Os impactos da rotulagem nutricional frontal nas escolhas alimentares dos consumidores: uma revisão integrativa da literatura

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Data

2014-07

Tipo de documento

Monografia

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Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

OLIVEIRA, Juliana Santos de

Orientador

ZARPELON, Willian

Coorientador

Resumo

Objetivo: Este estudo visa investigar os principais aspectos e consequências da legislação recente sobre rotulagem nutricional frontal (RNF), especialmente quanto ao comportamento dos consumidores e à adaptação da indústria. Serão analisadas as implementações de RFN em outros países e as reações dos consumidores às mudanças, assim como a conformidade da indústria com a legislação vigente desde outubro de 2023. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com seleção de produções nas bases de dados BVS, PUBMED, LILACS e SCIELO. Foram incluídos artigos científicos originais que abordam a nova rotulagem nutricional brasileira, especialmente a frontal, os modelos de rotulagem em outros países e pesquisas de comportamento com consumidores brasileiros. Resultados: Os estudos destacam que modelos de rotulagem nutricional frontal aumentam a atenção e a reflexão dos consumidores sobre suas escolhas alimentares. O design do rótulo influencia a percepção de compra, melhorando a compreensão nutricional, mas também pode reduzir a percepção de saudabilidade e a intenção de compra, promovendo escolhas mais saudáveis. Conclusão: A literatura revisada revela que a introdução de modelos de RNF tem o potencial de impactar positivamente as escolhas alimentares dos consumidores, aumentando a conscientização sobre a qualidade nutricional dos produtos e incentivando a busca por opções mais saudáveis. Portanto, é necessário realizar estudos contínuos para avaliar se as mudanças na rotulagem permanecem eficazes ou precisam ser ajustadas conforme os hábitos dos consumidores evoluem.
Objective: This study aims to investigate the main aspects and consequences of recent legislation on front-of-package nutrition labeling (FOP), especially regarding consumer behavior and industry adaptation. The implementations of FOP in other countries and consumer reactions to the changes will be analyzed, as well as industry compliance with the legislation in effect since October 2023. Method: This is an integrative literature review, with the selection of productions from the databases BVS, PUBMED, LILACS, and SCIELO. Original research articles that address the new Brazilian nutrition labeling, especially front-of-package labeling, labeling models in other countries, and consumer behavior research with Brazilian consumers were included. Results: The studies highlight that front-of-package nutrition labeling models increase consumer attention and reflection on their food choices. Label design influences purchase perception, improving nutritional understanding but can also reduce the perception of healthiness and purchase intention, promoting healthier choices. Conclusion: The reviewed literature reveals that the introduction of front-ofpackage nutrition labeling models has the potential to positively impact consumers' food choices, increasing awareness of the nutritional quality of products and encouraging the search for healthier options. Therefore, continuous studies are necessary to evaluate whether the labeling changes remain effective or need to be adjusted as consumer habits evolve.

Palavras-chave

rotulagem nutricional frontal, indústria alimentícia, comportamento consumidores, legislação rotulagem

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