Psicologia

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  • Monografia Acesso aberto
    Transtorno de personalidade dependente: uma análise da dependência emocional sob a visão psicanalítica.
    (2024-06) MOTTA, Juliana
    A dependência emocional afetiva caracteriza-se por um padrão de relacionamentos em que o indivíduo sente uma extrema necessidade de sentir-se ligado emocionalmente a outra. Existe uma busca constante por segurança emocional que somente pode ser satisfeita por meio da validação e aprovação externa. Apenas diante da efetivação dessas conexões profundas, o indivíduo passa a obter seu próprio senso de identidade. Na dependência afetiva, o indivíduo se esquece do seu próprio eu e passa a viver pelo outro, existindo apenas por uma busca constante de amor e aceitação de seu companheiro, podendo essa busca se tornar compulsiva, obsessiva e prejudicial para o envolvido dependente. Este trabalho busca refletir acerca da dependência emocional gerada em relacionamentos amorosos, também conhecida pelo Transtorno de Personalidade Dependente ou Personalidade Passiva. Esse transtorno de personalidade se caracteriza em uma insuficiência de si, em que o indivíduo se torna incapaz de tomar decisões por si próprio, dependendo de outra pessoa para guiá-lo nas decisões. O indivíduo necessita também, de um cuidado excessivo oferecido pelo outro, carência extrema, falta de felicidade consigo mesmo, medo de ficar sozinho, submissão, baixa autoestima e apego excessivo. A dependência emocional está ligada ao vício do outro, a necessidade de outra pessoa para ser feliz em que a ausência do outro gera sintomas de abstinência como o vício. A dependência afetiva está diretamente ligada a questões da infância e criação, podendo surgir em qualquer momento da vida e qualquer relacionamento amoroso. Neste trabalho abordaremos uma visão psicanalítica sobre o transtorno de personalidade dependente com enfoque na dependência emocional, seu pontapé inicial, características, consequências e possíveis tratamentos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Acolhimento de pessoas em situação de rua: o papel do psicólogo.
    (2024-06) MARQUES,, Bruno Vinícius Pereira; SILVEIRA,, Maria Luiza Nascimento da; LIMA, Mayara Jacinto de; MAGNUSSON, Pedro Henrique Pimenta Megiani
    Segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) a população de rua em 2012 era de 92.515 e chegou, em 2020, em 221.869, ou seja, um aumento de 139% nos 8 anos de pesquisa. A presente pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos artigos que tratam sobre o papel do psicólogo perante ao acolhimento com pessoas em situação de rua dentro de uma abordagem da Psicologia Social, identificando como os estigmas e preconceitos sociais afetam a saúde mental dessas pessoas e criação de políticas públicas voltadas à essa população com o intuito do psicólogo desenvolver um papel que ajude a trabalhar a identidade e a subjetividade das pessoas em situação de rua. Com esse objetivo, foi utilizado para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a partir de referências de autores que se dedicaram à análise e reflexão sobre o papel do psicólogo no acolhimento de pessoas em situação de rua, buscou-se recolher informações sobre os pressupostos que levam a esse acolhimento. A partir dos dados coletados se tornou possível a compreensão da importância da atuação do psicólogo com as pessoas em situação de rua, tal como os desafios enfrentados pelos profissionais neste campo, vale ressaltar a importância da atuação da psicologia já que há como finalidade a contribuição para melhoria das questões subjetivas, trabalhando, também, a consciência de si desses indivíduos. Pode-se observar, também, o papel do Estado nesse contexto, já que mesmo com o Decreto nº7053 que assegura o direito dessa população, ainda é possível observar o descaso para com essas pessoas. Por fim, por meio do estudo realizado e dos dados apresentados é possível confirmar que o fazer psicológico com as pessoas em situação de rua poderá oferecer acolhimento, escuta qualificada e o trabalho com a subjetividade dessas pessoas, além disso, o profissional pode auxiliar no processo de construção da própria identidade, fazendo com que o indivíduo se torne, cada vez mais, consciente de si e do seu papel na sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    A influência do lúdico na interação e comunicação em crianças com transtorno do espectro autista
    (2024-06) VASCONCELOS, Gabriel Vinícius dos Santos Fernandes; HAMMOUD, Fadia Khaled
