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Título: Acessibilidade espacial em escolas municipais: estudo de caso da escola de educação básica Elizabeth Ulyssea Arantes, no município de Laguna
Autor(es): Carneiro, Maria Rute Izidoro
Orientador: Martins, Vivian Mendes da Silva
Tipo de material: Monografia
Data: 2018
Palavras-chave: Acessibilidade
NBR 9050
Inclusão escolar
Escolas municipais
Laguna/SC
Resumo: In this conclusion work can be perceived the importance of social inclusion in schools, since it is in them that we learn personal principles that we adopt for life and also, in them that we learn to live in collectivity. Onwards, from a case study done in one school sample in Laguna city in Santa Catarina, was possible to diagnose that our schools are still poor talking about the spatial accessibility. Furthermore, catalogue a research guiding the patterns of the ABNT Technical Standard – NBR 9050, nowadays the 13.146/2015 law, together with a research done in loco in the Basic Education Elizabeth Ulyssea Arantes School, to identify the barriers and constructions flaws about the lack of suitable accessibility, after that realizing a design recommendation of the spatial accessibility readjustment. With these changes, suggested to improve the school atmosphere, hopefully none disabled person or with restrict mobility, be it whatever it is, feel not able of moving, horizontally or vertically in external as internal spaces, without help of others to access the school environment.
Neste trabalho de conclusão de curso, pode ser percebido a importância da inclusão social nas escolas, pois é nelas que aprendemos os princípios pessoais que adotamos para a vida e é nelas que aprendemos a conviver em coletividade. A partir de um estudo de caso feito em uma amostra no município de Laguna/SC, foi possível diagnosticar que nossas escolas ainda são precárias quanto à acessibilidade espacial. Para tanto, elencou-se como norteador da pesquisa, os padrões da Norma Técnica da ABNT - NBR 9050, agora Lei nº 13.146/2015, juntamente com a pesquisa feita in loco na Escola de Educação Básica Elizabeth Ulyssea Arantes, para identificação das barreiras e falhas construtivas sobre a falta de acessibilidade adequada, realizando em seguida uma recomendação projetual de readequação da acessibilidade espacial. Com estas mudanças sugeridas para melhorar o ambiente escolar, espera-se que nenhuma pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, seja ela qual for, se sinta impossibilitada de se locomover horizontal ou verticalmente tanto nos espaços externos quanto internos, sem necessitar da ajuda de terceiros para acessar a ambientes pertencentes a escola.
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