Engenharia de Produção

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  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Aplicação do programa 5S em uma empresa de reforma e confecção de estofados em Salvador: estudo de caso
    (2023-06) Mesquita, Monique Soares Oliveira Passos
    O objetivo principal deste trabalho é analisar os efeitos da aplicação do programa 5S em uma empresa especializada em reforma e confecção de estofados em Salvador. O estudo foi realizado por meio de um estudo de caso em que foram identificados os problemas que alcançaram a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa e desenvolvidos um plano de ação baseado no programa 5S. A implementação do programa ocorreu de forma sequencial e progressiva, seguindo os princípios de cada um dos cinco sentidos: utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. Resultando em benefícios como um ambiente de trabalho mais organizado, aumento da produtividade e eficiência dos funcionários, redução de custos e maior satisfação do cliente, contribuindo também para o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua na empresa. Assim, o estudo mostrou que a aplicação do programa 5S é eficaz na melhoria da qualidade dos produtos e serviços e na criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Implementação de um planejamento estratégico em uma empresa de brindes promocionais
    (2023-06-28) Santos, Thalita Nadiele Oliveira Mariano
    Este trabalho aborda a relevância de um planejamento estratégico na empresa Quinze Zero Cinco Brindes, loja de médio porte no segmento de brindes promocionais, localizada em Salvador/BA. A metodologia adotada neste trabalho foi de natureza qualitativa, utilizando entrevistas como método de coleta de dados. O objetivo principal das entrevistas foi obter informações detalhadas sobre as tarefas desempenhadas na empresa, permitindo uma compreensão aprofundada do fluxo de trabalho e das responsabilidades de cada colaborador. A partir dessas informações, reuniões foram realizadas com as equipes de cada setor para discutir sugestões de melhorias e definir ações específicas para aprimorar as atividades. Como resultado foi percebido que as alterações na empresa levaram ao aumento na satisfação dos clientes e à maximização dos resultados financeiros.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Avaliação da qualidade em uma empresa baiana do setor alimentício
    (2023-06-20) Torres, Leonardo Pinto
    Este documento apresenta a empresa - Torres Consultoria, responsável por uma consultoria nos setores atrelados a qualidade em uma empresa baiana do segmento alimentício, no intuito de realizar uma investigação de gargalos que envolve a qualidade na mesma. Para tanto, foi realizada através da coleta de dados, dos materiais fornecidos pela empresa e o uso das ferramentas de qualidade para identificar e solucionar, como: Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, Histograma, Fluxograma e as ferramentas sanadoras CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning), de modo que estabeleça uma devida melhora de procedimento e processo da mesma, visando a qualidade, lucratividade e perda de produção, além de manter o grau positivo de satisfação dos clientes perante o resultado obtido. Verificou-se que com as modificações realizadas na empresa, possibilitou conhecimento e ampliação com a melhoria de serviços implantados por ela. Por fim, este artigo apresentou o objetivo geral: otimizar a eficiência dos setores internos da empresa, solucionando problemas e maximizando a coleta de dados.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Implantação de melhoria contínua no setor fiscal de uma empresa baiana da área química: estudo de caso
    (2023-06-30) Cerqueira, Leciene Miranda; Argolo, Rafael; Fonseca, Vanessa Firmo
    O presente trabalho é uma pesquisa exploratória e de natureza qualitativa. O artigo apresenta como tema central o estudo da implantação da melhoria contínua no departamento fiscal de uma empresa baiana do ramo da indústria química, tendo como objetivo analisar de que forma essas melhorias podem impactar na produtividade do setor. O artigo traz, na metodologia, evidências sobre como diferentes métodos eficazes de melhoria contínua impactam positivamente na empresa. O estudo foi realizado através de entrevistas com os colaboradores e clientes do setor, a demonstração desses dados são demonstrados através de gráficos e de fluxogramas. Para confirmar a efetividade da melhoria contínua, será apresentado um comparativo do setor no período anterior e após sofrer a implementação da metodologia comprovando sua beneficência, e o quanto as ferramentas que foram aplicadas como 5S para a definição do novo layout, fluxogramas para mapear os processos e para garantir a efetividade da metodologia utilizada e os procedimentos tais como, POP’s para que houvesse um registro de todas as atividades e são aliados à metodologia. Logo, foi provado que a metodologia proposta foi eficaz e proporcionou resultados quantitativos e qualitativos proporcionando a redução do tempo das atividades, a projeção do layout que se tornou funcional, aumento da produtividade e bem estar dos envolvidos. Palavras-chave: Melhoria contínua. Otimização. Setor Fiscal.
