A influência da tecnologia no desenvolvimento e comportamento das crianças de 7 a 11 anos.

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Data

2023-12

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

SILVA, Ana Julia Prado da
SANTOS, Bianca Baptista dos
CARIÚS, Carolina Aparecida Martins

Orientador

LOBO, Vanessa Monteiro Bizzo

Coorientador

Resumo

Tendo a nítida compreensão de que cada vez mais vive-se na Sociedade a imersão na era tecnológica, na era em que as telas estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas, é inimaginável que a vida contemporânea não esteja ligada à utilização das novas tecnologias. Mesmo sabendo que toda a tecnologia ofertada oferece facilidades e alternativas sem precedentes, faz-se necessário reconhecer que as ferramentas digitais também apresentam potenciais riscos à saúde das crianças. Este estudo tem o propósito de demonstrar se o uso das tecnologias seria capaz de influenciar na estimulação do desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças de 7 a 11 anos. Mesmo que o uso não implique necessariamente na reprodução de comportamentos atípicos ou na alteração neurológica, podem aumentar a desatenção e atrasos no desenvolvimento da criança. Busca-se com este trabalho evidenciar comportamentos patológicos decorrentes do uso excessivo dessas ferramentas na faixa etária infantil. Crianças que passam horas em frente às telas, jogando, assistindo vídeos, estão mais propensas a serem mais irritadas, desatentas, imediatistas e a terem dificuldades nas relações interpessoais. Os pais devem cuidar do desenvolvimento de seus filhos e proporcionar ambiente saudável de acolhimento e diálogo, pois a exposição constante e rotineira aos componentes de tela pode ocasionar danos físicos e socioemocionais às crianças.

Palavras-chave

Tecnologia, Crianças, Estímulos, Relação familiar, Desenvolvimento cognitivo

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