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Título: A educação de jovens e adultos: a motivação como fator de aprendizagem e inclusão social - um estudo de caso sobre os alunos do ensino fundamental no centro de educação de jovens e adultos de Tubarão
Autor(es): Mattos, Maria Isabel Alves de
Orientador: Valença, Vera Lúcia Chacon
Tipo de material: Dissertação
Data: 2003
Palavras-chave: Educação
Aluno
Evasão
Motivação
Aprendizagem
Inclusão
Resumo: This work had for objective, to understand the reasons of the motivation as learning factor and social inclusion, among the students of the fundamental teaching (module) offered by the Center of Education of Youths and Adults - CEJA - of Shark. Like this, the motivation was constituted in the central objective of that study. He/she/you broke of the presupposition that: the one that can be learned can be affected for the motivation. It was intended, for that purpose, to identify the reasons of the escape of the regular teaching in own age; to identify the reasons / intrinsic and extrinsic motivations that take the students to seek CEJA to study the fundamental teaching; and to identify the reasons that can take students to abandon the course offered by CEJA. The experience of the researcher's work with Education of Youths and Adults, as Educational Advisor of CEJA of Shark, led to the research procedure. The application of interview route was used as form of complementing the resulting information of that experience, besides detecting the students' motivations to seek CEJA to study that teaching modality. The statistical data are used for the analysis of the several speeches, giving support for a qualitative discussion. The students, in beginning, were revealed fearful and insecure. Such behavior was understood by the researcher as manifestation of the possible feeling of low self-esteem, a pointed characteristic, also, for the researched teachers. The pedagogic practice in class room seems to constitute in a space of only voice. The teachers' sayings tune in the silence of the students' thoughtful and incommunicable voices. He/she/you is considered that this signals for the corroboration of the hypothesis that it still misses the school a logical plural language, it attempts to plural voices. Another important aspect is it that the student's search for the conclusion of the fundamental teaching elapses of pressures exercised by the work relationships, especially of the formal market, as belonging responsible for the return to the students to the studies. It is suggested, therefore, that the commitment with the Education of Youths and Adults, it should be permeated of intense human sense, that is respected and value the individual differences and at the same time, be guaranteed the development of methodologies and teaching strategies that consider the characteristics and the hard-working student's needs
Este trabalho teve por objetivo, compreender as razões da motivação como fator de aprendizagem e inclusão social, entre os alunos do ensino fundamental (modularizado), oferecido pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA – de Tubarão. A motivação constituiu-se no objetivo central desse estudo. Partiu-se do pressuposto que: o que se aprende pode ser afetado pela motivação. Buscou-se, para essa finalidade, identificar os motivos da evasão do ensino regular em idade própria; identificar as razões/motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os alunos a procurar o CEJA, para cursar o ensino fundamental; e identificar os motivos que podem levar alunos a abandonar o curso oferecido pelo CEJA. A experiência de trabalho da pesquisadora com Educação de Jovens e Adultos, como Orientadora Educacional do CEJA de Tubarão, motivou a realização da pesquisa. Utilizou-se a aplicação de roteiro de entrevista como forma de complementar as informações resultantes dessa experiência, além de detectar as motivações de os alunos procurarem o CEJA para cursar essa modalidade de ensino. Os dados estatísticos são utilizados para a análise dos discursos diversos, dando suporte para uma discussão qualitativa. No início da pesquisa os alunos, revelaram-se temerosos e inseguros. Tal comportamento foi entendido pela pesquisadora como manifestação do sentimento possível de baixa auto-estima, uma característica apontada, também, pelos professores pesquisados. Quanto à prática pedagógica em sala de aula esta parece constituir-se num espaço de voz única. Os dizeres dos professores ressoam no silêncio das vozes contemplativas e incomunicáveis dos alunos. Considera-se que isto sinaliza para a corroboração da hipótese de que falta ainda à escola uma linguagem plural dialética, atenta a vozes plurais. Outro aspecto relevante é o de que a busca do aluno pela conclusão do ensino fundamental decorre de pressões exercidas pelas relações de trabalho, especialmente do mercado formal, como sendo responsável pelo retorno dos alunos aos estudos. Sugere-se, portanto, que o compromisso com a Educação de Jovens e Adultos, deve ser permeado de intenso sentido humano, que se respeitem e valorizem as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, se utilize o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino que considerem as características e necessidades do aluno trabalhador.
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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