Influência dos agregados na composição asfáltica: estudo de caso BR 230 Cabedelo/PB

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Data

2023-06-30

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Araújo, Jeferson Santana
Araújo, Cleanderson Fernandes de

Orientador

Souza, Fernando Barcelos Marcolino de

Coorientador

Resumo

O revestimento asfáltico de pavimento rodoviário tem por função reduzir as tensões impostas pelo tráfego e oferecer conforto e segurança aos usuários. Desta forma, o estudo sobre a influência dos agregados na composição asfáltica é de interesse de qualquer pessoa que trabalhe ou atue na área de mecânica dos solos e revestimento asfáltico. Serão apresentados traços de massa asfáltica onde seus parâmetros serão alterados de acordo com o resultado obtido. A fim de concluir a melhor forma de estipular uma composição asfáltica. Para isso esse estudo segue a norma 385/99 que é de pavimentação – concreto asfáltico com asfalto polímero. O estudo de caso foi realizado na BR 230 Cabedelo/PB onde observou-se dificuldade em atender a esforços de tração que é um ensaio de laboratório necessário na pavimentação, após todo o estudo foi comprovado a dificuldade da norma 385/99 ser utilizada devido a dureza do concreto asfáltico de petróleo, mas mesmo com esse empecilho foi encontrado uma composição adequada que atende a norma citada anteriormente.
Asphalt coating for road pavement has the function of reducing the tensions imposed by traffic and offering comfort and safety to users. Thus, the study on the influence of aggregates on asphalt composition is of interest to anyone who works or acts in the field of soil mechanics and asphalt coating. Asphalt mass traces will be presented where its parameters will be changed according to the result obtained. In order to conclude the best way to stipulate an asphalt composition. For this, this study follows the norm 385/99, which is paving – asphalt concrete with polymer asphalt. The case study was carried out on the BR 230 Cabedelo/PB where there was difficulty in meeting the traction efforts which is a necessary laboratory test in paving, after all the study it was proven the difficulty of the 385/99 standard being used due to the hardness of petroleum asphalt concrete, but even with this obstacle, an adequate composition was found that meets the aforementioned standard.

Palavras-chave

Ligante, Resistência, Trafego

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