Psicologia
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Artigo Científico Acesso aberto A esquizofrenia e a sua relação com o álcool e outras drogas: uma revisão bibliográfica(2023-12) SANTOS, Lucas Matos Afonso dos; FERRARO, Marina Hauzen; MEDEIROS, Yasmin Pezzuol deO objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica, com base em artigos científicos e livros publicados, a respeito da esquizofrenia e sua relação com o álcool e outras drogas. A relação entre esquizofrenia, álcool e outras drogas é complexa e multifacetada. Há indícios que apontam a relação entre eles, como o aumento do uso de substâncias por indivíduos com esquizofrenia. O uso problemático dessas substâncias pode adiantar o início dos sintomas da esquizofrenia, agravar os sintomas psicóticos, diminuir a aderência ao tratamento e aumentar os problemas cognitivos, a frequência de recaídas, o risco de suicídio e a probabilidade de contrair doenças contagiosas. Além disso, pode intensificar comportamentos violentos. No Brasil, um estudo realizado com pacientes psiquiátricos demonstrou que 8% dos participantes diagnosticados com esquizofrenia apresentavam problemas no uso de drogas, sendo que 5,3% tinham dificuldades com o consumo de álcool e 2,7% com outras substâncias. Quanto a participação do psicólogo, ela tem foco na saúde mental e qualidade de vida dos cuidadores familiares, para capacitá-los em programas de intervenção que visem à redução do fardo enfrentado pela família que cuida, assegurando uma continuidade dos cuidados ao longo do ciclo de vida e avaliando o contexto familiar como um todo. Conclui-se que a esquizofrenia é uma condição complexa que exige uma abordagem interdisciplinar, combinando tratamentos farmacológicos e psicoterapêuticos não farmacológicos, bem como o apoio de uma equipe de profissionais de saúde mental. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo solucionar um problema ou hipótese por meio da análise e discussão de referências teóricas publicadas.Monografia Acesso aberto A importância do suporte psicológico na prática esportiva: corpo e mente se movimentam juntos.(2023-12) ANDRADE, Ana Paula Coelho de; ALVES, Carla Rodrigues; FERREIRA, Mariana da SilvaA Psicologia do Esporte pode ser considerada uma ciência recente e visa a melhoria na qualidade de vida e do desempenho dos atletas, pois as emoções podem ajudar ou atrapalhar o rendimento do atleta. Historicamente, houve discussões a respeito da influência do psicológico no desempenho dos atletas, como um fator de sucesso. O objetivo deste estudo é a realização de uma revisão bibliográfica de artigos científicos. A pesquisa bibliográfica tem por objetivo reunir e analisar textos publicados para apoiar o trabalho científico e possui caráter exploratório e descritivo. Os procedimentos de coleta de dados envolveram a pesquisa em diversas bases, como Google Acadêmico, Scielo e outras, com a seleção de artigos entre 2003 e 2020. A exclusão de materiais sem relação com a psicologia ou fora do período definido resultou em uma amostra de 36 artigos para análise. A análise dos dados coletados organizou os artigos em categorias, como a importância da psicologia do esporte para esportistas, o papel do psicólogo na melhoria de desempenho, rendimento e saúde mental, e diferentes abordagens para psicologia do esporte. Os quadros apresentados resumem os artigos selecionados, destacando autores, anos, títulos e assuntos tratados. A análise qualitativa bibliográfica envolveu a leitura cuidadosa e sistemática dos textos, identificação de conceitos-chave, extração de informações relevantes e compreensão dos argumentos apresentados. O estudo apresenta uma base sólida para compreender a intersecção entre psicologia do esporte, saúde mental e desempenho esportivo. O texto ressalta a importância da psicologia do esporte, sublinhando seu papel fundamental no estudo do comportamento humano em atividades esportivas. Destaca a crescente conscientização sobre a relevância da saúde mental no esporte, abordando elementos como controle emocional, aprimoramento do desempenho e bem-estar global dos atletas. A pesquisa identifica abordagens psicológicas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental e a psicologia social, que podem contribuir para o desenvolvimento de equipes esportivas.Monografia Acesso aberto A impotância da terapia assistida por animais na construção do desenvolvimento: como a equoterapia favorece o desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista(2023-12) BREDA, Alexsandra Braido IglesiasSegundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a uma série de distúrbios complexos do desenvolvimento cerebral, todos caracterizados por padrões repetitivos de comportamento e dificuldades de conexão e interação social. Através de uma revisão bibliográfica exploratória, buscou-se com este trabalho analisar como a Equoterapia potencializa e melhora a relação do autista com a sociedade, seu desenvolvimento cognitivo e motor. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica exploratória, com a análise qualitativa de artigos e materiais nas seguintes bases de dados acadêmicas: Google Acadêmico, Redalyc, LUME, Artmed, SciELO e Ulife: Minha Biblioteca. Foram examinadas pesquisas que abordam as principais dificuldades do autista em sua relação com o mundo e consigo. A Equoterapia, como tratamento profissional, tem sido amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos há várias décadas, mas foi introduzida no Brasil apenas na década de 80. A Associação Nacional de Equoterapia descreve o método como um processo que inclui diversas etapas, utilizando o movimento do cavalo de forma ritmada, repetitiva e simétrica que promovem além do desafio inicial do contato com o animal, segurança e consciência corporal, permitindo ao autista compreender estímulos sensoriais de forma olfativa, visual e auditiva. Com base nesses levantamentos, o presente estudo teve como objetivo destacar a melhora em pacientes com TEA obtida por meio da prática de Equoterapia. Os resultados evidenciam que a Equoterapia une diferentes processos e oferece uma proposta terapêutica inovadora, desafiadora e bem-sucedida para o desenvolvimento cognitivo e motor da autista. Os resultados deste estudo mostram que o tratamento com equoterapia, quando devidamente planejado para crianças com autismo, pode ter um impacto positivo na abordagem de contato com os cavalos pois alcança o desenvolvimento de estímulos importantes para o desenvolvimento biopsicossocial.Monografia Acesso embargado A influência da tecnologia no desenvolvimento e comportamento das crianças de 7 a 11 anos.(2023-12) SILVA, Ana Julia Prado da; SANTOS, Bianca Baptista dos; CARIÚS, Carolina Aparecida MartinsTendo a nítida compreensão de que cada vez mais vive-se na Sociedade a imersão na era tecnológica, na era em que as telas estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas, é inimaginável que a vida contemporânea não esteja ligada à utilização das novas tecnologias. Mesmo sabendo que toda a tecnologia ofertada oferece facilidades e alternativas sem precedentes, faz-se necessário reconhecer que as ferramentas digitais também apresentam potenciais riscos à saúde das crianças. Este estudo tem o propósito de demonstrar se o uso das tecnologias seria capaz de influenciar na estimulação do desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças de 7 a 11 anos. Mesmo que o uso não implique necessariamente na reprodução de comportamentos atípicos ou na alteração neurológica, podem aumentar a desatenção e atrasos no desenvolvimento da criança. Busca-se com este trabalho evidenciar comportamentos patológicos decorrentes do uso excessivo dessas ferramentas na faixa etária infantil. Crianças que passam horas em frente às telas, jogando, assistindo vídeos, estão mais propensas a serem mais irritadas, desatentas, imediatistas e a terem dificuldades nas relações interpessoais. Os pais devem cuidar do desenvolvimento de seus filhos e proporcionar ambiente saudável de acolhimento e diálogo, pois a exposição constante e rotineira aos componentes de tela pode ocasionar danos físicos e socioemocionais às crianças.Monografia Acesso aberto A influência do sono na aprendizagem de crianças e adolescentes(2023-12) SILVA, Lucas Claudio da; VALENTIM, Ludymilla Flórido; SANTOS, Victor Hugo Albuquerque; VALDEUS, Victoria Nancy de MoraesO sono tem impacto direto sobre várias áreas da vida, em especial, a aprendizagem. Por isso, buscou-se entender como funciona a relação entre os dois e a necessidade de uma boa noite de sono. Uma vez que ele é um mecanismo neurofisiológico vital, envolvido em diversos processos, como a consolidação da memória, necessária para a aquisição de aprendizado. Além disso, funciona em sincronia com o estado de vigília; no entanto, nos últimos tempos, a duração e a qualidade do sono tem decaído muito, principalmente, entre as crianças e os adolescentes, por influência de questões biológicas, culturais e