A relação da vulnerabilidade social com as danças urbanas para adolescentes
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Data
2023-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
MARTINS, Laura Maria Derosa
Orientador
LOURENÇO, Robson
Coorientador
Resumo
Este artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem em dança e busca debater a relação da vulnerabilidade social de adolescentes com as danças urbanas. A disciplina foi aplicada no Instituto Cristão de Ensino e Cultura (InCec) na Vila Mariana, São Paulo. Apresenta a cultura hip-hop através do ensino de danças urbanas, integrando aulas práticas e teóricas, quando discute sobre procedimentos que podem desenvolver a sociabilidade através do estudo do movimento e da relação com o outro, promovendo a autopercepção, o desenvolvimento pessoal e coletivo. A pesquisa explora também a relevância da abordagem somática, refletindo sobre e apoiando-se nos pensamentos de Klauss Vianna (2018), Jussara Miller (2007) e Cora Lazlo (2018).
Palavras-chave
Dança, Abordagens somáticas, Hip hop, Danças urbanas, Adolescentes