Características do atributo de valor da atratividade em instituições de ensino superior privada, sob a ótica dos estudantes
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Data
2024-06
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
MARQUES, Fernanda
Orientador
MAZON, Gisele
Coorientador
Resumo
A história das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil começou com a chegada da família real em 1808. As primeiras IES nacionais surgiram por volta dos anos 1910, 1920, mas só foi na década de 90 que as IES passaram a ser consideradas um negócio. A
privatização do ensino superior promove uma oferta maior da educação superior e uma acirrada competição entre as IES privadas, que precisam trabalhar com os fatores de atratividade para captar estudantes. Portanto, essa competição faz com que a IES busque estar
alinhada à satisfação do aluno que de certa forma é um de seus objetivos principais. De acordo com dados do Censo de Educação Superior - INEP (2023) o ensino privado detém a maioria das IES, representando um percentual de 88% das instituições de educação superior
privadas no Brasil. Esse dado nos mostra como a demanda das IES privadas está alta e o quanto os fatores de atratividade se tornam importantes em um mercado repleto de opções. Visto isso, este trabalho se propôs a pesquisar quais os atributos de valor que caracterizam a
atratividade institucional das IES privadas, na visão dos estudantes. Para alcançar esse propósito, utilizou-se métodos classificados como quantitativa, descritiva e survey. A população do presente estudo foi composta por estudantes pertencentes a instituições
privadas, sediadas no Brasil, devidamente ativas e cadastradas na plataforma do ministério da educação. Classificadas na categoria administrativa como sendo “privadas com fins lucrativos” e com tipo de organização acadêmica categorizada em faculdade, centro
universitário e universidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário feito no Google Forms que foi distribuído por meio de sistema eletrônico de mensagem (whatsapp, e-mail) para vários alunos de diversos estados do Brasil. Esta pesquisa
fez uso da modelagem de equações estruturais e como método de estimação, mínimos quadrados parciais (SEM-PLS). A análise dos dados foi feita por meio do software smart PLS. Os resultados indicaram uma população jovem, sendo a maioria pertencente à
graduação, à Universidades, estando no início do curso. Boa parte dos indicadores foi validado, os atributos intangíveis e os de rapport tiveram todos seus indicadores validados, mostrando que os respondentes classificaram mais questões subjetivas como atrativas (marca,
imagem, percepção relativa) do que tangíveis. Por meio dos resultados encontrados é possível observar que os índices de contribuição de cada indicador nos construtos possibilitam sugerir rotas estratégias de gestão para a geração da atratividade nas IES privadas brasileiras. Nesse sentido, considerando-se a avaliação dos indicadores que foram validados em cada construto do modelo, uma das rotas estratégicas e sugestão do presente estudo para que as IES concentrem suas ações de atratividade focadas nos aspectos relacionados ao constructo
validados.
Palavras-chave
Atratividade, Atributos de valor, Ensino superior, Instituições de ensino superior privadas