Práticas integrativas e complementares: efeitos da musicoterapia no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista.
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Data
2024-06
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
REINERT,, Carlos Henrique
Orientador
SCHULZE,, Luana Patricia
Coorientador
FARIA,, Cristiane Bandeira
Resumo
INTRODUÇÃO: O TEA, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo. Trata-se de
um transtorno do desenvolvimento, caracterizado por comportamentos repetitivos e
dificuldades nas interações sociais, como está condição não tem cura, busca-se
alternativas e métodos de tratamentos que amenize os efeitos acarretados, a fim de
promover qualidade de vida para as crianças acometidas. As práticas integrativas e
complementares, surgem com o intuito de promover alternativas de tratamentos, que
contribui para melhora da saúde, não substituindo o tratamento farmacológico, mas sim
complementando, a fim de amenizar os efeitos, e oferta melhora nas condições presentes.
OBJETIVO: Descrever quais os efeitos da musicoterapia no desenvolvimento da criança
com Transtorno Do Espectro Autista. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão
bibliográfica integrativa, onde as pesquisas que fundamentaram este estudo foram nas
plataformas, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados de enfermagem
(BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe (LILACS) e Medical Literature
Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE). RESULTADOS E DISCUSÃO: A
partir da análise dos artigos foi possível descrever quais os efeitos da musicoterapia no
desenvolvimento da criança com Transtorno Do Espectro Autista, onde eles são:
contribuição nas funções intelectuais, motoras, sociais, espirituais, desenvolvimento
cognitivo, diminuição dos efeitos do TEA, qualidade de vida, melhora na comunicação e
aprendizagem. CONCLUSÃO: Ao longo do estudo é possível observar inúmeros
benefícios, acarretados pela aplicação da musicoterapia. Porém a literatura ainda carece
de evidências que comprovem estes resultados a longo prazo. Este artigo tem a finalidade
de aprimorar os conhecimentos de profissionais que trabalham diretamente com TEA, a
fim de nortear a aplicação de novas formas terapêuticas. Sugere-se que novos estudos
sejam aplicados a fim de evidenciar os resultados a longo prazo, da musicoterapia como
tratamento terapêutico em crianças com TEA.
Palavras-chave
alternativas, efeitos, qualidade de vida