Dança
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Artigo Científico Acesso aberto A aplicação das abordagens somáticas para o desenvolvimento da prática holística do pole dance(2023-12) GARCIA, Kamilly ClaudianoEste artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem em dança voltado para o ensino do pole dance, direcionado a jovens e adultos de 17 a 50 anos no Studio Levittare, em Santo André. A abordagem prioriza práticas somáticas, enfocando na consciência corporal, conexão mente-corpo e a expressão individual. Além de aprimorar as habilidades no pole dance, o objetivo central é promover o bem-estar físico e emocional. A pesquisa explora a relevância da abordagem holística, desconstruindo estigmas associados ao pole dance e destacando-o como uma atividade enriquecedora para diversas faixas etárias apoiando-se nas técnicas dos pesquisadores Klauss Vianna, Rudolf Laban e Irmgard Bartenieff.Artigo Científico Acesso aberto A dança flamenca com base em vivências do cotidiano(2023-12) DINIZ, Paola Grassi BahiaO artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem proposto na Academia Hispalis em São José dos Campos, São Paulo. Voltado para o público entre 15 e 30 anos, embasa-se em Alejandra Toro (2015) para contextualizar o ensino da dança flamenca e no pensamento de Eloisa Domenici (2010) para fundamentar a relação do movimento de dança com a rotina diária das estudantes.Artigo Científico Acesso aberto A possibilidade de ressignificação do estudo de dança em centros sócio-educativos: um olhar mais interno para a educação do movimento(2023-12) VASCONCELOS, Geovanna de Nazaré CostaEste projeto de arte-educação foi desenvolvido a partir da experiência de montagem de sequências coreográficas para apresentação da Feira Cultural do CCA Perseverança III e a visão de dança que os alunos, professores e a instituição possuíam sobre dança, na capital de São Paulo. Aponta estratégias artístico-pedagógicas para crianças e adolescentes da instituição e discute possibilidades de reformular o pensamento sobre dança e movimento dentro desse recorte da população residente no bairro da Mooca. A partir dos pensamentos de Klauss Vianna (2005) e Rudolf Laban (1978), permeia as Abordagens Somáticas para discutir corporalmente a corporeidade destes indivíduos.Artigo Científico Acesso aberto A relação da vulnerabilidade social com as danças urbanas para adolescentes(2023-12) MARTINS, Laura Maria DerosaEste artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem em dança e busca debater a relação da vulnerabilidade social de adolescentes com as danças urbanas. A disciplina foi aplicada no Instituto Cristão de Ensino e Cultura (InCec) na Vila Mariana, São Paulo. Apresenta a cultura hip-hop através do ensino de danças urbanas, integrando aulas práticas e teóricas, quando discute sobre procedimentos que podem desenvolver a sociabilidade através do estudo do movimento e da relação com o outro, promovendo a autopercepção, o desenvolvimento pessoal e coletivo. A pesquisa explora também a relevância da abordagem somática, refletindo sobre e apoiando-se nos pensamentos de Klauss Vianna (2018), Jussara Miller (2007) e Cora Lazlo (2018).Artigo Científico Acesso aberto Aprendendo a Dançar Com as Minhas Emoções(2023-12) RESENDE, Maria Eduarda OliveiraEsse artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem proposto para a EMEI Pedroso de Moraes em São Paulo (SP). Direcionado para crianças de quatro a seis anos, o projeto busca discutir a importância da sensibilidade às emoções na formação intelectual das crianças com a arte-educação no ensino formal explorando a expressividade corporal a partir do aspecto afetivo do desenvolvimento infantil.Artigo Científico Acesso aberto Aprendizados que a motricidade traz ao corpo de crianças de 0 a 3 anos(2023-12) AIRES, Christiane CaireO artigo propõe um processo de ensino-aprendizagem focado na motricidade de crianças de zero a três anos com base em um trabalho de campo feito por mim no CEU CEI Jaçanã em São Paulo capital. Busca-se explorar o autoconhecimento infantil por meio do movimento, dança e atividades lúdicas, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. O público-alvo é voltado para a faixa etária de 0 a 3 anos. O estudo utiliza pesquisas bibliográficas e relatos de experiência para analisar as características individuais e coletivas destacando como a motricidade pode influenciar na aprendizagem. O trabalho baseia-se em documentos como o Referencial Nacional Curricular Para Educação Infantil (1998) e no pensamento de Marie-Madeleine Béziers (1994) e André Trindade (2016) ao propor estratégias pedagógicas para potencializar o ensino e a aprendizagem nesse contexto.Artigo Científico Acesso aberto Aquilo que só a experiência dita: vivenciar, repensar e complexificar a docência.