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Monografia Acesso aberto O psicólogo no cras e seu papel no acolhimento e vinculação de famílias aos serviços do suas segundo diretrizes do conselho federal de psicologia(2022-06-20) Lima, WelitonBusca-se, no trabalho apresentado, discutir a importância do psicólogo dentro do equipamento de entrada do SUAS, o CRAS, no que diz respeito ao acolhimento social e vinculação das famílias no serviço único de assistência social, segundo diretrizes do Conselho Federal de Psicologia. O trabalho partirá do princípio que, como porta de entrada, o CRAS é a ferramenta principal de acolhida emergencial e provedor de dignidade social para aqueles que o procuram. Com base em referências bibliográficas da psicologia social, análise das diretrizes oficiais da categoria, assim como leis nacionais que regem o equipamento, o trabalho trará esclarecimento sobre o conceito de acolhimento dentro da Psicologia, e também, dentro do SUAS, assim como o que a categoria espera que o profissional de psicologia desempenhe dentro desse serviço.Monografia Acesso aberto Alienação Parental(2022-07-05) Saraiva, Leila; Santos, ValentinaO presente trabalho visa esclarecer sobre o tema da Alienação Parental e seus aspectos, a diferença entre Alienação Parental (AP) e Síndrome da Alienação Parental (SAP) através de uma revisão bibliográfica acerca de alguns conceitos relacionados ao tema. Diante das prejudiciais consequências que a SAP pode causar a todos os envolvidos, a criança é, definitivamente, a principal vítima, já que ela não possui as ferramentas necessárias para se defender. Desta forma, será discutido como ela se inicia e suas consequências, além de contribuir para o conhecimento de outras pessoas, e como a psicologia pode atuar nestes casos. A partir da análise teórica realizada nesta pesquisa, espera-se ampliar as possibilidades de entendimento e atuação clínica do profissional da psicologia, além das atuações sociais e educativas mais condizentes com a referida demanda, mostrando a importância que há na conscientização e prevenção de casos.Monografia Acesso aberto A significância emocional dos pets no sistema familiar e o sentido da vida(2022-07-08) AMANDA BADDINI DE PAULA RANGEL MOURA, LETICIA DELGADO MARTINSOs animais de estimação têm adquirido um papel de destaque na sociedade, entrando no ambiente familiar de maneira significativa e trazendo diversos benefícios ao homem. O objetivo dessa pesquisa foi o de explorar como esses animais, agora chamados de pets, adquiriram seu espaço na vida da família e de seus membros e quais impactos emocionais trazem a todos e fazendo simultaneamente um paralelo com a teoria de análise escolhida, a Logoterapia de Viktor Frankl, podendo identificar de que forma a relação homem/animal impulsiona o homem na busca do sentido da vida. Para isso, a pesquisa foi estruturada no método qualitativo de caráter exploratório utilizando um artefato cultural, o filme americano Marley&Eu, adotando o procedimento de análise documental para uma pesquisa detalhada do objetivo proposto. Ao desenvolver-se o referencial teórico, foi levantada uma análise histórica e cultural da maneira como os animais foram inseridos na vida cotidiana de diferentes formas, participando ativamente no desenvolvimento e na sobrevivência do homem. Para que pudesse ser compreendido como esses animais assumiram o título de "pets" na contemporaneidade, adquirindo um espaço afetivo de forte vínculo com o ser humano, e como conquistaram seu espaço como membros fundamentais no sistema familiar. Além disso, foram expostos conceitos fundamentais da teoria psicológica escolhida, onde abordamos a ideia da responsabilidade, autotranscendência, valores, sentido da vida, entre outros. A análise do filme tido como fonte de pesquisa, foi estruturada em três tópicos: O animal de estimação e a percepção de identidade; A participação ativa do pet como membro de uma família e a vontade de sentido; A morte e o sentido incondicional. Foi possível identificar cenas específicas da trama que ilustram a maneira como o animal de estimação impacta o homem e a família a partir da perspectiva da Logoterapia, proporcionando resultados que evidenciam a troca, o amor e o sentido incondicional da relação entre os seres humanos e seus animais de estimação. Ressaltando a importância da pesquisa e do olhar da psicologia para essa relação tão singular e com potenciais benefícios nas práticas terapêuticas.Monografia Acesso aberto Os benefícios da orientação parental: um estudo acerca das modificações de comportamentos.