A perda da proficiência de voo manual em aeronaves com alto grau de automatismo
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2024-06
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
MOLLICA, Gabriel Silva Francisco
Orientador
LOHN, Joel Irineu
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto da crescente automação nas aeronaves comerciais na proficiência de voo manual dos pilotos, investigando os fatores que contribuem para essa perda de proficiência. A pesquisa atual adotou uma abordagem exploratória e qualitativa através da revisão bibliográfica de uma ampla variedade de fontes, como documentos de órgãos aeronáuticos, relatórios de acidentes, monografias e revistas especializadas para aprofundar a compreensão dos desafios enfrentados pelos pilotos diante da crescente automação das aeronaves comerciais. Apesar da automação trazer inúmeros benefícios para a aviação ter o nível de segurança atual, há um consenso emergente de que um equilíbrio adequado entre automação e habilidades de voo manual é essencial para garantir a segurança de voo e a eficiência das operações aéreas. Existe atualmente, preocupações significativas quanto à dependência excessiva da automação, que pode levar à deterioração das habilidades de voo manual dos pilotos e consequentemente prejudicar a segurança operacional. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que, uma abordagem proativa e focada no desenvolvimento e manutenção das habilidades de voo manual dos pilotos é fundamental para garantir a segurança e a eficácia contínuas das operações aéreas em um mundo cada vez mais automatizado. Se faz necessário integrar a automação com as habilidades manuais, sendo que um complementa a operação do outro.
Palavras-chave
automação, perda de proficiência, segurança de voo, voo manual