socioambientais. A presente pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados entre 2008 e 2023 que tratem da relação entre sono e aprendizagem de crianças e adolescentes. Para a elaboração do trabalho foi realizada uma revisão exploratória, se pautando na pesquisa bibliográfica para fundamentar os temas das categorias de análise. É notável que a privação de sono é capaz de afetar os aspectos cognitivos e que bons hábitos de sono são capazes de melhorar a sua qualidade e propiciar os efeitos benéficos de um bom descanso ao indivíduo, pois, ainda que alguns artigos apontem para a relação entre qualidade de sono e desempenho em atividades que envolvam atenção e memória, se faz necessário um maior volume de artigos para compreender melhor a relação entre sono e aprendizagem no cotidiano.Monografia Acesso aberto A saúde mental do trabalhador nas empresas: relação entre assédio e o sofrimento psíquico(2023-12) ALMEIDA, Mohana Waked de; JESUS, Bianca Oliveira deO assédio é um fenômeno complexo e uma realidade enfrentada no ambiente de trabalho, envolvendo princípios éticos que podem comprometer a qualidade de vida dos trabalhadores, os levando a doenças e sofrimento no ambiente de trabalho. Uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo exploratória foi realizada. Os resultados apresentados evidenciam que as consequências do assédio moral têm sido de grande interesse por diversos pesquisadores, porém nota-se a dificuldade em relação ao adoecimento psíquico causado pelas organizações, de forma geral envolve algum dano na segurança e saúde no trabalho e não somente na questão individual de saúde mental. Espera-se que este estudo possa contribuir com reflexões acerca do impacto do assédio na saúde do trabalhador, permitindo visibilidade de uma temática pouco abordada e veiculada nos próprios ambientes laborais. A pesquisa em psicologia organizacional tem crescido ao longo dos anos, mas ainda não foram encontrados artigos que apresentem possíveis práticas de atuação do psicólogo organizacional em relação a situações de assédio já existentes. Deste modo, uma possível intervenção do psicólogo frente a essas situações é realizar estudos sobre a Cultura Organizacional, volta-se o foco para as práticas de regulação de conflitos, programas de integração e socialização, auxiliando em novos padrões de gestão. Práticas tais que permitam que o psicólogo trabalhe na prevenção das situações de assédio.Monografia Acesso aberto A utilização da psicologia humanista como ferramenta terapêutica em trabalho com grupos de dependentes químicos(2023-12) QUEIROZ, Ana Beatriz da Silva; MACEDO , Larissa Lopes de; KROMBAUER, Maria Gabriela da Silva; SILVA , Rodrigo Maia Guedes daA problemática da dependência química é um tema de ampla discussão na contemporaneidade, em virtude da crescente utilização abusiva de substâncias psicoativas, o que a tornou um significativo desafio no âmbito social e de saúde pública. Discutir o consumo de drogas, especialmente a dependência química, levanta questões sobre saúde que exigem reflexão à luz das concepções históricas e contemporâneas. Este trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da Psicologia Humanista como abordagem terapêutica de grupos de dependentes químicos, visando compreender como essa abordagem influencia o processo terapêutico. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica qualitativa de natureza exploratória e interpretativa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019), a dependência química, agora referida como “transtorno devido ao uso de substância”, é uma condição complexa e influenciada por fatores comportamentais, fisiológicos e cognitivos. A psicologia humanista e a terapia de grupos desempenham um papel significativo no tratamento da dependência química, oferecendo uma abordagem abrangente que se concentra no crescimento pessoal, na auto-realização e na compreensão do indivíduo como um ser único e complexo. Através de revisão bibliográfica feita pela leitura de artigos e livros sobre o tema, foi possível observar que a terapia de grupos permite que o indivíduo seja o protagonista de sua mudança e favorece o crescimento pessoal e interpessoal, onde cada um contribui com os conceitos criados pelo grupo que auxiliam no processo terapêutico. A Psicologia Humanista contribui ainda mais para este conceito, pois reafirma ainda mais a ideia de que os indivíduos estão inclinados a buscar crescimento e auto-realização ao invés de focar em suas