(2022-12) Alves, Érica AraújoEste estudo apresenta os quatro estilos parentais e as sete práticas educativas parentais, relacionando as mesmas com os problemas de comportamento das crianças. Acredita-se que os pais são os principais reforçadores dos comportamentos de seus filhos, sejam eles positivos ou negativos. Para alcançar o objetivo deste estudo o procedimento escolhido foi o estudo teórico, onde foram selecionados vinte materiais, variando entre artigos científicos e livros. Com os resultados obtidos, foi possível observar que os pais são os principais causadores dos problemas de comportamentos, e que quanto mais os pais se interessam em saber sobre como mudar o seu comportamento e sobre o melhor modo de educar seus filhos, maiores são as chances de mudança e melhores são os resultados. Com isso, concluiu-se no término do trabalho que a orientação de pais apresenta resultados positivos na mudança de comportamentos dos pais e consequentemente também nos comportamentos das crianças, reforçando os benefícios da orientação de pais, que visa modificar o cenário desagradável da interação familiar.Monografia Acesso aberto As influências das emoções e da afetividade no sistema de ensino(2022-12-01) Fontes, IvanaAs emoções e as afetividades tem se mostrado fator determinante em nossas ações e comportamentos, deixando de ser subjetivo e direcionando nossas escolhas, que acabam determinando o rumo e o enredo de nossa história de vida. Este trabalho efetua uma análise de como as emoções e a efetividade influência no processo de aprendizagem escolar, através dos conceitos desenvolvidos por: Vigotsky e Piaget, com base na metodologia de pesquisa teórica dos artigos e na literatura da Teoria Histórica Cultural, e dos estudos das fases do desenvolvimento infantil. Propõe-se uma reflexão sobre como a assimilação do conhecimento ocorre durante o ato de aprendizagem ao longo da vida escolar e qual seria a influência das emoções e a importância da afetividade no decorrer deste processo.Monografia Acesso aberto A invisibilidade das pessoas em situação de rua e seus impactos na saúde mental(2023-06-21) Andrade, Thayná Souza; Barros, Lizandra Maria FrançaA presente pesquisa aborda a invisibilidade das pessoas em situação de rua e seus impactos na saúde mental, para assim, dar visibilidade ao tema e proporcionar ao profissional da psicologia um panorama geral de como é possível enfrentar essa questão. Diante disso, mostra-se necessário compreender como o sentimento de invisibilidade afeta a vida das pessoas em situação de rua, no campo pessoal e interpessoal e as especificidades as quais os profissionais da psicologia lidarão, abordando ainda, as ações coerentes a esse contexto. Para tanto utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, com análise qualitativa e de caráter temático dos materiais obtidos. A partir da análise, verifica-se que a questão da invisibilidade é profunda e complexa, devido a suas diversas faces e pela forma como englobam não somente quem vive em situação de rua, mas toda a sociedade.Monografia Acesso aberto Dependência emocional nos relacionamentos amorosos na perspectiva da terapia cognitiva comportamental(2023-06-21) Heezen, Geovanna Alcantara; Silva, Juliana de Abreu VitorinoA dependência emocional é algo bem presente nos relacionamentos amorosos, pois cada parceiro tem seu comportamento reforçado, a partir de padrões de pensamentos e crenças aprendidas em sua infância ou ambiente em que vive. O presente estudo teve como objetivo principal, entender a dinâmica da dependência emocional nos casais e apresentar a abordagem da Terapia Cognitivo- Comportamental, as crenças envolvidas e compreender o papel do psicólogo para esses casos. Para elaboração da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando materiais como artigos e livros a fim de fundamentar e se aprofundar no assunto abordado. A abordagem cognitivo-comportamental considera que os pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e influenciam-se mutuamente, sendo vista como padrões de pensamentos distorcidos e comportamentos disfuncionais que mantêm uma pessoa a um relacionamento prejudicial. O papel do psicólogo é importante para fortalecer as crenças adaptativas, para que os pensamentos automáticos e crenças negativas disfuncionais do indivíduo não o paralisem ao decorrer da vida.Monografia Acesso aberto O amadurecimento do cérebro altamente sensível(2023-11) RUMÃO, Tatiane Koso; SANTOS, Miriã FerreiraO processo de amadurecimento mental é