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  • Artigo Científico Acesso aberto
    O K-Pop como iniciador de exploração de movimento
    (2023-12) KUSUNOKI, Sarah
    O artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem com foco na introdução do estudo e exploração do movimento a partir da utilização de sequências coreográficas do K-Pop em aulas propostas para a Anacã Estúdio de Dança, na região de Tatuapé, em São Paulo. Pensado para pessoas que não tenham conhecimento prévio em dança ou que estão imersas em alguma técnica específica, com faixa etária entre 15 e 30 anos, busca refletir sobre a influência da reprodução de movimento nos corpos (Santos, 2018) e construir uma relação de autonomia a partir do repertório pré-existente através das Abordagens Somáticas (Domenici, 2010), Técnica Klauss Vianna (Miller, 2007) e dos fatores de qualidade de Rudolf Laban (Rengel, 2003).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Meu amigo esqueleto através da dança: estudo com crianças de quatro a seis anos
    (2023-12) FURTADO, Letícia de Oliveira
    Este artigo retrata a organização de um projeto de ensino-aprendizagem, executado na Escola Municipal de Ensino Infantil Pedroso de Moraes em São Paulo, SP; voltado para crianças de quatro a seis anos, em que busca-se despertar a relação entre corpo e movimento através do esqueleto e da dança. Com base nas abordagens de Jussara Miller (2012; 2007) e Fernanda Almeida (2013) acerca da relação da criança com o estudo do corpo, este artigo discute como as atividades propostas podem instigar os alunos a conhecerem seus corpos e a explorarem suas possibilidades de movimento de forma lúdica. Agregando também à discussão no quesito pedagógico, a Teoria da Afetividade de Henri Wallon, através das teorizações de Izabel Galvão (2003) e de Abigail Mahoney com Laurinda Almeida (2005), como facilitadora na abordagem desses procedimentos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Pelve: movimentos sinuosos e percussivos da dança do ventre, um histórico para o resgate da feminilidade e autoestima
    (2023-12) SILVA, Giulia Pádua Alves da
    O presente artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem em Dança do Ventre no Núcleo Tendas, na cidade de Limeira (SP), no segundo semestre de 2023. A partir de Nuto (2008) problematiza as perspectivas ocidentais para a Dança do Ventre a partir do pensamento de Edward Said e reflete sobre referenciais históricos da técnica de dança, a partir de Giulia Pádua Alves da Silva. Apresenta as vivências desenvolvidas na cidade do interior paulista a partir das proposições de movimentos sinuosos e percussivos da pelve, quando reflete sobre as vivências das alunas envolvidas no processo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dança em diálogo com o reconhecimento de si, do outro e do mundo: uma proposta de ensino-aprendizagem no cca irmã derly fabres
    (2023-12) SILVA, Elizabeth Santos
    O presente artigo descreve e reflete uma proposta de ensino-aprendizagem desenvolvido na instituição Centro da Criança e do Adolescente Irmã Derly Frames, ao longo do segundo semestre de 2023. Voltado para crianças entre seis a oito anos de idade o projeto discute as implicações do estudo de espaço, desenvolve jogos e brincadeiras integrados ao estudo do movimento. Partindo dos documentos nacionais de educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e suas relações com as abordagens somáticas e o pensamento de Klauss Vianna (2005), discute como tais procedimentos podem trazer melhorias para os processos de socialização desses indivíduos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ensino da dança do ventre na infância a partir das abordagens somáticas.