patologias. Palavras-chave: Dependência química. Grupos terapêuticos. Psicologia humanistaMonografia Acesso aberto Alienação Parental(2022-07-05) Saraiva, Leila; Santos, ValentinaO presente trabalho visa esclarecer sobre o tema da Alienação Parental e seus aspectos, a diferença entre Alienação Parental (AP) e Síndrome da Alienação Parental (SAP) através de uma revisão bibliográfica acerca de alguns conceitos relacionados ao tema. Diante das prejudiciais consequências que a SAP pode causar a todos os envolvidos, a criança é, definitivamente, a principal vítima, já que ela não possui as ferramentas necessárias para se defender. Desta forma, será discutido como ela se inicia e suas consequências, além de contribuir para o conhecimento de outras pessoas, e como a psicologia pode atuar nestes casos. A partir da análise teórica realizada nesta pesquisa, espera-se ampliar as possibilidades de entendimento e atuação clínica do profissional da psicologia, além das atuações sociais e educativas mais condizentes com a referida demanda, mostrando a importância que há na conscientização e prevenção de casos.Monografia Acesso aberto As conseguências do diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista(2023-12) SILVA, Jessica Rayanne da; SANTOS, Karolainy Brito dos; GRABOWSKI, Nádia Fernanda; ALVES, Sabrina AlvesO diagnóstico precoce do Transtorno do espectro autista tem sido amplamente reconhecido como uma peça fundamental para fornecer suporte e intervenções adequadas a indivíduos com autismo. No entanto, o diagnóstico tardio do autismo, ou seja, quando ocorre após a infância ou adolescência, pode acarretar uma série de desafios e consequências significativas nas vidas das pessoas afetadas. Compreender e explorar as consequências do diagnóstico tardio do autismo é essencial para melhorar a qualidade de vida e o suporte oferecido a esses indivíduos. A presente pesquisa teve por objetivo estudar e identificar as consequências causadas através de um diagnóstico tardio do autismo, e através dos dados coletados, contribuir com os profissionais envolvidos no diagnóstico do TEA. Para elaboração da presente pesquisa foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, tendo como ferramenta de apoio a coleta de dados não quantitativos, como análise de documentos, pesquisas bibliográficas e observações. A partir dos estudos selecionados nota-se que, por ser associado à infância, existem poucas pesquisas sobre o TEA direcionados à população adulta. Assim, muitas pessoas passam grande parte da vida com os sintomas do transtorno, mas sem receber o diagnóstico. Isso desencadeia prejuízos e impossibilita o indivíduo de buscar intervenções para melhoria de sua qualidade de vida. Após essa revisão ressalta-se a importância do diagnóstico precoce do TEA e da criação de novos estudos sobre o tema, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população com o transtorno, bem como o alívio dos sintomas que, muitas vezes, se agravam devido à falta de tratamentos específicos.Monografia Acesso aberto Autismo e a importância do acolhimento aos pais(2023-12) MARCELINO, Larissa Oliveira; NASCIMENTO, Natanael Aguiar; MAEDA, Luciane de AndradeO presente estudo tem como foco principal analisar o processo de descoberta do diagnóstico do autismo e a importância do acolhimento da família à criança portadora desse transtorno nesse processo. A família constitui um grupo social primário que funciona como determinante na formação e no desenvolvimento do indivíduo nos âmbitos afetivo, cognitivo e psicológico. O objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão da literatura de pesquisas encontradas, no período de 2013 a 2022, de assuntos relacionados ao acolhimento e acompanhamento de pais de crianças com diagnóstico do transtorno do espectro autista. A metodologia utilizada é pesquisa do tipo revisão bibliográfica exploratória, com a finalidade de trazer mais clareza sobre o tema e auxiliar na criação de novas estratégias e possibilidades. A seleção foi feita em bases de dados: Ulife; Biblioteca Virtual; Scielo; Google acadêmico de artigos e materiais a partir das palavras-chave: autismo, acolhimento e família. Dos resultados obtidos pode-se afirmar que são muitos os desafios que pais de autistas encontram, mas por meio de estratégias, como: acolhimento; busca por informações; apoio profissional e social; participação em grupos de pais; valorização das potencialidades da criança, podem encontrar melhoria da qualidade de vida familiar.Monografia Acesso aberto Os benefícios da orientação parental: um estudo acerca das modificações de comportamentos.