Práticas integrativas e complementares: efeitos da musicoterapia no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista.

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Data

2024-06

Tipo de documento

Artigo Científico

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Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

REINERT,, Carlos Henrique

Orientador

SCHULZE,, Luana Patricia

Coorientador

FARIA,, Cristiane Bandeira

Resumo

INTRODUÇÃO: O TEA, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo. Trata-se de um transtorno do desenvolvimento, caracterizado por comportamentos repetitivos e dificuldades nas interações sociais, como está condição não tem cura, busca-se alternativas e métodos de tratamentos que amenize os efeitos acarretados, a fim de promover qualidade de vida para as crianças acometidas. As práticas integrativas e complementares, surgem com o intuito de promover alternativas de tratamentos, que contribui para melhora da saúde, não substituindo o tratamento farmacológico, mas sim complementando, a fim de amenizar os efeitos, e oferta melhora nas condições presentes. OBJETIVO: Descrever quais os efeitos da musicoterapia no desenvolvimento da criança com Transtorno Do Espectro Autista. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, onde as pesquisas que fundamentaram este estudo foram nas plataformas, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados de enfermagem (BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE). RESULTADOS E DISCUSÃO: A partir da análise dos artigos foi possível descrever quais os efeitos da musicoterapia no desenvolvimento da criança com Transtorno Do Espectro Autista, onde eles são: contribuição nas funções intelectuais, motoras, sociais, espirituais, desenvolvimento cognitivo, diminuição dos efeitos do TEA, qualidade de vida, melhora na comunicação e aprendizagem. CONCLUSÃO: Ao longo do estudo é possível observar inúmeros benefícios, acarretados pela aplicação da musicoterapia. Porém a literatura ainda carece de evidências que comprovem estes resultados a longo prazo. Este artigo tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos de profissionais que trabalham diretamente com TEA, a fim de nortear a aplicação de novas formas terapêuticas. Sugere-se que novos estudos sejam aplicados a fim de evidenciar os resultados a longo prazo, da musicoterapia como tratamento terapêutico em crianças com TEA.

Palavras-chave

alternativas, efeitos, qualidade de vida

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