Contribuições de uma proposta teatral no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em um município do extremo sul catarinense
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Data
2023-07-17
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Medeiros, Natanael
Orientador
Rocha, Luciano Daudt da
Coorientador
Yared, Yalin Brizola
Resumo
A violência sexual (VS) é um problema de saúde pública e, por se tratar de uma violação dos direitos humanos, não basta apenas compreendê-la, mas enfrentá-la. Ao longo do tempo, acompanhamos uma evolução nos trabalhos que abordam a temática, na tentativa de combater e prevenir esse tipo de violência. Entre as estratégias que vêm sendo adotadas, destacam-se as apresentações teatrais, que abordam o tema de uma forma lúdica. Diante desse contexto, uma empresa de iniciativa privada elaborou uma proposta teatral de enfrentamento à VS, voltada para crianças e adolescentes, intitulada “Inocência Roubada”. Este estudo tem como objetivo investigar os possíveis contributos dessa proposta teatral, na perspectiva das crianças participantes, à luz da Educação Sexual emancipatória, no enfrentamento da VS. Participaram desta pesquisa as crianças estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do sul catarinense, que assistiram às peças teatrais. Esta pesquisa está amparada no materialismo histórico-dialético. Em função dos objetivos propostos, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo exploratória, e a coleta de dados deu-se por meio de observação participante, uso de diário de bordo e grupo focal, com entrevista oral. Na busca pela coerência metodológica, encontramos na análise de conteúdo a estratégia de análise ideal para o desenvolvimento da pesquisa. Registramos que a proposta teatral se mostra como uma estratégia didático-pedagógica importante para o enfrentamento da VS, contribuindo para o reconhecimento de uma das formas de manifestação dessa violência, bem como para a importância de relatar a vitimização. Em razão da complexidade desse fenômeno, faz-se necessário o desenvolvimento de múltiplas estratégias intencionais de enfrentamento das violências na escola, preferencialmente, dentro de um programa de enfrentamento contínuo, pautado nos Direitos Humanos, visando à emancipação dos sujeitos, para que os estudantes desenvolvam as habilidades de autoproteção: reconhecer, reagir e relatar.
Palavras-chave
Violência Sexual, Educação Sexual Emancipatória, Teatro, Educação Básica