Representações identitárias da mulher no casamento brasileiro do século XIX: o teatro de José de Alencar e Martins Pena

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Dal-Bó, Renata Marques de Avellar
Orientador
Sá, Jussara Bittencourt
Coorientador
Resumo
This dissertation intends to analyze how the woman’s identity representations in the Brazilian marriage of the nineteenth century are configured in the plays O que é o casamento? (1861), by José de Alencar (1829-1877), and As casadas solteiras (1845), by Martins Pena (1815-1848). As specific objectives, we intend to evaluate the relation of the historical and fictional contexts presented in the works and the woman’s situation related to love and the economic issue in marriage. José de Alencar and Martins Pena seek, in their plays, represent the Brazilian woman in different kinds of marriage of the nineteenth century, who, although having influence of the European society, mainly French, also looks for her own identity traits. The analysis of the plays will be done through a bibliographical research of qualitative approach, anchored in the perspective of Comparative Literature by Tânia Franco Carvalhal (2006). The methodological procedures of this research was based on the assumptions of the macroanalysis and microanalysis of Massaud Moisés (1984). We observed how each author, through his cultural, moral and ethical particularities, portrays the feminine within his theatrical conception. We highlight the importance of this research as far as the theatrical texts of the nineteenth century make it possible to reflect and criticize the role of women as spouses and mothers in a conservative society in a country that has just been independent, providing a reconstitution of the moral expression of this century and the understanding of the female imaginary in marriage.
Esta dissertação pretende analisar como se configuram as representações identitárias da mulher no casamento brasileiro do século XIX nas peças teatrais O que é o casamento? (1861), de José de Alencar (1829-1877), e As casadas solteiras (1845), de Martins Pena (1815-1848). Como objetivos específicos, procuramos avaliar a relação dos contextos histórico e ficcional apresentados nas obras e examinar a situação da mulher em relação ao amor e à questão eco-nômica no casamento. José de Alencar e Martins Pena buscam, em suas peças, representar a mulher brasileira em diferentes tipos de casamento do século XIX, que, embora imprima in-fluência da sociedade europeia, principalmente francesa, também procura por traços identitá-rios próprios. A análise das peças será feita por meio de uma pesquisa bibliográfica de aborda-gem qualitativa, ancorada na perspectiva da Literatura Comparada de Tânia Franco Carvalhal (2006). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa partiram dos pressupostos da macroa-nálise e microanálise de Massaud Moisés (1984). Observamos como cada autor, por meio de suas particularidades culturais, morais e éticas, retrata o feminino dentro da sua concepção teatral. Evidenciamos a importância da pesquisa na medida em que os textos teatrais do século XIX possibilitam reflexões e críticas sobre o papel da mulher, enquanto esposa e mãe, numa sociedade conservadora, em um país que acaba de conquistar a sua independência, propician-do uma reconstituição da expressão moral desta época e a compreensão do imaginário femini-no no casamento.

Palavras-chave
Representações da mulher, Casamento no século XIX, Teatro de José de Alencar e Martins Pena
Citação