comum a todos os seres humanos. Nessa fase ocorrem muitas decisões importantes que direcionam o resto da vida. Essa maturação quando ligada ao traço da alta sensibilidade – termo estudado pela Psicóloga Dra. Elaine Aron (1996)- pode torná-lo um processo ainda mais complexo e intenso, devido às tendências mais receptivas do sistema sensorial da pessoa altamente sensível. A partir de uma pesquisa bibliográfica de materiais encontrados entre 1996 a 2022, buscou-se abordar a relação entre o processo de amadurecimento e o cérebro altamente sensível. A fase da adolescência de uma pessoa altamente sensível - em que ocorre a maturação mental- vem sendo discutida aos poucos, sendo o período em que se pode experimentar mais dificuldades do que alguém não sensível, como a maior confusão mental nas tomadas de decisão e autoconhecimento. Às luzes da visão neuropsicológica, compreender as questões que envolvem o tema facilita identificar e auxiliar pessoas com a condição de alta sensibilidade sensorial, especialmente para os psicólogos, visto que o trabalho desse profissional pode possibilitar a melhoria da qualidade de vida, através do processo de aceitação, desenvolvimento pleno e aprendizados que facilitem lidar com as demandas da vida adolescente e futuramente, adulta.Monografia Acesso aberto Papel do acompanhante terapêutico de crianças com transtorno do espectro autista no ambiente escolar(2023-12) BALTAZAR, Bianca Bento AraújoArtigo mostra a importância da criança com transtorno do espectro autista, ter um acompanhante terapêutico no ambiente escolar. Os desafios que esse profissional encontra pra realizar seu trabalho, a ciência ABA que é usada como intervenção terapêutica e as principais estratégias utilizadas pelo acompanhante para melhor resultado.Monografia Acesso aberto Saúde negligenciada: a relação entre trabalho, adoecimento mental e risco de suicídio entre profissionais da enfermagem.(2023-12) POUZA, Anna Carolina Peres; SANTOS, Leticia Silva dosA combinação de sintomas de ansiedade e depressão é frequente entre os profissionais de enfermagem, resultando em um comprometimento funcional significativo. No entanto, muitas vezes esses sintomas são negligenciados ou atribuídos ao estresse do cotidiano, deixando de ser tratados adequadamente. O objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico abrangente para investigar a relação entre o adoecimento mental e o crescimento do número de suicídios na categoria de profissionais da enfermagem, além de identificar e revisar estudos que abordem o adoecimento mental entre esses profissionais, investigando a prevalência de suicídio desta categoria. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos abrangentes e revisões de estudos científicos que abordem o adoecimento mental entre os profissionais da enfermagem, incluindo fatores de risco, sintomas e impacto na qualidade de vida. Foram investigadas as estatísticas disponíveis sobre a prevalência de suicídio entre os profissionais da enfermagem e possíveis correlações com o adoecimento mental. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, que consiste na coleta de informações e dados a partir de fontes bibliográficas relevantes. As fontes de dados incluem artigos científicos, livros, teses e dissertações relacionadas ao tema. Foram utilizadas bases de dados como o Google Acadêmico para busca dos materiais. Após a realização da pesquisa bibliográfica, foram identificados diversos estudos que abordam o adoecimento mental e o suicídio entre os profissionais da enfermagem. Os resultados encontrados evidenciam a existência de uma relação significativa entre esses fatores, mostrando-se fundamental a implementação de programas de cuidado e suporte à saúde mental dos profissionais da enfermagem. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) desenvolvida por Judith Beck é uma abordagem terapêutica eficaz que pode ser aplicada nesse contexto, oferecendo ajuda aos enfermeiros a identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais, desenvolver habilidades de enfrentamento e melhorar a comunicação, contribuindo para a promoção da saúde mental e o bem-estar desses profissionais (Beck, 2011).Artigo Científico Acesso aberto A esquizofrenia e a sua relação com o álcool e outras drogas: uma revisão bibliográfica(2023-12) SANTOS, Lucas Matos Afonso dos; FERRARO, Marina Hauzen; MEDEIROS, Yasmin Pezzuol deO objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica, com base em artigos científicos e livros publicados, a respeito da esquizofrenia e sua relação