As mudanças do sistema produtivo e suas influências na organização da educação básica brasileira

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Data

2014

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Clóvis da

Orientador

Kassick, Clóvis Nicanor

Coorientador

Resumo

A presente pesquisa, em nível de Mestrado, teve como problemática refletir de que forma a educação pode atender às necessidades do mercado de trabalho ao mesmo tempo em que procura formar cidadãos mais críticos e atuantes na sociedade em que vivem. Teve como objetivo analisar as mudanças no sistema produtivo e suas influências na educação básica brasileira, buscando refletir sobre as transformações atuais e a necessidade de se desenvolver uma educação que possa não só atender às necessidades do mercado, mas contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos. A pesquisa bibliográfica, tendo por base o estudo exploratório, demonstrou que a preparação da mão de obra sempre procurou atender aos interesses do capital, adaptando-se de acordo com o modo de produção empregado. Porém, nessa preparação, ficou clara a dicotomia entre a educação voltada para os filhos dos operários e aquela voltada às classes mais abastadas. Ao adentrar a década de 1990, a influência capitalista na educação ficou ainda mais evidente ao propor que metodologias adotadas no sistema produtivo fossem utilizadas na educação, ao mesmo tempo em que a eficiência do Estado na preparação da mão de obra passou a ser questionada. Atualmente, a substituição do modo de produção fordista pelo toyotista exige dos trabalhadores outros conhecimentos que vão além da mera especialização. Defende-se uma educação que esteja apoiada nas competências e habilidades que permitam a resolução de problemas por meio de uma pedagogia ancorada no aprender a apreender, que possa dar condições para que o cidadão acompanhe as transformações tecnológicas que tornam certos conhecimentos obsoletos em pequeno espaço de tempo.
This research, in the Master¿s level, had as problematic reflect on how education can meet the needs of the labor market while looking form more critical and active citizens in society in which they live. It was aimed to analyze the changes in the production system and its influences in Brazilian basic education, seeking to reflect on the current transformation and the need to develop an education that can not only meet the needs of the market, but contribute to the formation of critical citizens autonomous. The literature search, based on the exploratory study demonstrated that the preparation of manpower has always sought to serve the interests of capital, adapting according to the mode of production employed. However, this preparation showed a clear dichotomy between education for the children of workers and those geared to wealthier classes. When entering the 1990s, capitalist influence in education became even more evident to propose methodologies that were adopted in the production system used in education, while the efficiency of the state in preparation of labor began to be questioned. Currently, the replacement of the Fordist mode of production by workers toyotist requires other skills that go beyond mere specialization. We defend an education that is supported by the skills and abilities that allow problem solving through a pedagogy rooted in learning to grasp, that can give conditions for citizens to track technological changes that make certain obsolete skills in small space time.

Palavras-chave

Educação para o trabalho, Educação baseada na competência, Produção (Teoria econômica), Educação de base

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