(2023-03-17) Andrade, LetíciaEste artigo é apresentado em formato artigo-depoimento, a partir das experiências pedagógicas vividas pela artista-professora no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022 dentro da ABENFI (Associação Beneficiente Filadélfia), na Zona Leste, de São Paulo (SP). Através de reflexões partindo de Fusari e Ferraz (1993), Edgar Morin (1996), Giorgio Agamben (2009) e Márcia Strazzacappa (2003), discute e contrapõe às pedagogias tradicionais de ensino que emergem docilizando os corpos de seus alunos de 14 a 16 anos em diversas outras instituições educacionais-sociais. Mobilizada pelas dificuldades práticas do contexto, atualiza as memórias do processo vivido dentro de sua própria formação em instituições formais. Nos depoimentos apresentados, também descreve e complexifica as seguintes questões: Como penetrar salas de aula e comunidades escolares tendo como base pedagogias que rompem com sistemas tecnicistas? Como desintegrar lógicas tradicionais que ganham forças a mais de 70 anos em nosso país? Entremeando o relato em primeira pessoa, o artigo reflete sobre seus conteúdos e metodologias pedagógicas, que dilatam e aprofundam a formação dos indivíduos abordados ao longo do texto, em busca de uma prática-formação autônoma e não-hierárquica em dança.Artigo Científico Acesso aberto Arte e cultura periféricas por meio do ensino da dança: o confronto através de metodologias decoloniais em um contexto de vulnerabilidade social(2022-12-16) Yuri Nascimeto Meira RosaO artigo apresenta a análise e discussão do processo de ensino-aprendizagem através dos princípios da arte-educação (BARBOSA, 2006) durante o estágio ao longo de 2022, durante estágio realizado no CCA Irmã Derly Fabres, no bairro do Baixo Glicério, em São Paulo (SP). A partir de análise de contextos, apresenta a instituição de cunho socioeducacional e reflete como as técnicas de Waacking, de Voguing do Passinho Foda foram desenvolvidas na instituição. No contraponto entre a realidade e conscientização sócio político-econômica dos educandos, apresenta possibilidades sobre educação sexual, gênero e sexualidade através da arte da dança periférica, discutindo através da dança conteúdos de educação, através do processo de formação de cidadãos.Artigo Científico Acesso aberto As abordagens somáticas como caminho para aprendizagem de tumbling(2023-12) VENDRAMINI, Luiza de MedeirosEste trabalho apresenta um projeto de ensino-aprendizagem que tem como objetivo refletir como as abordagens somáticas podem contribuir para o ensino de tumbling. Embasa-se na sistematização da técnica Klauss Vianna feita por Jussara Miller (2016), para propor uma exploração do corpo, que desenvolva uma consciência corporal e uma execução das habilidades de tumbling de forma mais consciente.Artigo Científico Acesso aberto O brincar na dança; Uma proposta lúdica para o O CCA Irmã Derly Fabres(2022-12-15) Gonçalves, LuanaEste artigo relata e reflete o projeto de aulas desenvolvidos no CCA Irmã Derly Fabres, no segundo semestre de 2022. Apresenta a análise de contexto do bairro do Glicério, onde a instituição se localiza e também é aplicado o planejamento didático, em relação ao que foi vivenciado em sala de aula. Discute a relevância da ludicidade junto aos público-alvo a partir dos documentos nacionais de educação, como o BNCC (BRASIL, 2017) e suas relações com o pensamento de Klauss Vianna (2005) e Rudolf Laban (1978). Reflete a relevância da experiência pedagógica para os estudantes da instituição e defende o ato de brincar associado ao ensino da dança.Artigo Científico Acesso aberto Como o chão vira brincadeira?: o desenvolvimento infantil a partir da dança contemporânea(2023-12) SUGIURA, Luisa ZachariasEste artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem proposto na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedroso de Moraes, na cidade