    O presente estudo tem como foco principal analisar o papel do lúdico no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base na perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e na atuação do psicólogo. A utilização desta abordagem pode fomentar uma participação ativa e engajada da criança no processo terapêutico, servindo como um estímulo para um repertório interativo mais amplo. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura de pesquisas encontradas, no período de 2000 a 2024, de assuntos relacionados ao lúdico e psicologia em crianças com autismo. A metodologia utilizada é a pesquisa do tipo revisão bibliográfica exploratória, com a finalidade de trazer mais clareza sobre o tema e auxiliar na criação de novas estratégias e possibilidades. A seleção foi feita em bases de dados: Scielo, Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsic), Repositório Universitário da Ânima (RUNA) e PUBMED, de artigos e materiais a partir das palavras-chave: “Transtorno do espectro autista; Vygotsky; Lúdico”. Dos resultados obtidos pode-se afirmar que as atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, são estratégias essenciais para promover o aprendizado e as habilidades sociais dessas crianças. Além disso, a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um recurso terapêutico eficaz para melhorar as habilidades comunicativas das crianças com TEA. No tratamento, o brincar é uma ferramenta terapêutica essencial. A ludoterapia, por exemplo, utiliza o lúdico para fortalecer o vínculo terapêutico e é especialmente útil para crianças com autismo que têm dificuldades de comunicação verbal. Em resumo, este trabalho destaca a importância do lúdico, da teoria histórico-cultural e do papel do psicólogo no desenvolvimento de crianças com TEA. Ele enfatiza a necessidade de integrar atividades lúdicas nas estratégias de intervenção e tratamento para essas crianças, visando promover seu desenvolvimento integral e bem-estar.
  • Monografia Acesso aberto
    O amigo imaginário na ótica da teoria cognitivo comportamental: brincadeira ou transtorno psiquiátrico?
    (2024-06) FERREIRA, Andressa dos Santos; TONI, Thais dos Santos
    O presente trabalho demonstra que alguns problemas comportamentais na infância podem ser mascarados como imaginação fértil. Entretanto, essa fantasia pode ser encontrada em alguns transtornos psiquiátricos, mas alguns deles não têm um certo estudo aprofundado. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a relação do amigo imaginário e com alguns transtornos quando identificados logo na infância. Para elaboração da presente pesquisa foi utilizado o método dedutivo, tendo como ferramenta de apoio a pesquisa bibliográfica para fundamentação dos assuntos abordados e o procedimento empregado foi pesquisa exploratória. Após a análise dos dados foi verificado que a confusão entre o real e imaginário de fato existe. Essa fantasia pode ser tanto saudável para o seu desenvolvimento, quanto pode ser um sintoma característico de um transtorno psiquiátrico. Além disso, a importância dos familiares identificarem os primeiros sinais, para que assim, o psicólogo consiga realizar a melhor intervenção para a criança.
  • Monografia Acesso aberto
    O impacto das emoções no comportamento alimentar de indivíduos que sofrem com compulsão alimentar: uma revisão bibliográfica.
    (2024-06) MACEDO, Keyla Santana; FLORIANO, Tais Marques
    A relação entre as emoções e a alimentação tem sido objeto de crescente investigação nas áreas da Psicologia e Nutrição. Considerando isso, este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica exploratória de artigos relevantes encontrados nas bases de dados do Google Acadêmico, no período entre 2018 e 2023, visando explorar os principais aspectos do comer emocional e da compulsão alimentar, a influência das emoções nas escolhas alimentares e as principais intervenções psicológicas utilizadas para auxiliar indivíduos que sofrem com esse problema. Os resultados revelaram que há evidências de que as emoções negativas podem desencadear episódios de compulsão alimentar numa busca disfuncional de autorregulação. Além disso, identificamos que as principais intervenções com evidência científica de sucesso nesses casos são através das abordagens Comportamental Dialética e Cognitiva-Comportamental, que focam o tratamento no desenvolvimento da regulação emocional e na modificação dos padrões disfuncionais de comportamento alimentar dos indivíduos que sofrem de compulsão.
