A brinquedoteca como projeto extensionista em uma escola de educação infantil do campo

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2023-11

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

OLIVEIRA, Lorena De Freitas. RIBEIRO. Mariana De Souza.

Orientador

SIMÕES, Nara De Freitas

Coorientador

Resumo

A brinquedoteca é um espaço especialmente dedicado ao brincar e ao desenvolvimento infantil. É um ambiente projetado para oferecer às crianças uma variedade de brinquedos, jogos e materiais educativos que estimulam a criatividade, a imaginação, a socialização e o aprendizado, podendo ser um projeto extensionista valioso em escolas de educação infantil do campo. Assim, estudantes de Pedagogia do Centro Universitário UNA concretizaram, como resultado de um Projeto Extensionista, a implementação de uma brinquedoteca em uma escola municipal de Educação Infantil do campo. Tendo em vista que o desenvolvimento social e a atuação em comunidade são parte dos objetivos da ação universitária, este Trabalho de Conclusão de Curso dedica-se a compreender a importância da realização de projetos de extensão universitária voltados para esta realidade educacional, bem como a importância de uma brinquedoteca como instrumento pedagógico. A pesquisa envolveu uma revisão teórica abrangente e coleta de dados em campo por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacaram a influência positiva da brinquedoteca na promoção de um ensino e aprendizado abrangente na educação infantil rural.

Palavras-chave

Brinquedoteca, Educação Infantil, Escola do Campo

Citação

Coleções