O papel da língua portuguesa no contexto escolar: a perspectiva dos alunos que abandonaram o ensino fundamental
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Data
2003-12
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Sangaletti, Ana Regene Varela
Orientador
Furlanetto, Maria Marta
Coorientador
Resumo
Apresenta-se, neste estudo, uma pesquisa realizada com alunos evadidos da escola que estudam no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), localizado no município de Araranguá/SC. Trata-se de relatar os motivos pelos quais os estudantes saíram e, posteriormente, retornaram à escola, bem como o papel da Língua Portuguesa no fenômeno da evasão, conforme se elucida no primeiro capítulo. Enfatiza-se, por conseguinte, o discurso da aprendizagem, na pesquisa, visto que a perspectiva do ensino está contemplada no referencial teórico. Nesse sentido, apresenta-se um diagnóstico da escola, ressaltando sua linguagem, o discurso pedagógico e a teoria das Inteligências Múltiplas, bem como a questão da ludicidade. O ato pedagógico, na ótica dos alunos, é o conteúdo do segundo capítulo, com a apresentação, análise e discussão dos dados coletados. Os depoimentos enfocam os conteúdos programáticos, os métodos de ensino, os professores e seus respectivos sentimentos, lembranças e traumas, com destaque especial para a Língua Portuguesa. O trabalho contém propostas para a construção de uma escola diferente, centrada em uma pedagogia radical compromissada com a transformação da sociedade. Nesse contexto, destacam-se os temas que enfocam as questões da linguagem, discurso e interpretação, os pressupostos psicopedagógicos que contemplam os sentimentos e as diferentes habilidades dos seres humanos, bem como a escola que os alunos idealizam, em termos de conteúdos, métodos e postura dos professores. Embora sejam específicas para a Língua Portuguesa, tem- se a convicção de que servem, igualmente, para os demais componentes curriculares.
Palavras-chave
Evasão, Discurso pedagógico, Ludicidade, Estrutura escolar, Língua portuguesa