  • Monografia Acesso aberto
    Definição de um Centro de Distribuição através do método de Centro de Gravidade para uma empresa com mais de duas filiais
    (2023-06-28) Brito, Gabriel Santana de Jesus; Pires, Matheus Rocha
    A logística para o transporte de material e medicamentos hospitalares tem sido um desafio para as empresas logísticas, por se tratar de cargas delicadas e que por pequenas falhas podemser prejudicadas. As empresas daárea desaúde buscam planejamentos eficientespara gerir a cadeia de suprimentos desde o seu início, onde há pedidos de compras de material, até o fim, no seu recebimento. Um modelo bastante utilizado para unir a redução de custos de transporte ao bom controle de estoque da empresa, são os Centros de Distribuição (CD). Este trabalho teve como objetivo determinar a localização de um Centrode Distribuição através da técnica de Centro de Gravidade, onde foram selecionadas as cinco unidades gerenciadas pela empresa e os seus maiores fornecedores, responsáveis pelo maior volume de transporte e movimentos financeiros. A localidade escolhida para o novo CD foi a cidade de Curvelo, no Estado de Minas Gerais. A instalação nesta cidade trará benefícios quantitativos e qualitativos a empresa, como a diminuição do custo de frete, pelos fornecedores, a possibilidade da compra em maior quantidade, permitindo assim os lotes econômicos, e menor tempo hábil para o recebimento dos materiais a partir do momento em que a compra foi realizada.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise da matriz curricular do curso de engenharia de produção quanto à sua preparação e capacitação para o empreendedorismo: um estudo de caso na Bahia
    (2023-06) Nobre, Bianca Fernandes; Gonzaga, Guilherme Castro de Oliveira; Oliveira, Silmara Olegario de
    O ensino superior no Brasil é composto por um conjunto de instituições públicas e privadas que oferecem uma grande variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Cada instituição de ensino superior tem o poder de definir as grades curriculares de seus cursos, sendo este o documento que representa o percurso que será traçado pelo aluno, para se formar na graduação. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso investiga a presença do empreendedorismo nas grades curriculares dos cursos de Engenharia de Produção no estado da Bahia. O objetivo avaliar se as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção do estado da Bahia fornecem a capacitação necessária para que o empreendedorismo seja incorporado na atuação profissional. A pesquisa adota uma abordagem descritiva/exploratória, utilizando a estratégia do estudo de caso. A inclusão da disciplina de empreendedorismo no currículo desse curso pode trazer benefícios significativos aos estudantes, abordando temas como plano de negócios, viabilidade econômica, análise de mercado e estratégias de marketing. Essa abordagem ampliaria a visão dos futuros engenheiros de produção no contexto empresarial, além de contribuir para o desenvolvimento de pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs), visando obter melhores resultados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação de ferramentas de análise de riscos em uma unidade hospitalar e no setor de almoxarifado de uma refinaria na região metropolitana de Salvador – Ba
    (2023-06-20) Silva, Anna Luiza dos Santos; Santos, Beatriz Almeida Guedes
    O aumento gradativo de acidentes de trabalho gera um impacto direto na produtividade de uma empresa, essas ocorrências geralmente acontecem porque o colaborador está exposto a riscos que se não forem analisados e contidos poderão colocar à prova a sua integridade física e laboral. O presente estudo tem como objetivo analisar os principais fatores de risco que existem em dois ambientes distintos: uma unidade hospitalar e um almoxarifado de refinaria industrial, a fim de mitigar o nível de exposição e a quantidade de acidentes ocasionados por eles. A pesquisa possui natureza exploratória e conta com uma vasta revisão bibliográfica sobre o tema, possibilitando uma análise qualitativa e documental dos dados. Após o levantamento das principais ameaças foi feita a aplicação da ferramenta Matriz de Risco com o intuito de identificar e determinar o tamanho de um risco e possibilitar ações de impedimento ou controle. Como resultado da aplicação no estudo de caso tivemos a concretização de que o uso da mesma ferramenta foi eficaz em ambos os lugares.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Otimização para controle de estoque de insumos em laboratório: estudo de caso em fábrica no polo industrial de Camaçari/BA
    (2023-06-13) Pimentel, Alana Sheila dos Santos Cortes; França, Fabiana de Oliveira
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar o estudo de caso evidenciando a necessidade do controle de estoque realizado em um laboratório de monômeros da planta produtiva de uma fábrica petroquímica localizada no Polo Industrial de Camaçari/BA. Este estudo objetivou compreender os desafios enfrentados no estoque e gerenciamento dos materiais, partindo do conhecimento de melhorias aplicáveis para o gerenciamento do registro de estoque no laboratório realizado manualmente de forma a gerar retrabalho das atividades, e a partir dessas análises destacou-se o interesse de identificar e solucionar os problemas enfrentados pela falta do controle. Foi desenvolvida uma ferramenta digital para melhora do fluxo de registros e consumo de materiais, na qual sua aplicação teve como intuito a otimização de tempo, gerando maior assertividade no registro e melhoria da performance no fluxo de trabalho com a digitalização da atividade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Projeto para elaboração do planejamento estratégico para a empresa Box Calçados
