Símbolos de Imbituba/SC: análise comparativa entre o brasão do município e o imaginário das crianças das escolas municipais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Aviz, Emanuelle Querino Alves

Orientador

Moraes, Heloisa Juncklaus Preis

Coorientador

Resumo

This thesis has as its theme the comparative analysis between the Coat of Arms of the Municipality of Imbituba and the children’s Imaginary of the municipal schools. The coat of arms, established in 1970, is the main imaging element of municipal communication and presents figures that record part of the city's history. The objective was to find out if the children's imaginary continues to be fed by the same imaginary that inspired it, from the identification of schèmes, archetypes, symbols and myths, as well as the Daytime and Night-time Regimes of the image (DURAND, 2001). As a methodology for the application of the research, we used the culturanalysis of groups (PAULA CARVALHO, 1989, 1998 and 1999) with a myth criticism analysis (DURAND 1985, 1996, 2011). The results indicate that the children's imaginary reflects in parts the imagery of the Coat of Arms, but it is also permeated by other influences, indicating a phase change in the semantic basin. The main myth found is that of Dionysus, with relations to the myths of the Minotaur and Icarus.
Esta dissertação tem como tema a análise comparativa entre o Brasão do Município de Imbituba e o Imaginário das crianças das escolas municipais. O brasão, instituído em 1970, é o principal elemento imagético da comunicação municipal e apresenta figuras que registram parte da história da cidade. O objetivo foi descobrir se o imaginário infantil continua sendo alimentado pelo mesmo imaginário que o inspirou, a partir da identificação de schèmes, arquétipos, símbolos e mitos, assim como os Regimes Diurno e Noturno da imagem (DURAND, 2001). Como metodologia de aplicação da pesquisa utilizamos a culturanálise de grupos (PAULA CARVALHO, 1989, 1998 e 1999) com uma análise mitocrítica (DURAND 1985, 1996, 2011). Os resultados apontam que o imaginário infantil reflete em partes o imaginário do Brasão, mas também está permeado por outras influências, indicando uma mudança de fase na bacia semântica. O principal mito encontrado é o de Dioníso, com relações aos mitos do Minotauro e Ícaro.

Palavras-chave

Imaginário, Imaginação simbólica, Brasão de imbituba, Mitos

Citação