com o álcool e outras drogas. A relação entre esquizofrenia, álcool e outras drogas é complexa e multifacetada. Há indícios que apontam a relação entre eles, como o aumento do uso de substâncias por indivíduos com esquizofrenia. O uso problemático dessas substâncias pode adiantar o início dos sintomas da esquizofrenia, agravar os sintomas psicóticos, diminuir a aderência ao tratamento e aumentar os problemas cognitivos, a frequência de recaídas, o risco de suicídio e a probabilidade de contrair doenças contagiosas. Além disso, pode intensificar comportamentos violentos. No Brasil, um estudo realizado com pacientes psiquiátricos demonstrou que 8% dos participantes diagnosticados com esquizofrenia apresentavam problemas no uso de drogas, sendo que 5,3% tinham dificuldades com o consumo de álcool e 2,7% com outras substâncias. Quanto a participação do psicólogo, ela tem foco na saúde mental e qualidade de vida dos cuidadores familiares, para capacitá-los em programas de intervenção que visem à redução do fardo enfrentado pela família que cuida, assegurando uma continuidade dos cuidados ao longo do ciclo de vida e avaliando o contexto familiar como um todo. Conclui-se que a esquizofrenia é uma condição complexa que exige uma abordagem interdisciplinar, combinando tratamentos farmacológicos e psicoterapêuticos não farmacológicos, bem como o apoio de uma equipe de profissionais de saúde mental. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo solucionar um problema ou hipótese por meio da análise e discussão de referências teóricas publicadas.Monografia Acesso aberto A utilização da psicologia humanista como ferramenta terapêutica em trabalho com grupos de dependentes químicos(2023-12) QUEIROZ, Ana Beatriz da Silva; MACEDO , Larissa Lopes de; KROMBAUER, Maria Gabriela da Silva; SILVA , Rodrigo Maia Guedes daA problemática da dependência química é um tema de ampla discussão na contemporaneidade, em virtude da crescente utilização abusiva de substâncias psicoativas, o que a tornou um significativo desafio no âmbito social e de saúde pública. Discutir o consumo de drogas, especialmente a dependência química, levanta questões sobre saúde que exigem reflexão à luz das concepções históricas e contemporâneas. Este trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da Psicologia Humanista como abordagem terapêutica de grupos de dependentes químicos, visando compreender como essa abordagem influencia o processo terapêutico. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica qualitativa de natureza exploratória e interpretativa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019), a dependência química, agora referida como “transtorno devido ao uso de substância”, é uma condição complexa e influenciada por fatores comportamentais, fisiológicos e cognitivos. A psicologia humanista e a terapia de grupos desempenham um papel significativo no tratamento da dependência química, oferecendo uma abordagem abrangente que se concentra no crescimento pessoal, na auto-realização e na compreensão do indivíduo como um ser único e complexo. Através de revisão bibliográfica feita pela leitura de artigos e livros sobre o tema, foi possível observar que a terapia de grupos permite que o indivíduo seja o protagonista de sua mudança e favorece o crescimento pessoal e interpessoal, onde cada um contribui com os conceitos criados pelo grupo que auxiliam no processo terapêutico. A Psicologia Humanista contribui ainda mais para este conceito, pois reafirma ainda mais a ideia de que os indivíduos estão inclinados a buscar crescimento e auto-realização ao invés de focar em suas patologias. Palavras-chave: Dependência química. Grupos terapêuticos. Psicologia humanistaMonografia Acesso aberto As conseguências do diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista(2023-12) SILVA, Jessica Rayanne da; SANTOS, Karolainy Brito dos; GRABOWSKI, Nádia Fernanda; ALVES, Sabrina AlvesO diagnóstico precoce do Transtorno do espectro autista tem sido amplamente reconhecido como uma peça fundamental para fornecer suporte e intervenções adequadas a indivíduos com autismo. No entanto, o diagnóstico tardio do autismo, ou seja, quando ocorre após a infância ou adolescência, pode acarretar uma série de desafios e consequências significativas nas vidas das pessoas afetadas. Compreender e explorar as consequências do diagnóstico tardio do autismo é essencial para melhorar a qualidade de vida e o suporte oferecido a esses indivíduos. A presente pesquisa teve por objetivo estudar e identificar as consequências