A apropriação da língua escrita na escola: o gênero lenda como instrumento da ação didático-pedagógica no processo de alfabetização
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Data
2010-12
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos,, Sebastiana Geny dos Santos
Orientador
Braga,, Sandro
Coorientador
Resumo
Este estudo tem o objetivo de descrever os processos de apropriação da língua escrita por crianças em fase de alfabetização, partindo do pressuposto que a língua é usada socialmente como forma de ação e interação social, fundamentada no universo sócio histórico-cultural da criança (VYGOTSKY, 1999). A pesquisa se desenvolveu em sala de aula com trinta e uma crianças de uma turma da primeira série do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para explicar o percurso metodológico e analisar o processo de apropriação da língua escrita, foi coletada a produção textual em três momentos diferentes. Em 2005, a coleta da primeira amostra ocorreu em março; a segunda amostra ocorreu em junho e, por último, coletamos a terceira amostra em novembro. Com base na perspectiva do desenvolvimento da escrita (VYGOTSKY, 1999, 1998; LURIA, 1998) e na sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ,NOVERRAZ, 2004), foram detalhadamente preparadas atividades específicas de língua materna e colocadas à disposição das crianças. Dessas escolhas teórico metodológicas, foi organizada e preparada cada etapa de aprendizagem, na certeza de que as intervenções determinam o modo como as crianças escrevem. Foi utilizada a lenda como gênero de ação didático-pedagógica para criar situações de ensino-aprendizagem em que as crianças pudessem estabelecer contato com situações de escrita. Os resultados apontam que inicialmente as crianças não percebem a funcionalidade da linguagem escrita e ainda não sabem a função das letras no aprendizado da leitura e da escrita. E que a aplicação das atividades contribuíram para desenvolver capacidades de escrita combinadas à produção de texto. A análise dos dados apontou sobretudo que as estratégias e as intervenções adotadas colaboraram para um trabalho mais organizado e sistematizado, estabelecendo vínculos entre as práticas sociais e as práticas escolares mediadas pela ação da linguagem.
Palavras-chave
Alfabetização, Gênero lenda, Apropriação da língua escrita