(2022-12) Alves, Érica AraújoEste estudo apresenta os quatro estilos parentais e as sete práticas educativas parentais, relacionando as mesmas com os problemas de comportamento das crianças. Acredita-se que os pais são os principais reforçadores dos comportamentos de seus filhos, sejam eles positivos ou negativos. Para alcançar o objetivo deste estudo o procedimento escolhido foi o estudo teórico, onde foram selecionados vinte materiais, variando entre artigos científicos e livros. Com os resultados obtidos, foi possível observar que os pais são os principais causadores dos problemas de comportamentos, e que quanto mais os pais se interessam em saber sobre como mudar o seu comportamento e sobre o melhor modo de educar seus filhos, maiores são as chances de mudança e melhores são os resultados. Com isso, concluiu-se no término do trabalho que a orientação de pais apresenta resultados positivos na mudança de comportamentos dos pais e consequentemente também nos comportamentos das crianças, reforçando os benefícios da orientação de pais, que visa modificar o cenário desagradável da interação familiar.Monografia Acesso aberto Dependência emocional nos relacionamentos amorosos na perspectiva da terapia cognitiva comportamental(2023-06-21) Heezen, Geovanna Alcantara; Silva, Juliana de Abreu VitorinoA dependência emocional é algo bem presente nos relacionamentos amorosos, pois cada parceiro tem seu comportamento reforçado, a partir de padrões de pensamentos e crenças aprendidas em sua infância ou ambiente em que vive. O presente estudo teve como objetivo principal, entender a dinâmica da dependência emocional nos casais e apresentar a abordagem da Terapia Cognitivo- Comportamental, as crenças envolvidas e compreender o papel do psicólogo para esses casos. Para elaboração da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando materiais como artigos e livros a fim de fundamentar e se aprofundar no assunto abordado. A abordagem cognitivo-comportamental considera que os pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e influenciam-se mutuamente, sendo vista como padrões de pensamentos distorcidos e comportamentos disfuncionais que mantêm uma pessoa a um relacionamento prejudicial. O papel do psicólogo é importante para fortalecer as crenças adaptativas, para que os pensamentos automáticos e crenças negativas disfuncionais do indivíduo não o paralisem ao decorrer da vida.Monografia Acesso aberto Desenvolvimento do transtorno de personalidade antissocial: intervenção em crianças e adolescentes(2023-12) REIS, Mariana Torres dos; BATISTA , Victória RibeiroSegundo a Associação Americana de Psiquiatria, o Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) geralmente vem precedido de comportamentos e condutas iniciadas antes dos 18 anos, levantando a relevância de estudos e intervenções no contexto de crianças e adolescentes que já apresentam comportamentos disfuncionais. O presente estudo tem como principal objetivo compreender como as condutas antissociais se desenvolvem em crianças e adolescentes, identificando as possíveis intervenções. Para tanto, conceitua-se o Transtorno de Personalidade Antissocial e o desenvolvimento de transtornos disruptivos na infância e adolescência, focando no Transtorno de Opositivo Desafiador e Transtorno de Conduta, que podem preceder o diagnóstico do TPAS. Além disso, discorre-se sobre as possíveis causas deste transtornos, ambientais e genéticas, além dos estudos mais recentes que defendem as causas multifatoriais. Por fim, também é apresentado as possíveis intervenções dentro das principais abordagens psicoterapêuticas. Mesmo com a falta de estudos que comprovem as causas e um tratamento assertivo, a psicologia apresenta ferramentas de intervenção que têm demonstrado sua assertividade, principalmente quando trabalhadas a partir do diagnóstico precoce destes transtornos. Este trabalho teve uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e abordagem qualitativa.Monografia Acesso aberto Desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência visual: contribuições da psicologia histórico-cultural(2023-12) GOMES, Maria Júlia Natsumi Kanzaki e; PIRES, Maithê SilvaA deficiência visual é caracterizada como uma deficiência sensorial que engloba pessoas desde a baixa visão até a cegueira total. As autoras optaram por estudar as concepções da Psicologia Histórico-Cultural