Dança
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dança por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 45
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Reconhecimento do entrelaçamento ancestral para a gestualidade(2022-06-21) Silva, IsabellaAo passar por um processo de estudos e pesquisas o laboratório de memórias traz a reconexão das sensações baseadas nas memórias corporais, como um trabalho de desenvolvimento acadêmico e pessoal. Através de um corpo com muitas complexidades, histórias, sensações e lembranças. A partir disto, o procedimento entrelaça a pesquisa, na dinâmica da criação de um corpo que é memória, no presente, e com isso reconstrói e reconhece por meio de gestos a ancestralidade que o habita.Artigo Científico Acesso aberto Criação em dança: uma multidão construída e reconstruída por identidades em construção e reconstrução(2022-06-21) Machado Neves, TalitaO presente escrito aborda um específico laboratório, experimentado no processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de bacharelado em Dança na Universidade Anhembi Morumbi, o qual originou um material cênico particular do espetáculo. Tal processo de criação direcionou-me para as seguintes reflexões: como se dá a construção de identidade de um determinado grupo, grupo que nesse trabalho eu denomino Multidão, e mais ainda, a forma como se dá a sua constante reconstrução. Ao mesmo tempo em que se configura a identidade desse grupo, de que forma se dá a construção, e as reconstruções, da identidade do indivíduo frente ao grupo. Nesse sentido, neste escrito há apresentações dos aspectos humanos, corpóreos, cênicos e compositivos em dança que me levaram a ser quem sou e que levaram a determinada Multidão a ser o que ela é.Artigo Científico Acesso fechado As relações existentes entre objetos relacionais e memórias sensoriais(2022-06-21) Almeida, LuanaEste artigo aborda parte da trajetória vivida dentro do trabalho de conclusão de curso de bacharelado, refere-se como as memórias de fora afetam o corpo. Trata-se de um relato com base no laboratório de sensação, estudado e experienciado no decorrer dos processos práticos da montagem cênica do curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, em que foi utilizado objetos relacionais manipulados no corpo causando um resgate das memórias e traumas, lidando com as sensações que surgem, provocando repertório para o corpo dançante.Artigo Científico Acesso aberto Investigação Cênica, corpo e presença(2022-06-21) Peluso, LuizaEste artigo, é um compartilhamento de pesquisa, estudo, que foi se desdobrando ao longo da Montagem Cênica para o TCC de Bacharelado do curso de Dança da UAM. É abordada uma ideia ampla sobre o que é presença cênica e corpo cênico, a partir de questionamentos, que surgiram ao longo da investigação coletiva para a composição cênica.Artigo Científico Acesso aberto A importância do ensino-aprendizado e suas formas para o desenvolvimento infantil nas práticas de balé dentro do município de Carapicuíba(2022-12) Souza, SabrinaEste artigo apresenta um estudo sobre o ensino da linguagem da dança no projeto "Balé de Bairro", na cidade de Carapicuíba (SP). Reflete sobre a forma de ensino de balé para crianças de cinco e seis anos, a partir dos Referenciais Nacionais da Educação Infantil (1998) e Isabel Marques (2010; 2019). Apresenta estratégias que facilitaram o processo de aprendizagem em balé no projeto refletido neste artigo, a partir do estudo dos elementos do movimento e suas combinações propostas por Rudolf Laban (1978), sob o viés de Daraína Pregnolatto (2004). Apresenta, reflete e discute sobre o planejamento didático e organização do ambiente de ensino-aprendizagem dentro do Projeto Balé de Bairro.Artigo Científico Acesso aberto Paralelos entre os ambientes de formação, cultura e ensino da dança(2022-12) Bicalho Doria, LuanaEsse artigo tem como objetivo desenvolver através de um relato pessoal da proposta de ensino aprendizagem desenvolvida no Centro Socioeducativo Perseverança III durante o segundo semestre de 2022, em São Paulo, SP. Reflete e discute as relações entre os ambientes de formação da artista-professora em dialogicidade com os estudantes da instituição, se apoiando no pensamento de entre-lugar da encruzilhada abordado por Jarbas Siqueira Ramos (2019) e o de autoatualização desenvolvido por Bell Hooks (2013). Apresenta sob o ponto de vista da docência, modos, escutas e procedimentos desenvolvidos ao longo do processo de ensino-aprendizagem para que os