    (2023-12) PAIVA, Allury Mika Doy de
    O artigo a seguir apresenta um processo de ensino-aprendizagem da Dança do Ventre a partir do viés das abordagens somáticas. O projeto foi desenvolvido com base na experiência própria como professora e dançarina de Dança do Ventre e pesquisadora do movimento em formação. Sendo ministrado durante os meses de novembro a dezembro de 2023 no Instituto Educacional Formação Suzano, na cidade de Suzano, SP e direcionado para as alunas do 2° ano do Ensino Fundamental que frequentam as aulas da grade extracurricular da instituição. Discute as possibilidades de um ensino de dança no ambiente escolar que valoriza o indivíduo e estimula sua criatividade e autonomia em uma linguagem artística, baseados no pensamento Klauss Vianna (2005), Jussara Miller (2016) e Isabel Marques (2010).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    K-Pop a partir de um viés somático
    (2023-12) LIMA, Emily Gusmão
    O presente artigo tem como objetivo apresentar um processo de ensino aprendizagem desenvolvido no estúdio Fernanda Veronezi Cia de Arte na cidade de Mauá, São Paulo. O projeto é voltado para pessoas que estão imersas no mundo do K-pop, visando trabalhar o K-pop a partir de um viés somático. Em um processo de entender como fazer relação entre uma técnica padronizada e as práticas somáticas. A partir do conceito de abordagem de Ana Mae Barbosa (2006) em conjunto com a sistematização de Jussara Miller (2007).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Corpos Criticos em existencia: (Re)conhecer o eu através das relações entre dança, decolonialidade e os estudos somáticos dentro da escola
    (2023-12) LEAL, Maria vitória da Silva , Maria Vitória da Silva Leal
    Este artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem em dança desenvolvido na Escola Estadual Fernão Dias Paes, na Zona Oeste de São Paulo. Ministrado para as turmas de ensino médio durante o segundo semestre de 2023, o texto apresenta os estudos de movimento desenvolvidos com as turmas, além de promover uma reflexão crítica sobre o movimento e os corpos dentro da escola pública. A partir de uma análise de contexto do instituto, propõe um estudo a partir das realidades de cada alune e reflete como a relação entre os corpos e conhecimentos podem desenvolver caminhos de reflexão com tais estudantes, a partir de ações que promovam o mover a partir da sensibilização do corpo e sua coletividade
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Corpos negros na dança: o samba como resistência.
    (2023-12) CRUZ , Ariê Suyane
    O artigo presente apresenta o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na Escola De Samba Imperatriz Da Paulicéia, na cidade de São Paulo. Levando o ensino para homens e mulheres sem restrição de idade, abordando a importância do corpo negro na dança a partir do samba, quando através desta manifestação cultural reflete sobre o corpo marginalizado e resgata sua ancestralidade e história. A partir dos pensamentos de Daniels Neves Silva (2023), Erika Verling (2019), Tiago de Melo Gomes (2004) e Gabriel Ramon Ferreira Lima (2020) discute o entendimento dos corpos negros a partir de suas vivências.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto das danças urbanas na promoção da autoestima e bem-estar: uma abordagem M&M
    (2023-12) SILVA, Thalita Cristina Vieira
    Este artigo aborda desafios e descobertas que a autora encontrou em sua proposta de ensino-aprendizado, destacando seu percurso de autodescoberta por meio da dança. Desenvolveu uma abordagem chamada "Mulheres Em Movimento" (M&M) para aulas de Danças Urbanas, na qual ela aplica na instituição Attos Escola de Dança, localizada em Diadema, São Paulo. O M&M integra a roda de conversa, o alongamento, o aquecimento, as técnicas de dança, a coreografia e o relaxamento, visando promover a autoestima e o bem-estar das mulheres. Além disso, a pesquisa aborda o yoga, a meditação, as técnicas das danças urbanas e a educação somática como fundamentos do método. O artigo propõe a Dança Urbana como um meio eficaz para elevar a autoestima e proporcionar o bem-estar, enfatizando o papel crucial que a dança desempenha na promoção da saúde física, mental e emocional das pessoas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Como o chão vira brincadeira?: o desenvolvimento infantil a partir da dança contemporânea
