Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A interseção entre estética e saúde: o uso indiscriminado do medicamento ozempic para o emagrecimento
    (2023-12) DEUS, Gabriella Caroline de; MOURA, Isabela Alessandra Pereira; MENDES, Ketere Lorraine do Carmo; ALMEIDA, Letícia Silva de; REIS, Maria Fernanda Souza; SILVA, Rafaela Marinho da; GOMES, Victoria Caroline Teixeira; CASALI, Agnes Kiesling; BATISTA, Sarah Dutra
    A pressão estética para alcançar o corpo ideal tem levado muitas pessoas a buscarem soluções rápidas, como medicamentos, para perder peso, sem considerar os riscos à saúde. A Semaglutida, um medicamento utilizado para tratar Diabetes Mellitus tipo II, tem sido prescrito por médicos, para pacientes que desejam emagrecer rapidamente, apesar de seu uso para esse fim não ser aprovado pelas agências reguladoras. O medicamento age suprimindo o apetite e reduzindo o peso corporal, mas seu uso off label pode estar associado a efeitos adversos, especialmente em pacientes com transtornos alimentares. O presente artigo tem como finalidade abordar sobre o fenômeno crescente do uso indiscriminado de medicamento Ozempic (Semaglutida) para fins de emagrecimento, em contraposição aos padrões estéticos impostos pela sociedade. O estudo foi conduzido através de uma revisão de literatura, selecionados em base de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, National Library of Medicine (PUBMED), Repositório Universitário da nima (RUNA). Foi observado um aumento significativo nas vendas do Ozempic nos últimos anos, conduzido pela disseminação de informações nos meios digitais e pelo uso indevido do medicamento sem prescrição médica. Esta revisão destacou a importância de conscientizar sobre os perigos da automedicação e da pressão estética, a necessidade de mais pesquisas científicas para entender melhor os benefícios e riscos do Ozempic no contexto do emagrecimento, especialmente considerando seu uso prolongado e suas implicações para a saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estética aliada à saúde mental e física: Alopecias Areata e Androgenética
    (2023-12) SILVA, Ana Luiza Damasceno; MENDES, Beatriz Pinheiro de Souza; SILVA, Edislene Patricia Batista Pereira da; SILVA, Sâmela Layla da; SILVA, Winye Vitória Vaz da
    It is noticeable that nowadays, more and more people are concerned with their self-image, always looking to improve their appearance and maintain high self-esteem. However, there are some conditions that can impair this process, such as the cases of alopecia areata and androgenetica, which are known as hair loss, which affects both men and women. In the case of alopecia areata, it is a non-contagious disease that causes sudden hair loss due to various factors such as infectious conditions, worsening of some pathogeny, and even emotional factors. In androgenetic alopecia, which also causes hair loss, but in a progressive manner, the factors are different, in this case they are genetic and hormonal factors.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise comparativa dos bioestimuladores de colágeno injetáveis para fins estéticos
    (2023-12) SANTOS, Eduarda Maria Torres dos
    O envelhecimento é algo esperado, porém pode ser influenciado pela genética, fatores ambientais e comportamentais, como: exposição à radiação UV e consumo em excesso de alimentos industrializados. Os primeiros sinais do envelhecimento cutâneo, são flacidez, marcas de expressão e perda da regeneração das células. O colágeno é uma proteína fibrilar que possui resistência e elasticidade, suas alterações mecânicas influenciam diretamente no mecanismo do envelhecimento. Portanto, a estética tem como o objetivo recuperar a autoestima, sempre trazendo procedimentos inovadores para o rejuvenescimento facial e corporal, dentre eles está o os bioestimuladores de colágeno injetáveis, que têm como função estimular fibroblastos, que são as células encarregadas por sintetizar novas fibras de colágeno e elastina, sendo assim as células produzirão mais colágeno para preencher e sustentar a pele. O trabalho presente abordará 3 bioestimuladores em questão: Policaprolactona, Ácido poli-L-láctico e Hidroxiapatita de Cálcio.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As consequências do uso indiscriminado de anti-inflamatórios não esteroides ((AINEs)
    (2023-12) SÁ, Ana Carolina Duarte de; FERREIRA, Bruna Paula; OTA, Daniela Cristina; CASTRO, Dayane Gabriele da Silva; OLIVEIRA, Maria Eduarda; CHAGAS, Pâmela Gabriely Ferreira; PINTO, Tamires Gomes
    Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) estão entre os medicamentos mais prescritos no mundo, são usados para o alívio de dor, inflamação e febre, sua ação está relacionada a inibição da enzima ciclooxigenase (COX) interferindo na resposta inflamatória. No entanto, o uso indiscriminado destes fármacos pode acarretar uma série de consequências adversas para a saúde. A presente revisão bibliográfica tem como objetivo demonstrar as consequências do uso indiscriminado dos AINEs, sua atuação e intervenção na fisiologia humana, e suas consequências para a comunidade. Os AINEs são facilmente adquiridos por serem comercializados sem prescrição médica, o que facilita o acesso para a população, favorecendo a automedicação e o uso irracional podendo trazer consequências em diferentes tecidos do corpo humano e nos sistemas gastrointestinal, renal, cardiovascular e insuficiência hepática. É importante ter a orientação de um profissional qualificado sobre administração, dosagem e segurança, além da conscientização da população mundial quanto aos efeitos adversos causados pelo uso irresponsável desses fármacos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    EMPREGO DO ETRANACOGENE DEZAPARVOVEC PARA SOLUCIONAR AS NECESSIDADES NÃO ATENDIDAS NA HEMOFILIA B
    (2023-06-10) Costa, Gabriel Galete
    Resumo: A Hemofilia B é uma doença monogênica, hereditária e rara que afeta diretamente a capacidade de coagulação fisiológica do organismo. Sua causa é devida a deficiência do fator IX da coagulação sanguínea e afeta principalmente os homens por ter relação com o cromossomo X. O tratamento atual consiste em constantes infusões do fator em déficit ao paciente. A terapia gênica com Etranacogene Dezaparvovec surge como uma abordagem inovadora para o tratamento da Hemofilia B grave ou moderadamente grave, com o potencial de diminuir a gravidade clínica da doença por infusão única. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa de diversas bases de dados renomadas, com auxílio dos softwares Mendeley e Rayyan, retornando 314 estudos que apresentavam as necessidades não atendidas na Hemofilia B ou que abordassem a terapia gênica com Etranacogene Dezaparvovec. Resultados e Discussão: Segundo os 20 estudos selecionados, a tecnologia demonstrou melhorias significativas na atividade do fator IX e em todos desfechos de sangramento, impactando diretamente nas necessidades não atendidas do paciente. Entretanto, embora a terapia gênica com Etranacogene seja uma abordagem promissora, ainda existem limitações e desafios, não contemplando pacientes com inibidores, mulheres ou outras gravidades clínicas da doença. Além disso, não é claro sua eficácia e segurança a longo prazo. Conclusão: Ainda sim, aparentemente o Etranacogene Dezaparvovec oferece benefícios para pacientes com Hemofilia B que enfrentam necessidades médicas não atendidas. Pesquisas e estudos futuros podem fundamentar melhor o emprego da terapia gênica como opção de tratamento, atendendo assim as demandas não resolvidas da Hemofilia B.