estados de presença e relações culturais desenvolvidos ao longo da formação como artista dentro e fora da Universidade Anhembi Morumbi transbordassem na atuação docente na entidade abordada.Artigo Científico Acesso aberto A dança acadêmica e os saberes dentro das comunidades(2022-12-09) Santos, IsabelaEste artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem em dança na Associação Paulista Beneficente- APABE, localizada no bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, em São Paulo (SP), que foi aplicado entre o início de fevereiro de 2022 e período final de novembro de 2022. A partir da experiência vivenciada na instituição, discute a necessidade de repensar os caminhos desenvolvidos dentro da Universidades de Dança para atuar em Associações Beneficentes existente em comunidades, com o intuito de possibilitar a emergência de conhecimento corporal e pessoal a partir das experiências vividas por essas crianças e jovens. O texto valida a cultura do funk e utiliza a plataforma "Tik Tok" como possibilidade de mediação em dança, de modo que os conhecimentos de estudantes de comunidades sejam apresentados e reconhecidos diante da comunidade de Dança. Opina que há uma base forte de conhecimentos culturais nas comunidades e reflete as estratégias apresentadas como uma não promoção da colonização territorial como forma de ensino. Baseia seu pensamento da Educação Construtivista para refletir e discutir os conceitos do texto, apresentando os procedimentos desenvolvidos dentro da comunidade.Artigo Científico Acesso aberto Uma proposta de ensino-aprendizagem em balé; O despertar das percepções na ONG Amis Morumbi(2022-12-15) Silva, IsabellaEste artigo apresenta o desenvolvimento de um projeto ao longo de um ano na ONG AMIS – Associação Morumbi de Integração Social, na cidade de São Paulo (SP) abordando conteúdos de balé em uma metodologia entrelaçada à percepção, à integração dos gestos e ao processo criativo como formas de lecionar a linguagem do Balé Clássico, a partir destas metodologias de ensino. Apresentando uma prática de reconexão das percepções do corpo, baseadas na representação do imaginário das estudantes, aliados aos elementos da natureza, apresenta e discute procedimentos para que os estudantes reflitam corporalmente suas diversidades, histórias, sensações e lembrança a partir das práticas pedagógicas aplicadas. A partir disto, o procedimento entrelaça a pesquisa, na dinâmica da criação, e com isso cada estudante reconstruir e reconhecer por meio de gestos as suas particularidades expressivas, em harmonia com os mundos que habitam.Artigo Científico Acesso aberto O brincar na dança; Uma proposta lúdica para o O CCA Irmã Derly Fabres(2022-12-15) Gonçalves, LuanaEste artigo relata e reflete o projeto de aulas desenvolvidos no CCA Irmã Derly Fabres, no segundo semestre de 2022. Apresenta a análise de contexto do bairro do Glicério, onde a instituição se localiza e também é aplicado o planejamento didático, em relação ao que foi vivenciado em sala de aula. Discute a relevância da ludicidade junto aos público-alvo a partir dos documentos nacionais de educação, como o BNCC (BRASIL, 2017) e suas relações com o pensamento de Klauss Vianna (2005) e Rudolf Laban (1978). Reflete a relevância da experiência pedagógica para os estudantes da instituição e defende o ato de brincar associado ao ensino da dança.Artigo Científico Acesso aberto Crianças criando danças: práticas pedagógicas em dança, o respeito à infância e o direito ao lúdico na EMEI Gabriel Prestes(2022-12-15) Simões, MichelleO presente artigo reflete práticas pedagógicas em Dança para crianças nos anos finais da primeira infância. Para alimentar estes escritos, resgato a minha própria figura infantil que almejava ser professora e a minha figura jovem adulta que, hoje, ministra aulas de dança na Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes para crianças de quatro a seis anos. A partir da reafirmação da legislação brasileira – a Constituição Federal Brasileira (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1991) e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1990) – articulada aos conteúdos da Dança a partir do pensamento de Isabel Marques (2009; 2010) e Klauss Vianna (2019), apresenta, reflete e discute uma análise de contexto da instituição escolar e os conteúdos desenvolvidos neste ambiente. Através dos autores e dos métodos empregados, discute e reafirma a luta pelo respeito à infância e ao livre brincar, refletindo que assim é possível