com a finalidade de compreender como o contexto social e o contexto cultural podem impactar no desenvolvimento de crianças com deficiência visual, por meio de um levantamento bibliográfico de materiais selecionados nas bases de dados SciELO Brasil, Google Acadêmico e livros físicos. O processo de desenvolvimento e educação de indivíduos com deficiência visual foi um dos temas que despertou grande interesse em Vygotsky, enfatizando a relevância da compensação social focada na linguagem como meio para superar as limitações decorrentes da cegueira ou da baixa visão. A teoria Histórico-Cultural possibilita ao psicólogo uma perspectiva abrangente que auxilia na compreensão da realidade e das necessidades das crianças com deficiência visual, considerando que estas vivenciam desafios particulares em termos de desenvolvimento social e cognitivo. As pesquisas de Vygotsky sobre a educação de crianças com deficiência abriram caminhos para discussões sobre a implementação de um ensino inclusivo, enfatizando o papel da linguagem como meio compensatório. Em paralelo, a revisão da literatura de autores contemporâneos destacou a relevância de estimular outras vias sensoriais por meio de recursos didáticos e adaptáveis, a fim de aprimorar o processo de aprendizagem das crianças. Evidencia-se a necessidade de realizar debates mais aprofundados sobre como aplicar esses métodos de ensino nas escolas brasileiras, especialmente nas regiões mais precarizadas em questões de recursos e distantes dos centros urbanos do país. Observou-se também o importante papel dos familiares e a colaboração entre psicólogos em conjunto com outros profissionais, visando implementar estratégias que proporcionem a inclusão, autonomia e o desenvolvimento das funções psíquicas das crianças com deficiência visual.Monografia Acesso aberto Efeitos psicológicos causados por relações abusivas: Um recorte racial(2023-12) COVA, Leonela de Jesus; DINIZ, Gustavo Sampaio; MARQUES, Jessica Meireles; MENEZES, Thayze Karoline Duarte de; PEREIRA, Luana SilvaA violência, que é uma forma de infringir os direitos humanos, tem suas ramificações e uma delas é a violência doméstica, presente em relacionamentos abusivos. Considerando relacionamentos heterossexuais compostos por homens e mulheres cisgêneros, este trabalho propõe analisar o sofrimento psíquico em mulheres que vivenciam esse tipo de relação e investigar, fazendo um recorte racial, quem é o maior alvo desse tipo de violência e consequentemente quem sofre mais efeitos psicológicos por conta disso: a mulher branca ou a negra. Dessa forma, pretende-se observar se o racismo também está presente nesse contexto. Para isso, conta-se com uma pesquisa bibliográfica, coletando dados por meio da plataforma Scielo e pela biblioteca virtual Pearson. Assim, livros e artigos foram selecionados para serem analisados e discutidos neste trabalho, apoiando-se na psicologia social. Entender o sofrimento das mulheres que vivenciam relações afetivas destrutivas é necessário para, não só compreender mais sobre esse fenômeno sociológico, como também auxiliar essas mulheres a desenvolverem seu autoconhecimento e trabalharem seu empoderamento. Para a psicologia social, realizar um recorte racial das vítimas em relações afetivas destrutivas pode contribuir na investigação dos fatores conflitantes e auxiliar na luta antirracista nacional.Monografia Acesso aberto As influências das emoções e da afetividade no sistema de ensino(2022-12-01) Fontes, IvanaAs emoções e as afetividades tem se mostrado fator determinante em nossas ações e comportamentos, deixando de ser subjetivo e direcionando nossas escolhas, que acabam determinando o rumo e o enredo de nossa história de vida. Este trabalho efetua uma análise de como as emoções e a efetividade influência no processo de aprendizagem escolar, através dos conceitos desenvolvidos por: Vigotsky e Piaget, com base na metodologia de pesquisa teórica dos artigos e na literatura da Teoria Histórica Cultural, e dos estudos das fases do desenvolvimento infantil. Propõe-se uma reflexão sobre como a assimilação do conhecimento ocorre durante o ato de aprendizagem ao longo da vida escolar e qual seria a influência das emoções e a importância da afetividade no decorrer deste processo.Monografia Acesso aberto A invisibilidade das pessoas em situação de rua e seus impactos na saúde mental(2023-06-21) Andrade, Thayná Souza; Barros, Lizandra Maria FrançaA presente pesquisa aborda a invisibilidade das pessoas em