de São Paulo, voltado a crianças de 4 a 6 anos de escola formal pública. O texto discute a questão da verticalidade e tensão no desenvolvimento de crianças, ao apresentar procedimentos onde seus corpos mobilizam o tônus em contato com o chão através da exploração individual de suas possibilidades de movimento a partir do pensamento de Lenira Rengel (2001), Daraína Pregnolatto (2004), Jussara Miller (2012) e referenciado na Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998).Artigo Científico Acesso aberto O Contato Entre Dois Corpos Como Percursor do Movimento(2023-06-22) Garcia, Kamilly; Ludovico, LauraEste artigo tem como foco discutir a investigação do movimento através do contato entre dois corpos, tendo como base durante toda a pesquisa, a dança contemporânea, o contato improvisação e as abordagens somáticas. Ao buscar entender a intensidade que nos guia durante esse processo, trouxemos a intimidade e o terceiro peso como definições e caminhos, criamos e descobrimos imagens, possibilidades de transferência de peso uma sobre a outra e entendemos a relação profunda que acontece entre dois corpos.Artigo Científico Acesso aberto O corpo único através de um objeto em comum(2023-06-22) Cunha Timochenco, Ludmila; Medeiros Vendramini, LuizaNeste artigo, temos o objetivo de refletir criticamente sobre a relação corpo-objeto e objeto-corpo a partir de uma lógica sensível e complexa. Sendo que, o objeto em estudo será unicamente um grande tecido, o qual está propondo uma experiência de corpo único através do centro gravitacional compartilhado entre as 4 integrantes do grupo. As experiências vivenciadas e estudadas na fisicalidade, a partir do aprofundamento dos elementos e processos corporais e sensitivos ao longo do sétimo semestre da graduação de Dança. As resultantes nos mostraram que é possível dois ou mais corpos distintos permanecerem conectados um ao outro, mesmo sem a necessidade do toque ou contato direto e como essa conexão se transmite cinestesicamente para o expectador.Artigo Científico Acesso aberto Corporeidade e dramaturgia: expressividade do corpo na pesquisa SOMA(2023-06-22) Caire Aires, ChristianeO presente artigo discute aspectos da montagem cênica SOMA, realizada pelo 7º semestre da faculdade de dança Anhembi Morumbi. A pesquisa dramaturgia "SOMA" apresenta diferentes cenas que se entrelaçam e se conectam, proporcionando uma experiência visual e sensorial única para o público. Através das movimentações executada pelos integrantes do elenco, o trabalho coletivo vai agregando camadas ao longo da performance.Artigo Científico Acesso aberto Corpos Criticos em existencia: (Re)conhecer o eu através das relações entre dança, decolonialidade e os estudos somáticos dentro da escola(2023-12) LEAL, Maria vitória da Silva , Maria Vitória da Silva LealEste artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem em dança desenvolvido na Escola Estadual Fernão Dias Paes, na Zona Oeste de São Paulo. Ministrado para as turmas de ensino médio durante o segundo semestre de 2023, o texto apresenta os estudos de movimento desenvolvidos com as turmas, além de promover uma reflexão crítica sobre o movimento e os corpos dentro da escola pública. A partir de uma análise de contexto do instituto, propõe um estudo a partir das realidades de cada alune e reflete como a relação entre os corpos e conhecimentos podem desenvolver caminhos de reflexão com tais estudantes, a partir de ações que promovam o mover a partir da sensibilização do corpo e sua coletividadeArtigo Científico Acesso aberto Corpos negros na dança: o samba como resistência.(2023-12) CRUZ , Ariê SuyaneO artigo presente apresenta o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na Escola De Samba Imperatriz Da Paulicéia, na cidade de São Paulo. Levando o ensino para homens e mulheres sem restrição de idade, abordando a importância do corpo negro na dança a partir do samba, quando através desta manifestação cultural reflete sobre o corpo marginalizado e resgata sua ancestralidade e história. A partir dos pensamentos de Daniels Neves Silva (2023), Erika Verling (2019), Tiago de Melo Gomes (2004) e Gabriel Ramon Ferreira Lima (2020) discute o entendimento dos corpos negros a partir de suas vivências.Artigo Científico Acesso aberto Criação em dança: uma multidão construída e reconstruída por identidades em construção e reconstrução(2022-06-21) Machado Neves, TalitaO presente escrito aborda um específico laboratório, experimentado no processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de bacharelado em Dança na Universidade Anhembi Morumbi, o qual originou um material cênico particular do espetáculo. Tal processo de criação direcionou-me para as seguintes reflexões: como se dá a construção de identidade de um determinado grupo, grupo que nesse trabalho eu denomino Multidão, e mais ainda, a forma como se dá a sua constante reconstrução. Ao mesmo tempo em que se configura a identidade desse grupo, de que forma se dá a construção, e as reconstruções, da identidade do indivíduo frente ao grupo. Nesse sentido, neste escrito há apresentações dos aspectos humanos, corpóreos, cênicos e compositivos em dança que me levaram a ser quem sou e que levaram a determinada Multidão a ser o que ela é.Artigo Científico Acesso aberto Crianças criando danças: práticas pedagógicas em dança, o respeito à infância e o direito ao lúdico na EMEI Gabriel Prestes(2022-12-15) Simões, MichelleO presente artigo reflete práticas pedagógicas em Dança para crianças nos anos finais da primeira infância. Para alimentar estes escritos, resgato a minha própria figura infantil que almejava ser professora e a minha figura jovem adulta que, hoje, ministra aulas de dança na Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes para crianças de quatro a seis anos. A partir da reafirmação da legislação brasileira – a Constituição Federal Brasileira (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1991) e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1990) – articulada aos conteúdos da Dança a partir do pensamento de Isabel Marques (2009; 2010) e Klauss Vianna (2019), apresenta, reflete e discute uma análise de contexto da instituição escolar e os conteúdos desenvolvidos neste ambiente. Através dos autores e dos métodos empregados, discute e reafirma a luta pelo respeito à infância e ao livre brincar, refletindo que assim é possível desenvolver adultos conhecedores de seus próprios corpos e fruidores da ludicidade.Artigo Científico Acesso aberto A dança acadêmica e os saberes dentro das comunidades(2022-12-09) Santos, IsabelaEste artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem em dança na Associação Paulista Beneficente- APABE, localizada no bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, em São Paulo (SP), que foi aplicado entre o início de fevereiro de 2022 e período final de novembro de 2022. A partir da experiência vivenciada na instituição, discute a necessidade de repensar os caminhos desenvolvidos dentro da Universidades de Dança para atuar em Associações Beneficentes existente em comunidades, com o intuito de possibilitar a emergência de conhecimento corporal e pessoal a partir das experiências vividas por essas crianças e jovens. O texto valida a cultura do funk e utiliza a plataforma "Tik Tok" como possibilidade de mediação em dança, de modo que os conhecimentos de estudantes de comunidades sejam apresentados e reconhecidos diante da comunidade de Dança. Opina que há uma base forte de conhecimentos culturais nas comunidades e reflete as estratégias apresentadas como uma não promoção da colonização territorial como forma de ensino. Baseia seu pensamento da Educação Construtivista para refletir e discutir os conceitos do texto, apresentando os procedimentos desenvolvidos dentro da comunidade.Artigo Científico Acesso aberto Dança em diálogo com o reconhecimento de si, do outro e do mundo: uma proposta de ensino-aprendizagem no cca irmã derly fabres(2023-12) SILVA, Elizabeth SantosO presente artigo descreve e reflete uma proposta de ensino-aprendizagem desenvolvido na instituição Centro da Criança e do Adolescente Irmã Derly Frames, ao longo do segundo semestre de 2023. Voltado para crianças entre seis a oito anos de idade o projeto discute as implicações do estudo de espaço, desenvolve jogos e brincadeiras integrados ao estudo do movimento. Partindo dos documentos nacionais de educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e suas relações com as abordagens somáticas e o pensamento de Klauss Vianna (2005), discute como tais procedimentos podem trazer melhorias para os processos de socialização desses indivíduos.
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