A Mancha no Design e a (in)visibilidade da produção negra na Idade “Mídia”

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Data

2024-04

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Oliveira, Jean Carlos de

Orientador

Arantes, Priscila Almeida Cunha

Coorientador

Resumo

No contexto das discussões contemporâneas sobre educação decolonial, intercultural e antirracista, amplamente debatidas nos últimos anos no Brasil e na América Latina, esta pesquisa visa analisar os processos de invisibilidade da produção negra na formação de designers brasileiros. A partir da noção da mancha indelével da cor, o estudo desenvolve o conceito de "Mancha no Design" para evidenciar como as práticas de design e o racismo algorítmico, uma forma contemporânea de racismo nas redes sociais e plataformas digitais, tem impedido essa produção de ser reconhecida e valorizada. Além disso, a pesquisa analisa três iniciativas que utilizam as mídias digitais e as redes sociais como formas de resistência a esses padrões excludentes.

Palavras-chave

mancha no design, invisibilidade no design, racismo algorítmico, design e política, resistência nas redes sociais

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