Desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência visual: contribuições da psicologia histórico-cultural
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Data
2023-12
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
GOMES, Maria Júlia Natsumi Kanzaki e
PIRES, Maithê Silva
Orientador
LOBO, Vanessa Monteiro Bizzo
Coorientador
Resumo
A deficiência visual é caracterizada como uma deficiência sensorial que engloba
pessoas desde a baixa visão até a cegueira total. As autoras optaram por estudar as
concepções da Psicologia Histórico-Cultural com a finalidade de compreender como
o contexto social e o contexto cultural podem impactar no desenvolvimento de
crianças com deficiência visual, por meio de um levantamento bibliográfico de
materiais selecionados nas bases de dados SciELO Brasil, Google Acadêmico e livros
físicos. O processo de desenvolvimento e educação de indivíduos com deficiência
visual foi um dos temas que despertou grande interesse em Vygotsky, enfatizando a
relevância da compensação social focada na linguagem como meio para superar as
limitações decorrentes da cegueira ou da baixa visão. A teoria Histórico-Cultural
possibilita ao psicólogo uma perspectiva abrangente que auxilia na compreensão da
realidade e das necessidades das crianças com deficiência visual, considerando que
estas vivenciam desafios particulares em termos de desenvolvimento social e
cognitivo. As pesquisas de Vygotsky sobre a educação de crianças com deficiência
abriram caminhos para discussões sobre a implementação de um ensino inclusivo,
enfatizando o papel da linguagem como meio compensatório. Em paralelo, a revisão
da literatura de autores contemporâneos destacou a relevância de estimular outras
vias sensoriais por meio de recursos didáticos e adaptáveis, a fim de aprimorar o
processo de aprendizagem das crianças. Evidencia-se a necessidade de realizar
debates mais aprofundados sobre como aplicar esses métodos de ensino nas escolas
brasileiras, especialmente nas regiões mais precarizadas em questões de recursos e
distantes dos centros urbanos do país. Observou-se também o importante papel dos
familiares e a colaboração entre psicólogos em conjunto com outros profissionais,
visando implementar estratégias que proporcionem a inclusão, autonomia e o
desenvolvimento das funções psíquicas das crianças com deficiência visual.
Palavras-chave
deficiência visual, Psicologia Histórico-Cultural, crianças