    (2023-12) SUGIURA, Luisa Zacharias
    Este artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem proposto na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedroso de Moraes, na cidade de São Paulo, voltado a crianças de 4 a 6 anos de escola formal pública. O texto discute a questão da verticalidade e tensão no desenvolvimento de crianças, ao apresentar procedimentos onde seus corpos mobilizam o tônus em contato com o chão através da exploração individual de suas possibilidades de movimento a partir do pensamento de Lenira Rengel (2001), Daraína Pregnolatto (2004), Jussara Miller (2012) e referenciado na Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aprendizados que a motricidade traz ao corpo de crianças de 0 a 3 anos
    (2023-12) AIRES, Christiane Caire
    O artigo propõe um processo de ensino-aprendizagem focado na motricidade de crianças de zero a três anos com base em um trabalho de campo feito por mim no CEU CEI Jaçanã em São Paulo capital. Busca-se explorar o autoconhecimento infantil por meio do movimento, dança e atividades lúdicas, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. O público-alvo é voltado para a faixa etária de 0 a 3 anos. O estudo utiliza pesquisas bibliográficas e relatos de experiência para analisar as características individuais e coletivas destacando como a motricidade pode influenciar na aprendizagem. O trabalho baseia-se em documentos como o Referencial Nacional Curricular Para Educação Infantil (1998) e no pensamento de Marie-Madeleine Béziers (1994) e André Trindade (2016) ao propor estratégias pedagógicas para potencializar o ensino e a aprendizagem nesse contexto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A possibilidade de ressignificação do estudo de dança em centros sócio-educativos: um olhar mais interno para a educação do movimento
    (2023-12) VASCONCELOS, Geovanna de Nazaré Costa
    Este projeto de arte-educação foi desenvolvido a partir da experiência de montagem de sequências coreográficas para apresentação da Feira Cultural do CCA Perseverança III e a visão de dança que os alunos, professores e a instituição possuíam sobre dança, na capital de São Paulo. Aponta estratégias artístico-pedagógicas para crianças e adolescentes da instituição e discute possibilidades de reformular o pensamento sobre dança e movimento dentro desse recorte da população residente no bairro da Mooca. A partir dos pensamentos de Klauss Vianna (2005) e Rudolf Laban (1978), permeia as Abordagens Somáticas para discutir corporalmente a corporeidade destes indivíduos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A dança flamenca com base em vivências do cotidiano
    (2023-12) DINIZ, Paola Grassi Bahia
    O artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem proposto na Academia Hispalis em São José dos Campos, São Paulo. Voltado para o público entre 15 e 30 anos, embasa-se em Alejandra Toro (2015) para contextualizar o ensino da dança flamenca e no pensamento de Eloisa Domenici (2010) para fundamentar a relação do movimento de dança com a rotina diária das estudantes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A aplicação das abordagens somáticas para o desenvolvimento da prática holística do pole dance
    (2023-12) GARCIA, Kamilly Claudiano
    Este artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem em dança voltado para o ensino do pole dance, direcionado a jovens e adultos de 17 a 50 anos no Studio Levittare, em Santo André. A abordagem prioriza práticas somáticas, enfocando na consciência corporal, conexão mente-corpo e a expressão individual. Além de aprimorar as habilidades no pole dance, o objetivo central é promover o bem-estar físico e emocional. A pesquisa explora a relevância da abordagem holística, desconstruindo estigmas associados ao pole dance e destacando-o como uma atividade enriquecedora para diversas faixas etárias apoiando-se nas técnicas dos pesquisadores Klauss Vianna, Rudolf Laban e Irmgard Bartenieff.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Despindo a pelve e a humanidade: um resgate à ancestralidade.
