Análise da relação tensão x deformação em relação à diferentes profundidades ao longo do eixo de implantação de uma rodovia hipotética sobre banco sedimentar de argila mole: análises em nível de engenharia geotécnica conceitual

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Data

2017

Tipo de documento

Monografia

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Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Pian, Marieli Aparecida

Orientador

Medeiros, Ismael

Coorientador

Resumo

In Brazil, deposits of soft soils are located along a large part of the coastal region, including the state of Santa Catarina, where it is frequent to observe recharge due to the high compressibility of these soils. Nowadays, with the advancement of technology, through scientific research, and the great expansion of the road network, the areas of compressible soils, previously avoided for the implantation of works, have been used as viable alternatives and becoming more and more common. Thus, this research aims to contribute to the scientific advance through the knowledge of local soil stratigraphy, geotechnical parameters, and soil softening behavior, located in the city of Tubarão - SC. The geotechnical parameters were obtained through field tests of SPT probes. These surveys present in their results a visual tactile characterization of the studied soil, which was used to construct a correlation with soils with the same HBR classification, from a region close to the one where the highway will be built. The stratigraphy of the local soil is composed of layers of clay, being that only the first layer, defined up to 4.45m deep, was studied. Predensing of the soft and cc soils ranging from 0.042698 and cr of 0.04638 to 0.18615 was observed. Most of the geotechnical parameters obtained are within the behavior trend of the other Brazilian and Santa Catarina soils studied. In this way, it was verified that there is a tendency of stabilization of the settlements in the place of study.
No Brasil, os depósitos de solos moles estão localizados ao longo de grande parte da região litorânea, incluindo a do Estado de Santa Catarina, onde é frequente a observação de recalques devido à alta compressibilidade desses solos. Atualmente, com o avanço da tecnologia, através de pesquisas científicas, e a grande expansão da malha viária, as áreas de solos compressíveis, antes evitadas para implantação de obras, vêm sendo utilizadas como alternativas viáveis e se tornando cada vez mais comuns. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com o avanço científico através do conhecimento da estratigrafia do solo local, parâmetros geotécnicos, e comportamento do adensamento de um solo mole, localizado no município de Tubarão - SC. Os parâmetros geotécnicos foram obtidos através de ensaios de campo de sondagens SPT. Estas sondagens apresentam em seus resultados, uma caracterização tátil visual do solo em estudo, o qual foi utilizado para construção de uma correlação com dados de solos com mesma classificação HBR, de uma região próxima aquela onde será construída a rodovia em estudo. A estratigrafia do solo local é composta por camadas de argila superficiais, sendo que foi estudada apenas a primeira camada, definida até 4,45m de profundidade. Observou-se o pré-adensamento dos solos moles e cc variando de 0, 0,42698 e cr de 0,04638 a 0,18615. A maioria dos parâmetros geotécnicos obtidos se enquadram na tendência de comportamento dos demais solos brasileiros e catarinenses estudados. Dessa forma, verificou-se que existe a tendência de estabilização dos recalques no local de estudo.

Palavras-chave

Solos moles, Parâmetros geotécnicos, Argila

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