causadas através de um diagnóstico tardio do autismo, e através dos dados coletados, contribuir com os profissionais envolvidos no diagnóstico do TEA. Para elaboração da presente pesquisa foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, tendo como ferramenta de apoio a coleta de dados não quantitativos, como análise de documentos, pesquisas bibliográficas e observações. A partir dos estudos selecionados nota-se que, por ser associado à infância, existem poucas pesquisas sobre o TEA direcionados à população adulta. Assim, muitas pessoas passam grande parte da vida com os sintomas do transtorno, mas sem receber o diagnóstico. Isso desencadeia prejuízos e impossibilita o indivíduo de buscar intervenções para melhoria de sua qualidade de vida. Após essa revisão ressalta-se a importância do diagnóstico precoce do TEA e da criação de novos estudos sobre o tema, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população com o transtorno, bem como o alívio dos sintomas que, muitas vezes, se agravam devido à falta de tratamentos específicos.Monografia Acesso aberto A saúde mental do trabalhador nas empresas: relação entre assédio e o sofrimento psíquico(2023-12) ALMEIDA, Mohana Waked de; JESUS, Bianca Oliveira deO assédio é um fenômeno complexo e uma realidade enfrentada no ambiente de trabalho, envolvendo princípios éticos que podem comprometer a qualidade de vida dos trabalhadores, os levando a doenças e sofrimento no ambiente de trabalho. Uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo exploratória foi realizada. Os resultados apresentados evidenciam que as consequências do assédio moral têm sido de grande interesse por diversos pesquisadores, porém nota-se a dificuldade em relação ao adoecimento psíquico causado pelas organizações, de forma geral envolve algum dano na segurança e saúde no trabalho e não somente na questão individual de saúde mental. Espera-se que este estudo possa contribuir com reflexões acerca do impacto do assédio na saúde do trabalhador, permitindo visibilidade de uma temática pouco abordada e veiculada nos próprios ambientes laborais. A pesquisa em psicologia organizacional tem crescido ao longo dos anos, mas ainda não foram encontrados artigos que apresentem possíveis práticas de atuação do psicólogo organizacional em relação a situações de assédio já existentes. Deste modo, uma possível intervenção do psicólogo frente a essas situações é realizar estudos sobre a Cultura Organizacional, volta-se o foco para as práticas de regulação de conflitos, programas de integração e socialização, auxiliando em novos padrões de gestão. Práticas tais que permitam que o psicólogo trabalhe na prevenção das situações de assédio.Monografia Acesso aberto Semelhanças e diferenças diagnósticas de crianças com transtorno espectro autista e transtorno do desenvolvimento intelectual(2023-12) ALMEIDA, Bárbara Nogueira Martins de; MARTINS, Gabriel PereiraNo universo complexo dos transtornos neuropsiquiátricos infantis, é crucial examinar as semelhanças e diferenças diagnósticas entre o Transtorno do Espectro do Autista (TEA) e o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual. Essas condições, embora compartilhem alguns sintomas sobrepostos, apresentam características distintas que demandam uma compreensão aprofundada para orientar práticas diagnósticas e intervenções eficazes. Este resumo explora as nuances desses transtornos, destacando elementos cruciais para uma identificação precisa e um plano de tratamento personalizado. O presente trabalho tem como objetivo sistematizar o conhecimento sobre Transtorno Espectro Autista (TEA) e Deficiência intelectual (D.I) em crianças e investigar a relação entre esses transtornos de neurodesenvolvimento, buscando identificar se há ou não sinais clínicos semelhantes entre ambos e que possam (ou não) interferir no tratamento adequado de pacientes. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter descritivo com base em estudo teórico realizado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM V, livros e artigos, considerando as contribuições dos autores pesquisados para a conceituação e o entendimento aprofundado do tema, auxiliando na atuação profissional do psicólogo. A presença destes dois transtornos, Transtorno Espectro Autista e Deficiência intelectual, podem transformar a vida cotidiana em um constante desafio. Nos últimos anos houve um crescimento de estudos, de pesquisas, dos grupos de apoio, da exposição nas mídias e redes sociais relacionados ao tema, o autismo passou a ser conhecido pela população e a busca pelo diagnóstico tem aumentado. Posto que à ampla divulgação do autismo, existem muitas pessoas que ainda desconhecem a Deficiência Intelectual. Muitas vezes esses transtornos são confundidos principalmente na fase escolar. O Transtorno Espectro Autista é frequentemente visto, já a Deficiência Intelectual não é tão divulgada, por isso, a identificação e o tratamento adequado de transtornos coexistentes podem modificar de forma positiva o prognóstico.Monografia Acesso aberto A impotância da terapia assistida por animais na construção do desenvolvimento: como a equoterapia favorece o desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista(2023-12) BREDA, Alexsandra Braido IglesiasSegundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a uma série de distúrbios complexos do desenvolvimento cerebral, todos caracterizados por padrões repetitivos de comportamento e dificuldades de conexão e interação social. Através de uma revisão bibliográfica exploratória, buscou-se com este trabalho analisar como a Equoterapia potencializa e melhora a relação do autista com a sociedade, seu desenvolvimento cognitivo e motor. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica exploratória, com a análise qualitativa de artigos e materiais nas seguintes bases de dados acadêmicas: Google Acadêmico, Redalyc, LUME, Artmed, SciELO e Ulife: Minha Biblioteca. Foram examinadas pesquisas que abordam as principais dificuldades do autista em sua relação com o mundo e consigo. A Equoterapia, como tratamento profissional, tem sido amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos há várias décadas, mas foi introduzida no Brasil apenas na década de 80. A Associação Nacional de Equoterapia descreve o método como um processo que inclui diversas etapas, utilizando o movimento do cavalo de forma ritmada, repetitiva e simétrica que promovem além do desafio inicial do contato com o animal, segurança e consciência corporal, permitindo ao autista compreender estímulos sensoriais de forma olfativa, visual e auditiva. Com base nesses levantamentos, o presente estudo teve como objetivo destacar a melhora em pacientes com TEA obtida por meio da prática de Equoterapia. Os resultados evidenciam que a Equoterapia une diferentes processos e oferece uma proposta terapêutica inovadora, desafiadora e bem-sucedida para o desenvolvimento cognitivo e motor da autista. Os resultados deste estudo mostram que o tratamento com equoterapia, quando devidamente planejado para crianças com autismo, pode ter um impacto positivo na abordagem de contato com os cavalos pois alcança o desenvolvimento de estímulos importantes para o desenvolvimento biopsicossocial.Monografia Acesso aberto TDAH na vida adulta: desafios do diagnóstico e comprometimento socioemocional(2023-12) SILVA, Marjorie Nascimento; SILVA, Nayara Fregolon; FERNANDES, Bruna Paula; RIBEIRO, Marcio José MoraisA avaliação do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) feita em adultos apresenta desafios para identificar os sintomas de forma correta devido à possível coexistência de outros transtornos ao longo da vida. Após diagnosticados essas pessoas podem finalmente tratar suas questões socioemocionais que o distúrbio costuma acarretar. Este estudo possui o objetivo de identificar na literatura científica quais são as dificuldades de um diagnóstico de TDAH na fase adulta e o comprometimento socioemocional do paciente. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura. Utilizou artigos publicados no período entre os anos de 2008 a 2023, nas bases de dados Scielo, Google acadêmico e Biblioteca Integrada Universidade São Judas. Ao abordar os desafios socioemocionais enfrentados por adultos com TDAH, investigamos os impactos nas relações interpessoais, no desempenho acadêmico e profissional, assim como nas questões de saúde mental. Analisamos estratégias da Terapia Cognitivo Comportamental de enfrentamento dos sintomas e sua eficácia na gestão dos desafios diários. Este trabalho contribui para a ampliação do conhecimento sobre o TDAH na vida adulta, destacando não apenas os desafios diagnósticos, mas também os impactos socioemocionais que precisam de atenção para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.Monografia Acesso aberto Desenvolvimento do transtorno de personalidade antissocial: intervenção em crianças e adolescentes(2023-12) REIS, Mariana Torres dos; BATISTA , Victória RibeiroSegundo a Associação Americana de Psiquiatria, o Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) geralmente