Análise da matriz curricular do curso de engenharia de produção quanto à sua preparação e capacitação para o empreendedorismo: um estudo de caso na Bahia.
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Data
2023-06
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
NOBRE, Bianca Fernandes
GONZAGA, Guilherme Castro de Oliveira
OLIVEIRA, Silmara Olegario de
Orientador
PRADO, Vaner José do
Coorientador
Resumo
O ensino superior no Brasil é composto por um conjunto de instituições públicas e privadas que oferecem uma grande variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Cada instituição de ensino superior tem o poder de definir as grades curriculares de seus cursos, sendo este o documento que representa o percurso que será traçado pelo aluno, para se formar na graduação. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso investiga a presença do empreendedorismo nas grades curriculares dos cursos de Engenharia de Produção no estado da Bahia. O objetivo avaliar se as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção do estado da Bahia fornecem a capacitação necessária para que o empreendedorismo seja incorporado na atuação profissional. A pesquisa adota uma abordagem descritiva/exploratória, utilizando a estratégia do estudo de caso. A inclusão da disciplina de empreendedorismo no currículo desse curso pode trazer benefícios significativos aos estudantes, abordando temas como plano de negócios, viabilidade econômica, análise de mercado e estratégias de marketing. Essa abordagem ampliaria a visão dos futuros engenheiros de produção no contexto empresarial, além de contribuir para o desenvolvimento de pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs), visando obter melhores resultados.
Palavras-chave
engenharia de produção, empreendedorismo, capacitação, matriz curricular