desenvolver adultos conhecedores de seus próprios corpos e fruidores da ludicidade.Artigo Científico Acesso aberto Ensino do Balé Clássico quebrando barreiras: promovendo a socialização e integração através da dança-educação(2022-12-15) Batista, Maria Eduarda R.O.O artigo apresenta uma reflexão sobre a Dança-Educação na Dança Inclusiva, tendo como base a vivência e o desenvolvimento de experiência no estágio realizado na Associação Fernanda Bianchini, em São Paulo, de 09/05/2022- 15/06/2022 e 30/08/2022-17/12/2022 . Esta reflexão se dá por meio da proposta de ensino-aprendizagem em dança abordando a inclusão através do código do balé clássico aliado á abordagens somáticas, destacando-se a técnica Klauss Vianna através do pensamento de Jussara Miller (2007), relacionando com o contexto social da pessoa com deficiência na sociedade. Dissertando sobre a importância de trazer acessibilidade e abrir oportunidades no meio da dança, apontando como a inclusão através da arte possibilita o desenvolvimento de autonomia, autoconfiança, independência na vida da pessoa com deficiência.Artigo Científico Acesso aberto Arte e cultura periféricas por meio do ensino da dança: o confronto através de metodologias decoloniais em um contexto de vulnerabilidade social(2022-12-16) Yuri Nascimeto Meira RosaO artigo apresenta a análise e discussão do processo de ensino-aprendizagem através dos princípios da arte-educação (BARBOSA, 2006) durante o estágio ao longo de 2022, durante estágio realizado no CCA Irmã Derly Fabres, no bairro do Baixo Glicério, em São Paulo (SP). A partir de análise de contextos, apresenta a instituição de cunho socioeducacional e reflete como as técnicas de Waacking, de Voguing do Passinho Foda foram desenvolvidas na instituição. No contraponto entre a realidade e conscientização sócio político-econômica dos educandos, apresenta possibilidades sobre educação sexual, gênero e sexualidade através da arte da dança periférica, discutindo através da dança conteúdos de educação, através do processo de formação de cidadãos.Artigo Científico Acesso aberto A descoberta do corpo por meio da dança brincada e da brincadeira dançada na EMEI João Mendonça Falcão(2022-12-16) Machado Neves, TalitaO presente artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem em dança. Reflete sobre a ludicidade na primeira infância e propõe como estratégia de ensino a dança brincada e jogada, através das brincadeiras e dos jogos dançantes, baseado no que propõe o Referencial Curricular Nacional Comum da Educação Infantil (1998) e o Currículo Integrador da Infância Paulistana (2015). Apresenta os interesses docentes a partir de relatos da infância da autora do artigo no encontro com a análise de contexto e problematizações surgidas no cotidiano da EMEI João Mendonça Falcão, localizada no bairro do Brás, na zona central de São Paulo (SP). Apresenta e discute sobre conteúdos desenvolvidos e aplicados ao longo do ano de 2022 para as crianças da instituição, onde defende o desenvolvimento da formação integral na infância, especificamente para estudantes de quatro a seis anos, nessa instituição de ensino infantil na cidade de São Paulo.Artigo Científico Acesso aberto Para além das dramaturgias: Os sentidos que corpam novas descobertas.(2023-03-17) Andrade, LetíciaUm trabalho compositivo necessita de olhares atentos aos seus códigos, alegorias e sentidos levantados pelas intencionalidades criativas que ocorrem durante seu processo. E é sobre o nascimento das dramaturgias a partir das noções sobre o corpar da obra de dança “Nós ainda lembramos”, (criação coletiva, desenvolvida por 15 graduandos do TCC de bacharelado da turma de 2019), que este artigo irá investigar. Tendo como inquietação principal a questão sobre, de que forma uma obra se encaminha dramaturgicamente a partir do momento em que a corpamos?Artigo Científico Acesso aberto Aquilo que só a experiência dita: vivenciar, repensar e complexificar a docência.