O trabalho docente no ensino médio no estado de Santa Catarina: embates, desafios e possibilidades à valorização dos professores

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Data
2016
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Cabral, Enadir da Silva
Orientador
Costa, Gilvan Luiz Machado
Coorientador
Resumo
The objective of this research is to understand the obstacles, challenges and opportunities for the enhancement of education professionals brought by the educational public policies related to the initial and continuing education and high school teachers' working conditions in state schools in the state of Santa Catarina. Held a brief immersion movement in the history of legal systems, which point to a Brazilian quality education as everyone's right and duty of the State, as the appreciation of education professionals is also elucidated as an important element considering the teacher as one of the important subjects in the educational process. educational indicators were analyzed through microdata School Census of Basic Education, provided by the National Institute of Educational Studies Teixeira, related to the initial and continuing education and working conditions of teachers in state schools of education East Santa Catarina, comparing with the data in Brazil. The context presented, through the analysis, points to great challenges and raises the value of high school professionals. Suggests overcome the shortage of trained and active teachers in middle school in Brazil and in Santa Catarina. It also shows the importance of teachers to work in a single school in two shifts, with the number of classes and students consistent with the universalization of secondary education with social quality. The study points out the limits to the valuation of high school teachers in Santa Catarina state schools and the possibilities contained in Law 13,005 / 2014 related to the middle school and the appreciation of teachers. And suggests the realization of your goals as a necessary condition for the universalization of secondary education, understood as a social and subjective right of all young people.
O objetivo desta pesquisa está em compreender os entraves, desafios e possibilidades à valorização dos profissionais da educação trazidos pelas políticas públicas educacionais relacionadas à formação inicial e continuada e condições de trabalho dos professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino no estado de Santa Catarina. Realizou-se um breve movimento de imersão na história dos ordenamentos legais, que apontam para uma educação brasileira com qualidade como direito de todos e dever do Estado, já que a valorização dos profissionais da educação também está elucidada como um elemento relevante, considerando o professor como um dos sujeitos importantes no processo educacional. Analisaram-se os indicadores educacionais, por meio dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, relacionados à formação inicial e continuada e condições de trabalho dos professores das escolas estaduais do Ensino Médio em Santa Catarina, cotejando os dados no Brasil. O contexto apresentado, por meio da análise, aponta para grandes desafios e suscita a valorização dos profissionais do Ensino Médio. Sugere superar a escassez de professores formados e atuantes na escola média tanto no Brasil quanto em Santa Catarina. Mostra também a importância de os professores trabalharem em uma única escola, em dois turnos, com número de turmas e alunos condizentes com a universalização do Ensino Médio com qualidade social. O estudo aponta os limites à valorização dos professores do Ensino Médio das escolas estaduais catarinenses e as possibilidades contidas na Lei nº 13.005/2014, relacionadas à escola média e à valorização dos professores. E sugere a materialização de suas metas como condição necessária à universalização do Ensino Médio, compreendido como direito social e subjetivo de todos os jovens.

Palavras-chave
Políticas educacionais, Ensino médio, Formação docente, Condições de trabalho
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