  • Monografia Acesso aberto
    Violência sexual infantil e o desenvolvimento do transtorno de estresse pós-traumático.
    (2024-06) MATOS, Grace Kelly Maria Kappes; SANTOS, Marcelo Passos dos; GONÇALVES, Milqueson Rosa; COSTA, Priscila Aparecida de Sousa; CUNHA, Priscila da Silva
    Este trabalho de pesquisa tem como foco a análise da relação entre o abuso sexual infantil e o desenvolvimento do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Inicialmente motivada pela busca por temas socialmente relevantes, a pesquisa destaca a gravidade do abuso sexual infantil como um problema de saúde pública no Brasil, impactando a qualidade de vida e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O estudo destaca a barreira do silêncio em torno do abuso sexual, evidenciando a falta de acolhimento e apoio psicológico, além dos desafios para lidar com as consequências, como o TEPT. Dados alarmantes do Ministério da Saúde revelam um aumento nas notificações de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, destacando a necessidade urgente de compreender e abordar essa problemática. A pesquisa busca contribuir cientificamente para divulgar as consequências do abuso sexual infantil, propondo medidas preventivas e estratégias de redução de danos. O transtorno de estresse pós-traumático é identificado como uma das principais sequelas do abuso sexual, com estudos indicando sua forte associação. O texto ressalta a complexidade do trauma como um problema de saúde pública, afetando não apenas indivíduos, mas também comunidades e famílias. A pesquisa visa realizar uma revisão bibliográfica abrangente, analisando definições, prevalência, fatores de risco, consequências psicológicas e a relação entre o abuso sexual infantil e o TEPT. A metodologia empregada inclui pesquisa bibliográfica, com a seleção criteriosa de fontes em bases de dados acadêmicas confiáveis. Os procedimentos de coleta e análise de dados buscam assegurar a relevância e confiabilidade das informações, visando contribuir para a compreensão aprofundada desse tema delicado. Os objetivos específicos abrangem a análise das definições e prevalência do abuso sexual infantil, investigação dos fatores de risco associados, exploração das consequências psicológicas e avaliação da relação entre o abuso sexual infantil e o TEPT. O estudo, portanto, busca oferecer insights valiosos para a implementação de estratégias preventivas e terapêuticas, promovendo a conscientização e a mitigação desse grave problema social.
  • Monografia Acesso fechado
    Ciclos de vulnerabilidade: a influência da negligência estatal no acolhimento infantil.
    (2024-06) NASCIMENTO, Ana Julia de Santana; FERREIRA, Mariana Maíra; LOPES, Maria Verônica Seabra
    O presente trabalho aborda acerca dos ciclos de vulnerabilidade, negligência estatal e a sua influência no acolhimento infantil. Sugerindo evidenciar as lacunas existentes no sistema de acolhimento de crianças e adolescentes e analisar como o Estado tem negligenciado suas responsabilidades em relação às famílias brasileiras. Há, por objetivo geral, de contextualizar um melhor entendimento sobre o papel do Estado quanto à proteção integral da criança e do adolescente e suas famílias de forma profusa e realista, os serviços ofertados e abordar sobre a atuação do psicólogo neste âmbito e as suas responsabilidades, a fim de melhorar a compreensão sobre o aspecto situacional e identificar onde, quando e como a psicologia desempenha o seu papel no acolhimento infantil. E, como objetivos específicos, haverá a identificação de incongruências políticas estatais relacionadas à vulnerabilidade social de crianças e adolescentes com demanda para acolhimento, a análise da atuação dos profissionais de psicologia nos ambientes relacionados ao acolhimento de crianças e adolescentes e as modalidades de acolhimento no país, com a finalidade de visualizar quais os conjuntos de fatores que contribuem para proporcionar o restabelecimento de vínculos, assegurando o direito à convivência familiar e reintegração previsto no estatuto da criança e do adolescente. Este trabalho, caracteriza-se como uma revisão bibliográfica exploratória, com a finalidade de trazer compreensão para o assunto no qual se torna indispensável para o desenvolvimento da modalidade. E em significação ao tema e a objetividade proposta, crer-se que exista a necessidade da produção de estudos relacionados, para que haja a compreensão das questões que englobam e desenvolvem o acolhimento infantil, as responsabilidades estatais e seus programas de políticas públicas.
  • Monografia Acesso aberto
    O papel das drogas ilícitas como ferramenta de controle social.
    (2024-06) ANJOS, Camilly Santana; MELO, Gabriel Andrade Peixoto de; GUILHERME, Marcos Vinícius Pereira; RAMOS, Larissa Karina de Souza
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica abordando o papel das drogas e seu controle social. Atualmente, as drogas ocupam um lugar central na esfera social, desde debates sobre sua legalização até sua eficácia no tratamento de doenças. No contexto brasileiro, a conexão entre drogas e pobreza é inegável, sendo a associação mais imediata que vem à mente. Tem como objetivo relacionar as drogas e a formação de Representações Sociais, que se destaca como método essencial para compreender e transformar essa realidade. O objetivo é destacar e analisar as relações evidenciadas em materiais acadêmicos, investigando como as drogas são utilizadas como instrumentos que persistem na ordem social. Para elaborar este trabalho, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica como ferramenta de suporte para embasar os temas discutidos. O estudo busca preencher lacunas, abrindo caminho para uma compreensão mais profunda do uso de drogas na sociedade brasileira.
  • Monografia Acesso aberto
    A atuação do psicólogo diante do luto gestacional e as contribuições da logoterapia.
    (2024-06) ANDRADE, Sabrina Santos , ANDRADE, S.S; QUADROS, Eduarda de, Eduarda de
    O presente trabalho demonstra a importância de validar e compreender o luto gestacional, uma experiência muitas vezes invisível aos olhos da sociedade, além de destacarmos a necessidade de entender essa forma subjetiva de perda sob o viés do apoio psicológico. Objetiva-se a compreensão acerca do que é o luto silencioso experienciado por mulheres que sofreram a perda gestacional, contando com a atuação do psicólogo e da abordagem logoterapêutica para o enfrentamento desse período, e também reforçar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de prevenção e promoção à saúde materno-infantil. Para desenvolver este estudo, adotamos o método dedutivo, utilizando a pesquisa bibliográfica como recurso para embasar os temas tratados, juntamente com o procedimento de pesquisa exploratória. Após a análise de dados, compreendemos que o luto gestacional é complexo, pessoal e carrega consigo um estigma social. O apoio do psicólogo é importante para oferecer suporte emocional e reconstruir significados após a perda, e a Logoterapia mostrou uma abordagem valiosa no processo de enfrentamento do luto e busca por sentido no sofrimento.
  • Monografia Acesso aberto
    Cuidados paliativos no câncer de mama: uma visão em logoterapia.
    (2024-06) GONÇALVES, Cibele Oliveira de; GUIMARAES, Selma Regina Brandão
    Este artigo explora a aplicação da logoterapia como ferramenta terapêutica para contribuir para o sentido de vida de mulheres com câncer de mama. Através da análise de diversos estudos e obras fundamentais, como as de Viktor Frankl e outros autores contemporâneos, destacamos a importância da logoterapia no enfrentamento do sofrimento e na promoção da qualidade de vida. A logoterapia, focada na busca de sentido, oferece uma abordagem holística que atende às necessidades físicas, psicológicas e espirituais dos pacientes, especialmente em contextos de cuidados paliativos. Através dessa perspectiva, mulheres com câncer de mama são apoiadas na ressignificação de suas experiências, encontrando propósito e transcendência mesmo em meio às adversidades da doença.