(2023-03-17) Andrade, LetíciaEste artigo é apresentado em formato artigo-depoimento, a partir das experiências pedagógicas vividas pela artista-professora no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022 dentro da ABENFI (Associação Beneficiente Filadélfia), na Zona Leste, de São Paulo (SP). Através de reflexões partindo de Fusari e Ferraz (1993), Edgar Morin (1996), Giorgio Agamben (2009) e Márcia Strazzacappa (2003), discute e contrapõe às pedagogias tradicionais de ensino que emergem docilizando os corpos de seus alunos de 14 a 16 anos em diversas outras instituições educacionais-sociais. Mobilizada pelas dificuldades práticas do contexto, atualiza as memórias do processo vivido dentro de sua própria formação em instituições formais. Nos depoimentos apresentados, também descreve e complexifica as seguintes questões: Como penetrar salas de aula e comunidades escolares tendo como base pedagogias que rompem com sistemas tecnicistas? Como desintegrar lógicas tradicionais que ganham forças a mais de 70 anos em nosso país? Entremeando o relato em primeira pessoa, o artigo reflete sobre seus conteúdos e metodologias pedagógicas, que dilatam e aprofundam a formação dos indivíduos abordados ao longo do texto, em busca de uma prática-formação autônoma e não-hierárquica em dança.Artigo Científico Acesso aberto O Contato Entre Dois Corpos Como Percursor do Movimento(2023-06-22) Garcia, Kamilly; Ludovico, LauraEste artigo tem como foco discutir a investigação do movimento através do contato entre dois corpos, tendo como base durante toda a pesquisa, a dança contemporânea, o contato improvisação e as abordagens somáticas. Ao buscar entender a intensidade que nos guia durante esse processo, trouxemos a intimidade e o terceiro peso como definições e caminhos, criamos e descobrimos imagens, possibilidades de transferência de peso uma sobre a outra e entendemos a relação profunda que acontece entre dois corpos.Artigo Científico Acesso aberto A poética do mover preto através da ginga(2023-06-22) Silva dos santos, Luiz felipeO artigo propõe o entrecruzamento da ginga da capoeira com a dança contemporânea no âmbito cênico. O presente estudo pretende propor moveres de contaminações e experimentações do corpo afrodescendente, através da relação com o objeto bambu, tendo a ginga como elemento disparador de movimentos e significados no contexto diaspórico afro-brasileiro. Os métodos utilizados no estudo de caso, nascem da montagem cênica de trabalho de conclusão do curso de bacharel em dança da Universidade Anhembi Morumbi (SP), originam-se nas praticidades das disciplinas elementos visuais e sonoros, preparação do corpo cênico, poéticas da cena e montagem cênica, tendo orientação e acompanhamento da professora mestra Suzana Bayona.Artigo Científico Acesso aberto O corpo único através de um objeto em comum(2023-06-22) Cunha Timochenco, Ludmila; Medeiros Vendramini, LuizaNeste artigo, temos o objetivo de refletir criticamente sobre a relação corpo-objeto e objeto-corpo a partir de uma lógica sensível e complexa. Sendo que, o objeto em estudo será unicamente um grande tecido, o qual está propondo uma experiência de corpo único através do centro gravitacional compartilhado entre as 4 integrantes do grupo. As experiências vivenciadas e estudadas na fisicalidade, a partir do aprofundamento dos elementos e processos corporais e sensitivos ao longo do sétimo semestre da graduação de Dança. As resultantes nos mostraram que é possível dois ou mais corpos distintos permanecerem conectados um ao outro, mesmo sem a necessidade do toque ou contato direto e como essa conexão se transmite cinestesicamente para o expectador.Artigo Científico Acesso aberto Corporeidade e dramaturgia: expressividade do corpo na pesquisa SOMA(2023-06-22) Caire Aires, ChristianeO presente artigo discute aspectos da montagem cênica SOMA, realizada pelo 7º semestre da faculdade de dança Anhembi Morumbi. A pesquisa dramaturgia "SOMA" apresenta diferentes cenas que se entrelaçam e se conectam, proporcionando uma experiência visual e sensorial única para o público. Através das movimentações executada pelos integrantes do elenco, o trabalho coletivo vai agregando camadas ao longo da performance.Artigo Científico Acesso aberto O entendimento dos sentidos que emergem da relação entre vocalização e movimento(2023-06-22) Resende, Maria Eduarda Oliveira; Kusunoki, SarahO presente artigo aponta a relação entre voz e corpo na cena, voltado para dança contemporânea como investigação, a partir do estudo teórico-prático baseado na leitura dramatúrgica processual (CALDAS, GADELHA, 2016) e da fisicalidade (RIBEIRO, 1994) dessa relação. Essa pesquisa faz parte do TCC de Bacharelado 2023, do curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, nomeado “SOMA”. Aborda o processo e os procedimentos de criação e composição de um recorte do espetáculo, a cena do grupo Voz. Após essa análise, abrimos discussão sobre como acontece as interpretações quando se cria o dueto de voz e movimento, em cena.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »