Treinamento Gamificado em primeiros socorros para profissionais de escola
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Data
2023-12
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
PALMEIRA, Camila Pamplona Lopes
AVELINO, Jaqueline de Souza
Orientador
FERNANDES, Carolina Nóvoa
Coorientador
Resumo
Os primeiros socorros são intervenções cruciais para ajudar em emergências, podendo ser realizados por qualquer pessoa treinada, e não apenas por profissionais de saúde. A rapidez dessas ações é vital para a sobrevivência das vítimas. Infelizmente, muitas pessoas não têm treinamento adequado. Locais como escolas são propensos a eventos graves, como indicam estatísticas de óbitos infantis entre 2012 e 2021, com uma média anual de cerca de 187,6 casos. Objetivo: Mensurar a eficácia de um treinamento gamificado em primeiros socorros para profissionais de uma escola infantil. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental de abordagem quantitativa. A população do estudo consistiu em 25 funcionários de uma instituição de ensino privada que atende a níveis de educação infantil e fundamental, situada na cidade de Santo André. Os participantes receberam um treinamento teórico-prático, seguido de uma atividade gamificada para fixação do conteúdo. Todos foram submetidos a um pré-teste e pós-teste imediato. A análise de dados foi realizada a partir do teste de McNemar. Resultados: Primeiramente, fizemos um comparativo de acertos e erros totais da amostra entre os pré-testes e pós-teste imediato, no qual evidenciamos um percentual de acertos de 61,54% e 92,31%, esses dados foram encontrados a partir da somatória de acertos de todos os participantes. Quando aplicado o teste de McNemar, obtivemos significância estatística para as questões 4 (p = 0,0009766), 5 (p = 1,192e-07), 6 (p = 0,03125), 7 (p= 0,001953), 9 (p = 0,03125), 10 (p = 0,0001221), 13 (p = 0,007813) e 14 (p = 0,03125). Discussão: Foi possível constatar que, ao término do treinamento, que envolveu aspectos teóricos, práticos e a aplicação gamificação, os participantes demonstraram aptidão em lidar com situações emergenciais. Os resultados obtidos, incluindo a taxa de acertos, os percentuais de aproveitamento e a evolução entre o pré e pós-teste, corroboram para uma tese de que nosso estudo alcançou com êxito seu objetivo de aprimorar a capacitação em primeiros socorros para professores e profissionais de escolas. Com a aplicação do teste de McNemar foi possível constatar progresso no aprendizado em 61,53% das questões, elucidando eficácia no treinamento aplicado. Conclusão: Diante do estudo foi possível notar que o nível de conhecimentos dos participantes sobre temática de primeiros socorros era relativamente baixo antes do treinamento e das práticas aplicadas. A partir das análises que foram aplicadas nos pré-testes e pós testes ficou evidente uma evolução do conhecimento sobre os primeiros socorros pelos participantes, seja agrupando por faixa etária ou escolaridade.
Palavras-chave
Primeiros socorros, Gamificação, Educação em saúde