  • Monografia Acesso aberto
    O Papel da psicologia na autoaceitação e acolhimento de adolescentes transgênero.
    (2024-06) RÉ, Amanda Durval Rigobelo; REZENDE, Larissa de Souza
    O presente trabalho pretende, através de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, analisar e discorrer a respeito da autoaceitação em pessoas transgênero, de idade entre 12 e 18 anos, ao abordar fatores agravantes e atenuantes na perspectiva da Psicologia a esse processo de desenvolvimento da personalidade qual, notadamente, se mostra turbulento e bastante significativo à fase adulta. Ao compreender as especificidades desse período em uma população que pode se encontrar social, física e emocionalmente fragilizada espera-se elucidar o papel que a Psicologia têm desempenhado até então, além de destacar pontos de melhoria e contribuir para a viabilização desta parcela da população
  • Monografia Acesso aberto
    Transição de carreira, uma revisão de literatura exploratória
    (2024-06) LIMA, Silvana Vieira, LIMA, S.V.; MOREIRA, Luana Nascimento dos Santos
    A pesquisa realizada pela Organização Kaspersky, em 2021, intitulada “Protegendo o Futuro do Trabalho”, apontou que 53% dos profissionais brasileiros consideravam a possibilidade de mudar de emprego nos próximos 12 meses. A pesquisa também apontou grande diferença no resultado do Brasil em relação ao resultado global nessa intenção de mudança de emprego: em termos gerais, o índice cai para 35%. O objetivo do estudo em si é realizar uma revisão de literatura exploratória, através de livros e artigos científicos, visando conceituar o tema Transição de Carreira e obter resposta acerca de impactos psicológicos causados pelo processo de Transição de Carreira. Analisar, através das referências bibliográficas, o que desperta o insight da mudança de carreira em cada indivíduo. Analisar o primeiro passo seguido para a mudança de profissão e quais foram os sentimentos e emoções vivenciados diante dessa transição. Os artigos e materiais foram pesquisados nas seguintes bases de dados: Scielo, Biblioteca do Ulife, Google acadêmico e outros autores. Para seleção foram escolhidos os artigos que continham as palavras-chave pesquisadas e autores da psicologia. Foram excluídos os materiais que não tivessem relação com a psicologia e artigos em inglês, que não estavam relacionados com o tema e outras áreas.
  • Monografia Acesso aberto
    Autismo e a importância do acolhimento aos pais
    (2023-12) MARCELINO, Larissa Oliveira; NASCIMENTO, Natanael Aguiar; MAEDA, Luciane de Andrade
    O presente estudo tem como foco principal analisar o processo de descoberta do diagnóstico do autismo e a importância do acolhimento da família à criança portadora desse transtorno nesse processo. A família constitui um grupo social primário que funciona como determinante na formação e no desenvolvimento do indivíduo nos âmbitos afetivo, cognitivo e psicológico. O objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão da literatura de pesquisas encontradas, no período de 2013 a 2022, de assuntos relacionados ao acolhimento e acompanhamento de pais de crianças com diagnóstico do transtorno do espectro autista. A metodologia utilizada é pesquisa do tipo revisão bibliográfica exploratória, com a finalidade de trazer mais clareza sobre o tema e auxiliar na criação de novas estratégias e possibilidades. A seleção foi feita em bases de dados: Ulife; Biblioteca Virtual; Scielo; Google acadêmico de artigos e materiais a partir das palavras-chave: autismo, acolhimento e família. Dos resultados obtidos pode-se afirmar que são muitos os desafios que pais de autistas encontram, mas por meio de estratégias, como: acolhimento; busca por informações; apoio profissional e social; participação em grupos de pais; valorização das potencialidades da criança, podem encontrar melhoria da qualidade de vida familiar.
  • Monografia Acesso aberto
    Efeitos psicológicos causados por relações abusivas: Um recorte racial
    (2023-12) COVA, Leonela de Jesus; DINIZ, Gustavo Sampaio; MARQUES, Jessica Meireles; MENEZES, Thayze Karoline Duarte de; PEREIRA, Luana Silva
    A violência, que é uma forma de infringir os direitos humanos, tem suas ramificações e uma delas é a violência doméstica, presente em relacionamentos abusivos. Considerando relacionamentos heterossexuais compostos por homens e mulheres cisgêneros, este trabalho propõe analisar o sofrimento psíquico em mulheres que vivenciam esse tipo de relação e investigar, fazendo um recorte racial, quem é o maior alvo desse tipo de violência e consequentemente quem sofre mais efeitos psicológicos por conta disso: a mulher branca ou a negra. Dessa forma, pretende-se observar se o racismo também está presente nesse contexto. Para isso, conta-se com uma pesquisa bibliográfica, coletando dados por meio da plataforma Scielo e pela biblioteca virtual Pearson. Assim, livros e artigos foram selecionados para serem analisados e discutidos neste trabalho, apoiando-se na psicologia social. Entender o sofrimento das mulheres que vivenciam relações afetivas destrutivas é necessário para, não só compreender mais sobre esse fenômeno sociológico, como também auxiliar essas mulheres a desenvolverem seu autoconhecimento e trabalharem seu empoderamento. Para a psicologia social, realizar um recorte racial das vítimas em relações afetivas destrutivas pode contribuir na investigação dos fatores conflitantes e auxiliar na luta antirracista nacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento do transtorno de personalidade antissocial: intervenção em crianças e adolescentes
    (2023-12) REIS, Mariana Torres dos; BATISTA , Victória Ribeiro
    Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, o Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) geralmente vem precedido de comportamentos e condutas iniciadas antes dos 18 anos, levantando a relevância de estudos e intervenções no contexto de crianças e adolescentes que já apresentam comportamentos disfuncionais. O presente estudo tem como principal objetivo compreender como as condutas antissociais se desenvolvem em crianças e adolescentes, identificando as possíveis intervenções. Para tanto, conceitua-se o Transtorno de Personalidade Antissocial e o desenvolvimento de transtornos disruptivos na infância e adolescência, focando no Transtorno de Opositivo Desafiador e Transtorno de Conduta, que podem preceder o diagnóstico do TPAS. Além disso, discorre-se sobre as possíveis causas deste transtornos, ambientais e genéticas, além dos estudos mais recentes que defendem as causas multifatoriais. Por fim, também é apresentado as possíveis intervenções dentro das principais abordagens psicoterapêuticas. Mesmo com a falta de estudos que comprovem as causas e um tratamento assertivo, a psicologia apresenta ferramentas de intervenção que têm demonstrado sua assertividade, principalmente quando trabalhadas a partir do diagnóstico precoce destes transtornos. Este trabalho teve uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e abordagem qualitativa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A esquizofrenia e a sua relação com o álcool e outras drogas: uma revisão bibliográfica
    (2023-12) SANTOS, Lucas Matos Afonso dos; FERRARO, Marina Hauzen; MEDEIROS, Yasmin Pezzuol de
    O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica, com base em artigos científicos e livros publicados, a respeito da esquizofrenia e sua relação com o álcool e outras drogas. A relação entre esquizofrenia, álcool e outras drogas é complexa e multifacetada. Há indícios que apontam a relação entre eles, como o aumento do uso de substâncias por indivíduos com esquizofrenia. O uso problemático dessas substâncias pode adiantar o início dos sintomas da esquizofrenia, agravar os sintomas psicóticos, diminuir a aderência ao tratamento e aumentar os problemas cognitivos, a frequência de recaídas, o risco de suicídio e a probabilidade de contrair doenças contagiosas. Além disso, pode intensificar comportamentos violentos. No Brasil, um estudo realizado com pacientes psiquiátricos demonstrou que 8% dos participantes diagnosticados com esquizofrenia apresentavam problemas no uso de drogas, sendo que 5,3% tinham dificuldades com o consumo de álcool e 2,7% com outras substâncias. Quanto a participação do psicólogo, ela tem foco na saúde mental e qualidade de vida dos cuidadores familiares, para capacitá-los em programas de intervenção que visem à redução do fardo enfrentado pela família que cuida, assegurando uma continuidade dos cuidados ao longo do ciclo de vida e avaliando o contexto familiar como um todo. Conclui-se que a esquizofrenia é uma condição complexa que exige uma abordagem interdisciplinar, combinando tratamentos farmacológicos e psicoterapêuticos não farmacológicos, bem como o apoio de uma equipe de profissionais de saúde mental. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo solucionar um problema ou hipótese por meio da análise e discussão de referências teóricas publicadas.
