As estruturas de sentido no horário nobre: análise das personagens Flora e Donatela na novela a favorita sob as perspectivas da classificação das personagens e semiótica da narrativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Bressan Junior, Mario

Orientador

Moraes, Heloisa Juncklaus Preis

Coorientador

Resumo

The research presented here focuses on the categorisation of characters and the semiotics of narrative applied to broadcast drama as this is a topic that has received very little attention from the research community. In soap operas, characters play an important role in the development of a story, unfolding events and developing a meaning-building process that is fundamental to understanding the plot. Studies on characters’ categorisation concentrate on some of the categories that emphasize their roles in plots and sub-plots, allowing identification of the complexity of characters: whether they are flat, round, grotesque, heroic, anti-heroic, among others. Narrative semiotics contributes to the understanding of this meaning development process and it consists of three different levels which are responsible for the generative route to meaning in a plot: fundamental, narrative and discourse. Faced with this, the main goal of this dissertation is to analyse the meaning structures developed by the characters Flora and Donatela of A Favorita, a soap opera broadcasted by Rede Globo in 2008, on the basis of fictional characters’ categorisation and the semiotics of narrative.” Two specific points are analysed to identify the features of the characters and the generative route to meaning in each of them: before and after the moment in which the killer was revealed. This analysis is developed on the basis of a descriptive and qualitative case study using the content analysis technique. The scenes building Flora’s and Donatella’s behaviour are described in order to develop the analysis which is structured as follows: the first two sections piece together the seven episodes analysed and the other two inroduce the scenes and the profiles of both characters during episodes 53 to 59 relative to the week in which the killers’ identity was revealed. Given the meanings? (or the generative route to meaning) developed by the character Flora, it is concluded that the viewers are led to believe that she was telling the truth and that she was a hero in the story, fact which is later reversed in the plot
São poucas as pesquisas em relação à classificação das personagens e da semiótica da narrativa aplicadas à teledramaturgia, por isso optou-se por essa temática na presente Dissertação. Na telenovela, as personagens desempenham funções importantes para o desencadeamento da narrativa, movendo as ações e construindo um processo de significação necessário para o entendimento da história. Os estudos das classificações das personagens abordam algumas categorias que reforçam as suas funções nas tramas e subtramas. É com estas categorizações que se reconhece a complexidade de uma personagem, sendo esta plana, redonda, caricata, herói, anti-herói, entre outras. A semiótica da narrativa contribui para o entendimento neste processo de significação. Nela são identificados os níveis fundamental, narrativo e discursivo, responsáveis pelo percurso gerativo de sentido na narração. Diante disso, o Objetivo Geral desta Dissertação consiste em: “Analisar, com base nas classificações das personagens de ficção e na semiótica da narrativa, as estruturas de sentido produzidas pelas personagens Flora e Donatela, da telenovela A Favorita, exibida pela Rede Globo no ano de 2008.” São comparados dois momentos desta narrativa, o antes e o momento/depois da revelação de quem era a assassina, para verificar as características das personagens e o percurso de sentido nestes dois momentos. A metodologia utilizada consiste em um estudo de caso com análise qualitativa descritiva, realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. As cenas em que são visualizadas as ações de Flora e Donatela são descritas para tecer a análise, que se constitui em blocos distintos: os dois primeiros agrupam os sete primeiros capítulos analisados. Os outros dois blocos apresentam as cenas e os perfis de ambas as personagens durante os capítulos de 53 a 59, relativos à semana em que foi revelada a identidade da verdadeira assassina. As considerações finais expõem que, diante das significações (ou percurso gerativo de sentido) produzidas pela personagem Flora, o telespectador entendia que ela estava falando a verdade e era a heroína da história, fato que é revertido após a revelação.

Palavras-chave

Telenovela, Classificação das personagens, Semiótica da narrativa

Citação