Brazilian popular music of the 1970s, contextualizing studied musical movement and the social political landscape of the decade in which it was inserted. The research is qualitative if drawing it as a case study. This focused on the migration process of the Brazilian musical identity movement Made in Brazil, while project launched singers and national musical groups transfigured foreign stars and who have achieved great success with the public, setting up in bandages phenomena and charts from the exposure on the soundtracks of soap operas. The analysis was developed based on assumptions of micro and macro analysis Massaud Mosés. The literature that supported resorted to theoretical analysis from the study of nation, identity and migration, as well as authors that made possible the historical and social characterization of the highlighted time, as well as Brazilian music and movement analyzed. We emphasize that the proposal undertaken by the movement Made in Brazil was, in his successful time, as he learned to use the cultural industry, more precisely soap operas and, in particular, the network Globo TV, to establish a close contact with the public and thus promote artists and their music and soundtracks of soap operas, putting into play the "Brazilian foreign".

Palavras-chave

Arte - Linguagem, Música popular - Brasil, Indústria cultural - Brasil, Telenovelas

Citação