vem precedido de comportamentos e condutas iniciadas antes dos 18 anos, levantando a relevância de estudos e intervenções no contexto de crianças e adolescentes que já apresentam comportamentos disfuncionais. O presente estudo tem como principal objetivo compreender como as condutas antissociais se desenvolvem em crianças e adolescentes, identificando as possíveis intervenções. Para tanto, conceitua-se o Transtorno de Personalidade Antissocial e o desenvolvimento de transtornos disruptivos na infância e adolescência, focando no Transtorno de Opositivo Desafiador e Transtorno de Conduta, que podem preceder o diagnóstico do TPAS. Além disso, discorre-se sobre as possíveis causas deste transtornos, ambientais e genéticas, além dos estudos mais recentes que defendem as causas multifatoriais. Por fim, também é apresentado as possíveis intervenções dentro das principais abordagens psicoterapêuticas. Mesmo com a falta de estudos que comprovem as causas e um tratamento assertivo, a psicologia apresenta ferramentas de intervenção que têm demonstrado sua assertividade, principalmente quando trabalhadas a partir do diagnóstico precoce destes transtornos. Este trabalho teve uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e abordagem qualitativa.Monografia Acesso aberto Relação dos distúrbios do sono com os transtornos de ansiedade(2023-12) SILVA, Nathalia Junqueira; SILVA, Sarah Marques; PAULINO, Stephanie PereiraTendo em vista que os distúrbios do sono são frequentemente associados à transtornos de ansiedade, o presente estudo tem como objetivo levantar dados através de artigos que apresentam a relação de distúrbios do sono com transtornos de ansiedade. Para o desenvolvimento da pesquisa, os conceitos da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) foram utilizados através das contribuições de Aaron Beck (1960), bem como a técnica da psicoeducação (ANDERSON, 1980) e o método da higiene do sono sob a ótica de Nunes (2002). A pesquisa foi conduzida sob os métodos bibliográfico e exploratório sendo, assim, de caráter qualitativo. Os materiais analisados apontam que é possível identificar resultados significativos no tratamento de pacientes que são acometidos pelos distúrbios do sono e, consequentemente, a melhora no quadro de transtornos de ansiedade através da TCC e as demais técnicas abordadas.Monografia Acesso aberto Desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência visual: contribuições da psicologia histórico-cultural(2023-12) GOMES, Maria Júlia Natsumi Kanzaki e; PIRES, Maithê SilvaA deficiência visual é caracterizada como uma deficiência sensorial que engloba pessoas desde a baixa visão até a cegueira total. As autoras optaram por estudar as concepções da Psicologia Histórico-Cultural com a finalidade de compreender como o contexto social e o contexto cultural podem impactar no desenvolvimento de crianças com deficiência visual, por meio de um levantamento bibliográfico de materiais selecionados nas bases de dados SciELO Brasil, Google Acadêmico e livros físicos. O processo de desenvolvimento e educação de indivíduos com deficiência visual foi um dos temas que despertou grande interesse em Vygotsky, enfatizando a relevância da compensação social focada na linguagem como meio para superar as limitações decorrentes da cegueira ou da baixa visão. A teoria Histórico-Cultural possibilita ao psicólogo uma perspectiva abrangente que auxilia na compreensão da realidade e das necessidades das crianças com deficiência visual, considerando que estas vivenciam desafios particulares em termos de desenvolvimento social e cognitivo. As pesquisas de Vygotsky sobre a educação de crianças com deficiência abriram caminhos para discussões sobre a implementação de um ensino inclusivo, enfatizando o papel da linguagem como meio compensatório. Em paralelo, a revisão da literatura de autores contemporâneos destacou a relevância de estimular outras vias sensoriais por meio de recursos didáticos e adaptáveis, a fim de aprimorar o processo de aprendizagem das crianças. Evidencia-se a necessidade de realizar debates mais aprofundados sobre como aplicar esses métodos de ensino nas escolas brasileiras, especialmente nas regiões mais precarizadas em questões de recursos e distantes dos centros urbanos do país. Observou-se também o importante papel dos familiares e a colaboração entre psicólogos em conjunto com outros profissionais, visando implementar estratégias que proporcionem a inclusão, autonomia e o desenvolvimento das funções psíquicas das crianças com deficiência visual.