    (2023-12) TIMOCHENCO, Ludmila da Cunha
    Este artigo tem como objetivo contextualizar as danças pélvicas enquanto corpo-oralidade ancestral negra, articuladora de subjetividades femininas afrocentradas, problematizando o percurso corporal-reflexivo desenvolvido dentro de um projeto de ensino-aprendizagem de Twerkology, proposto e ministrado na Casa Taiguara localizado no bairro Bela Vista da cidade de São Paulo, voltado para o público jovem-adulto feminino e LGBTQIAPN+. Isto se fez, a partir de uma metodologia baseada na experiência do descolonizar e desmistificar os estigmas psico-sócios-culturais da pelve, trazendo o rebolado como um movimento político e de resistência, construindo um “corpo-território”, dentro da fisicalidade e de suas possibilidades de sentidos. Resgatando e respeitando a sazonalidade do tempo espiralar, e sabedorias ritualísticas, as quais fazem com que as ações corporais sejam compostas pelas memórias das ancestralidades diaspóricas e ciclos naturais ritualísticos que carregamos enquanto seres humanos. Para embasar tal posição, vale-se de ideais construídos por Elizabeth Perez, Frantz Fanon, Gadelha e Martinica Aimé Césaire.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As abordagens somáticas como caminho para aprendizagem de tumbling
    (2023-12) VENDRAMINI, Luiza de Medeiros
    Este trabalho apresenta um projeto de ensino-aprendizagem que tem como objetivo refletir como as abordagens somáticas podem contribuir para o ensino de tumbling. Embasa-se na sistematização da técnica Klauss Vianna feita por Jussara Miller (2016), para propor uma exploração do corpo, que desenvolva uma consciência corporal e uma execução das habilidades de tumbling de forma mais consciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação da vulnerabilidade social com as danças urbanas para adolescentes
    (2023-12) MARTINS, Laura Maria Derosa
    Este artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem em dança e busca debater a relação da vulnerabilidade social de adolescentes com as danças urbanas. A disciplina foi aplicada no Instituto Cristão de Ensino e Cultura (InCec) na Vila Mariana, São Paulo. Apresenta a cultura hip-hop através do ensino de danças urbanas, integrando aulas práticas e teóricas, quando discute sobre procedimentos que podem desenvolver a sociabilidade através do estudo do movimento e da relação com o outro, promovendo a autopercepção, o desenvolvimento pessoal e coletivo. A pesquisa explora também a relevância da abordagem somática, refletindo sobre e apoiando-se nos pensamentos de Klauss Vianna (2018), Jussara Miller (2007) e Cora Lazlo (2018).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aprendendo a Dançar Com as Minhas Emoções
    (2023-12) RESENDE, Maria Eduarda Oliveira
    Esse artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem proposto para a EMEI Pedroso de Moraes em São Paulo (SP). Direcionado para crianças de quatro a seis anos, o projeto busca discutir a importância da sensibilidade às emoções na formação intelectual das crianças com a arte-educação no ensino formal explorando a expressividade corporal a partir do aspecto afetivo do desenvolvimento infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As possibilidades de relações com o bambu na criação em dança
    (2023-06-22) Silva, Thalita
    Neste artigo, destaco as viabilidades que o bambu gera através da criação em dança contemporânea, numa pesquisa de relações e práticas associadas a uma performance de dança chamada Maculelê, além de uma luta conhecida como Capoeira. Considero que essa prática possibilita novos caminhos de investigação na dança, para além das técnicas já vistas, dando-se novas perspectivas de pesquisa, principalmente com objeto em relação à sonoridade
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A poética do mover preto através da ginga
    (2023-06-22) Silva dos santos, Luiz felipe
    O artigo propõe o entrecruzamento da ginga da capoeira com a dança contemporânea no âmbito cênico. O presente estudo pretende propor moveres de contaminações e experimentações do corpo afrodescendente, através da relação com o objeto bambu, tendo a ginga como elemento disparador de movimentos e significados no contexto diaspórico afro-brasileiro. Os métodos utilizados no estudo de caso, nascem da montagem cênica de trabalho de conclusão do curso de bacharel em dança da Universidade Anhembi Morumbi (SP), originam-se nas praticidades das disciplinas elementos visuais e sonoros, preparação do corpo cênico, poéticas da cena e montagem cênica, tendo orientação e acompanhamento da professora mestra Suzana Bayona.