  • Monografia Acesso aberto
    A utilização da psicologia humanista como ferramenta terapêutica em trabalho com grupos de dependentes químicos
    (2023-12) QUEIROZ, Ana Beatriz da Silva; MACEDO , Larissa Lopes de; KROMBAUER, Maria Gabriela da Silva; SILVA , Rodrigo Maia Guedes da
    A problemática da dependência química é um tema de ampla discussão na contemporaneidade, em virtude da crescente utilização abusiva de substâncias psicoativas, o que a tornou um significativo desafio no âmbito social e de saúde pública. Discutir o consumo de drogas, especialmente a dependência química, levanta questões sobre saúde que exigem reflexão à luz das concepções históricas e contemporâneas. Este trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da Psicologia Humanista como abordagem terapêutica de grupos de dependentes químicos, visando compreender como essa abordagem influencia o processo terapêutico. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica qualitativa de natureza exploratória e interpretativa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019), a dependência química, agora referida como “transtorno devido ao uso de substância”, é uma condição complexa e influenciada por fatores comportamentais, fisiológicos e cognitivos. A psicologia humanista e a terapia de grupos desempenham um papel significativo no tratamento da dependência química, oferecendo uma abordagem abrangente que se concentra no crescimento pessoal, na auto-realização e na compreensão do indivíduo como um ser único e complexo. Através de revisão bibliográfica feita pela leitura de artigos e livros sobre o tema, foi possível observar que a terapia de grupos permite que o indivíduo seja o protagonista de sua mudança e favorece o crescimento pessoal e interpessoal, onde cada um contribui com os conceitos criados pelo grupo que auxiliam no processo terapêutico. A Psicologia Humanista contribui ainda mais para este conceito, pois reafirma ainda mais a ideia de que os indivíduos estão inclinados a buscar crescimento e auto-realização ao invés de focar em suas patologias. Palavras-chave: Dependência química. Grupos terapêuticos. Psicologia humanista
  • Monografia Acesso aberto
    Semelhanças e diferenças diagnósticas de crianças com transtorno espectro autista e transtorno do desenvolvimento intelectual
    (2023-12) ALMEIDA, Bárbara Nogueira Martins de; MARTINS, Gabriel Pereira
    No universo complexo dos transtornos neuropsiquiátricos infantis, é crucial examinar as semelhanças e diferenças diagnósticas entre o Transtorno do Espectro do Autista (TEA) e o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual. Essas condições, embora compartilhem alguns sintomas sobrepostos, apresentam características distintas que demandam uma compreensão aprofundada para orientar práticas diagnósticas e intervenções eficazes. Este resumo explora as nuances desses transtornos, destacando elementos cruciais para uma identificação precisa e um plano de tratamento personalizado. O presente trabalho tem como objetivo sistematizar o conhecimento sobre Transtorno Espectro Autista (TEA) e Deficiência intelectual (D.I) em crianças e investigar a relação entre esses transtornos de neurodesenvolvimento, buscando identificar se há ou não sinais clínicos semelhantes entre ambos e que possam (ou não) interferir no tratamento adequado de pacientes. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter descritivo com base em estudo teórico realizado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM V, livros e artigos, considerando as contribuições dos autores pesquisados para a conceituação e o entendimento aprofundado do tema, auxiliando na atuação profissional do psicólogo. A presença destes dois transtornos, Transtorno Espectro Autista e Deficiência intelectual, podem transformar a vida cotidiana em um constante desafio. Nos últimos anos houve um crescimento de estudos, de pesquisas, dos grupos de apoio, da exposição nas mídias e redes sociais relacionados ao tema, o autismo passou a ser conhecido pela população e a busca pelo diagnóstico tem aumentado. Posto que à ampla divulgação do autismo, existem muitas pessoas que ainda desconhecem a Deficiência Intelectual. Muitas vezes esses transtornos são confundidos principalmente na fase escolar. O Transtorno Espectro Autista é frequentemente visto, já a Deficiência Intelectual não é tão divulgada, por isso, a identificação e o tratamento adequado de transtornos coexistentes podem modificar de forma positiva o prognóstico.
  • Monografia Acesso aberto
    Relação dos distúrbios do sono com os transtornos de ansiedade
    (2023-12) SILVA, Nathalia Junqueira; SILVA, Sarah Marques; PAULINO, Stephanie Pereira
    Tendo em vista que os distúrbios do sono são frequentemente associados à transtornos de ansiedade, o presente estudo tem como objetivo levantar dados através de artigos que apresentam a relação de distúrbios do sono com transtornos de ansiedade. Para o desenvolvimento da pesquisa, os conceitos da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) foram utilizados através das contribuições de Aaron Beck (1960), bem como a técnica da psicoeducação (ANDERSON, 1980) e o método da higiene do sono sob a ótica de Nunes (2002). A pesquisa foi conduzida sob os métodos bibliográfico e exploratório sendo, assim, de caráter qualitativo. Os materiais analisados apontam que é possível identificar resultados significativos no tratamento de pacientes que são acometidos pelos distúrbios do sono e, consequentemente, a melhora no quadro de transtornos de ansiedade através da TCC e as demais técnicas abordadas.
  • Monografia Acesso aberto
    O amadurecimento do cérebro altamente sensível
    (2023-11) RUMÃO, Tatiane Koso; SANTOS, Miriã Ferreira
    O processo de amadurecimento mental é comum a todos os seres humanos. Nessa fase ocorrem muitas decisões importantes que direcionam o resto da vida. Essa maturação quando ligada ao traço da alta sensibilidade – termo estudado pela Psicóloga Dra. Elaine Aron (1996)- pode torná-lo um processo ainda mais complexo e intenso, devido às tendências mais receptivas do sistema sensorial da pessoa altamente sensível. A partir de uma pesquisa bibliográfica de materiais encontrados entre 1996 a 2022, buscou-se abordar a relação entre o processo de amadurecimento e o cérebro altamente sensível. A fase da adolescência de uma pessoa altamente sensível - em que ocorre a maturação mental- vem sendo discutida aos poucos, sendo o período em que se pode experimentar mais dificuldades do que alguém não sensível, como a maior confusão mental nas tomadas de decisão e autoconhecimento. Às luzes da visão neuropsicológica, compreender as questões que envolvem o tema facilita identificar e auxiliar pessoas com a condição de alta sensibilidade sensorial, especialmente para os psicólogos, visto que o trabalho desse profissional pode possibilitar a melhoria da qualidade de vida, através do processo de aceitação, desenvolvimento pleno e aprendizados que facilitem lidar com as demandas da vida adolescente e futuramente, adulta.