    (2023-06-24) Leal, Patrick Stivens
    Este presente trabalho tem como objetivo propor a elaboração do planejamento estratégico da empresa Box Calçados, que atua na fabricação de calçados há mais de 30 anos em Salvador/BA. Para isso, foram realizadas análises dos pontos fortes e fracos do ambiente interno da empresa, bem como das ameaças e oportunidades do ambiente externo. A partir dessas análises, foram identificadas as estratégias que os gestores poderiam adotar utilizando a matriz SWOT e a análise das 5 forças de Porter. Com base nos dados obtidos, foi definida a missão, visão e valores da empresa, assim como, quais metas e prazos deverão ser obtidos e proposto um investimento em desenvolvimento de novos produtos, divulgação e valorização da marca.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estudo de caso: implementação de um procedimento operacional padrão para inclusão de novos atendimentos em uma central de suporte presencial ao cliente
    (2023-06) Carneiro, Victor Oliveira
    Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação de um procedimento operacional padrão (POP) de inclusão de novos agendamentos em uma central de atendimento presencial ao cliente. O objetivo deste estudo foi analisar a implementação do POP, seus riscos e benefícios e fornecer visibilidade das atividades necessárias para a implementação de um fluxo eficiente de novos agendamentos dentro das centrais de atendimento. A metodologia utilizada envolveu a análise de dados sobre taxas de aderência ao agendamento, percentual de atendimentos não agendados e identificação de riscos potenciais. Os resultados mostraram que os atendimentos não agendados eram uma parte essencial da operação. Foi possível verificar que a implementação do POP ao fluxo de atendimentos não agendados melhorou a experiência do cliente e reduziu os custos operacionais.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise do Programa de Padronização dos Processos Produtivos de Centros de Distribuição Domiciliária (CDD): um estudo de caso nos Correios da Bahia
    (2022-12-14) Santa Rita, Ana Bianca Vieira Correia; Menezes, Laiza Silva; Sobrinho Piñeiro, Maria Boulhosa
    A falta de padronização nas empresas leva à oscilação dos resultados esperados e baixo desempenho dos processos produtivos. Este estudo de caso apresenta e analisa o Programa de Padronização dos Centros de Distribuição Domiciliária da empresa Correios na Bahia, tendo como objetivo evidenciar sua notoriedade e pontos de melhoria para obtenção de resultados positivos e lineares na organização. A pesquisa possui natureza descritiva/exploratória qualitativa e a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Através da estratificação de dados e análises realizadas, encontra-se como resultados unidades despadronizadas, com discrepâncias de resultados e com oportunidades de melhorias em seus processos. Apesar do Programa auxiliar na obtenção da padronização nas unidades, existem aspectos que podem ser trabalhados para a melhora dos resultados e a implementação de uma padronização contínua nas unidades do estado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Implementação da metodologia 5s em uma multinacional: benefícios e desafios
    (2022-12-13) Jesus, Ellany; Oliveira, Taise
    O presente trabalho trata-se de um estudo de caso referente à uma multinacional, que tem como enfoque a implementação da metodologia 5S, que faz referência aos cincos sensos da qualidade e tem como foco a busca da qualidade total, por meio da prática de bons hábitos. Assim, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo no intuito de aplicar o 5S de forma efetiva e eficiente. Este artigo tem como objetivo analisar a aplicabilidade da metodologia em uma multinacional, observando as barreiras enfrentadas e as vantagens alcançadas durante a sua implementação. A classificação metodológica deste trabalho, trata-se de um estudo de caráter aplicado e exploratório. Para implantação da metodologia, foi necessário a realização da capacitação de todos os membros da empresa através de treinamentos, a fim de ensiná-los e conscientizá-los sobre a necessidade do 5S. Como resultado, foi identificado o gargalo que dificultava a manutenção da aplicação eficiente da metodologia 5S que era a resistência dos colaboradores à mudança dos antigos hábitos. Após a aplicação da capacitação dos colaboradores na prática e a manutenção da mudança comportamental, finalmente foi possível promover organização, padronização, limpeza e qualidade no ambiente de trabalho. Assim, a empresa finalmente alcançou a certificação 5S na auditoria externa.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Implementação do sistema de dosagem assistida na operação de envase: estudo de caso de uma empresa química
    (2022-12-14) Souza, Ícaro Lima
    O tema deste estudo aborda sobre os benefícios da automação em uma linha de envase da empresa X. Com a automatização de seus processos, as empresas buscam reduzir os custos, diminuir o tempo de operação, os desperdícios, aumentar a sua produtividade e ter uma operação de maior confiabilidade e padronização. O objetivo deste estudo é ressaltar os benefícios que a implantação do sistema automatizado trouxe para a empresa X, que atua no setor de soluções em química, trazendo os resultados através de indicadores de produtividade. Esta pesquisa é descritiva exploratória, baseada no método do estudo de caso e foi realizada em uma empresa localizada na cidade de Salvador - BA. Analisando as melhorias após a implantação do novo sistema automatizado, obteve-se como resultado uma diminuição na perda de produto, ganho de duas horas em tempo de operação e uma maior confiabilidade no processo, com o tempo médio de envase por tambor chegando a 1,7 minutos.