Design Thinking para a formação de autores na educação a distância

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Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Andrade, Andréa de Oliveira

Orientador

Filho, Mauro Faccioni

Coorientador

Resumo

Devido à explosão do acesso à informação com a internet, torna-se importante a reflexão sobre a construção de materiais didáticos na Educação a Distância (EaD). Através de uma metodologia ativa, esse processo pode favorecer o crescimento da interação entre o autor-leitor. Muitos conteudistas utilizam como recurso para seus projetos pedagógicos, buscadores de conteúdos viabilizados pela internet, levando-os a diversas fontes, podendo ser confiável ou não. É importante frisar que, na EaD o material didático, também conhecido como instrucional, organiza a dinâmica de todo o processo de ensino-aprendizagem. Os profissionais que pretendem atuar nessa modalidade precisam construir materiais mais dinâmicos e reflexivos, pois estamos em uma era totalmente conectada e informada. Essa construção pode ser feita com o apoio do Design Thinking, metodologia ativa que aborda a inovação e criatividade centrada no trabalho colaborativo, no usuário e na resolução de problemas. Este artigo descreve o quão pode ser eficiente utilizar a metodologia do Design Thinking na Formação de Autores para Educação a Distância (EaD).

Palavras-chave

Educação a distância, Design thinking, Tecnologia

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