Comunicação organizacional: influência da comunicação e seus reflexos na cultura organizacional do Banco X
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023-06-29
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Bitencourt, Victor Alves
Orientador
Souza, Antonio Marcos
Coorientador
Resumo
A promoção da interação entre os colaboradores e a empresa é feita por meio da comunicação interna. Isso envolve a troca de conhecimentos e a circulação de informações. Tendo em vista que uma boa comunicação e primordial para desenvolvimento de uma instituição, qual a percepção dos funcionários do Banco X com relação a comunicação interna e sua influência na cultura organizacional? O objetivo geral do presente estudo é descrever o processo de comunicação interna do Banco X, bem como avaliar sua influência na cultura organizacional. A metodologia da pesquisa foi descritiva, qualitativa, estudo de caso. Estratégias eficazes de mídia interna podem fornecer inúmeros benefícios para as organizações. A mídia interna pode ajudar a melhorar o envolvimento dos funcionários, aumentar a produtividade e aprimorar o desempenho organizacional geral. Quando os funcionários estão bem-informados sobre as principais ações, objetivos e estratégias da empresa, eles têm mais chances de se sentirem motivados e comprometidos com o trabalho. Além disso, a mídia interna pode ajudar a construir um senso de comunidade entre os funcionários e criar uma cultura de trabalho positiva. Isso, por sua vez, pode levar ao aumento da satisfação dos funcionários e à redução das taxas de rotatividade. Pensando nisso a empresa utiliza E-mails, a intranet e Teams como meios de comunicação. Também é importante considerar as preferências de diferentes funcionários e adaptar os canais de comunicação de acordo. Ao utilizar vários canais de comunicação, as empresas podem aumentar o alcance de suas mensagens e garantir que todos os funcionários sejam informados e engajados.
Palavras-chave
Planejamento estratégico, Gestão de pessoas, Comunicação organizacional