situação de rua e seus impactos na saúde mental, para assim, dar visibilidade ao tema e proporcionar ao profissional da psicologia um panorama geral de como é possível enfrentar essa questão. Diante disso, mostra-se necessário compreender como o sentimento de invisibilidade afeta a vida das pessoas em situação de rua, no campo pessoal e interpessoal e as especificidades as quais os profissionais da psicologia lidarão, abordando ainda, as ações coerentes a esse contexto. Para tanto utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, com análise qualitativa e de caráter temático dos materiais obtidos. A partir da análise, verifica-se que a questão da invisibilidade é profunda e complexa, devido a suas diversas faces e pela forma como englobam não somente quem vive em situação de rua, mas toda a sociedade.Monografia Acesso aberto O adoecimento psicossomático dos trabalhadores da área da saúde, com foco na equipe de enfermagem.(2023-12) SANTANA, Amanda Cristina de; LIMA, Thaynara AlbuquerqueO enfoque deste trabalho são as doenças psicossomáticas que acometem os profissionais que atuam na área da saúde, especificamente a equipe de enfermagem. Tendo em vista que a saúde mental é um assunto de suma relevância, uma vez que, com o cenário pós pandemia, os profissionais da área da saúde foram afetados drasticamente. Atualmente, os profissionais da área da saúde continuam sofrendo com as doenças psicossomáticas advindas do esgotamento e da ausência de programas preventivos que visem dar assistência necessária à demanda emocional do empregado, sendo uma das causas principais desse problema. Ademais, a abordagem escolhida foi a psicanalítica, devido seu entendimento sobre a psicossomatização e como isso afeta o indivíduo.Monografia Acesso aberto O amadurecimento do cérebro altamente sensível(2023-11) RUMÃO, Tatiane Koso; SANTOS, Miriã FerreiraO processo de amadurecimento mental é comum a todos os seres humanos. Nessa fase ocorrem muitas decisões importantes que direcionam o resto da vida. Essa maturação quando ligada ao traço da alta sensibilidade – termo estudado pela Psicóloga Dra. Elaine Aron (1996)- pode torná-lo um processo ainda mais complexo e intenso, devido às tendências mais receptivas do sistema sensorial da pessoa altamente sensível. A partir de uma pesquisa bibliográfica de materiais encontrados entre 1996 a 2022, buscou-se abordar a relação entre o processo de amadurecimento e o cérebro altamente sensível. A fase da adolescência de uma pessoa altamente sensível - em que ocorre a maturação mental- vem sendo discutida aos poucos, sendo o período em que se pode experimentar mais dificuldades do que alguém não sensível, como a maior confusão mental nas tomadas de decisão e autoconhecimento. Às luzes da visão neuropsicológica, compreender as questões que envolvem o tema facilita identificar e auxiliar pessoas com a condição de alta sensibilidade sensorial, especialmente para os psicólogos, visto que o trabalho desse profissional pode possibilitar a melhoria da qualidade de vida, através do processo de aceitação, desenvolvimento pleno e aprendizados que facilitem lidar com as demandas da vida adolescente e futuramente, adulta.Monografia Acesso aberto O bullying escolar e suas consequências psicossomáticas na vida dos alunos(2023-12) SANTOS, Beatriz Gomes Francisco; NAUFEL, Giovanna de AraujoUma pessoa que sofre ou sofreu bullying na infância pode apresentar durante sua vida diversas complicações, justamente por estar marcada por um período tão difícil. O propósito deste estudo consiste em refletir sobre uma análise aprofundada da problemática do bullying e suas repercussões na vida das pessoas. Tem por objetivo, analisar as consequências psicossomáticas do bullying escolar na vida das pessoas, tanto com vítimas quanto agressores, explorando os aspectos emocionais e sociais, a fim de compreender melhor os efeitos duradouros dessa prática no desenvolvimento humano. A criança ou adolescente que sofre assédio escolar pode experimentar uma profunda perturbação em sua psique em resposta ao bullying. Isso faz com que eles vivenciem uma experiência que se assemelha a um trauma, uma vez que se sentem desamparados diante da agressão e incapazes de se defender. Para verificar estas questões foi utilizada a pesquisa bibliográfica, relacionando os temas bullying escolar, consequências do bullying, sofrimento psíquico e a orientação da professora em sala de aula através da entrega de atividades e correções realizadas nas mesmas.