Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem

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Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Heiderscheidt, Vinicius Henrique

Orientador

Oliveira, Fernanda Soares de Souza

Coorientador

Resumo

O estudo de compactação dos solos é verificado em áreas abrangentes no campo da Engenharia Civil. Geralmente, quando há transporte e aterro de solos, estes encontram-se em um estado poroso e pouco resistente tornando-se extremamente deformáveis. Neste sentido, os procedimentos de compactação servem como uma forma de devolver e melhorar características essenciais de solos naturais não trabalhados, beneficiando aspectos como resistência à compressão, cisalhamento e redução de vazios, o que resulta em um aumento do peso específico e possibilita um maciço mais homogêneo. Este trabalho apresenta a utilização das energias padronizadas Proctor (Normal, Intermediário e Modificado) como maneira de melhorar as características de suporte de três solos distintos, através da compactação dos solos, para definir os valores de ISC e expansão e sua aplicação nos limites estabelecidos na normativa DNIT 108/2009 - ES, com especificações de utilização para aterros rodoviários. Os solos foram classificados através da classificação TRB como A-7-6 (AM1), A-2-4 (AM2) e A-7-5 (AM3), solos que apresentam características regulares a ruins de suporte. Os ensaios demonstraram acréscimos de índice de suporte nos solos analisados à medida em que há o aumento das energias. A seguir, foi realizada uma análise de custos entre a normativa atual e antiga, com o intuito de realizar um comparativo entre a atualização dos limites utilizados para camadas finais e corpo de aterro. Os resultados demonstraram que a amostra AM3 adquiriu um aumento de 28,60% nos valores de ISC entre a energia normal e intermediária, seguida pela amostra AM1 com um aumento de 27,50%. A amostra AM2 vem em seguida, com um pequeno acréscimo de 2,66 %. Já em relação ao aumento entre a energia intermediária e modificada, a amostra AM3 não obteve resultado relevante, com acréscimo de apenas 1,40 %. O acréscimo do custo foi de R$ 59.510,80 em relação aos limites da normativa cancelada.

Palavras-chave

Compactação, Proctor, Ensaio ISC, Aterros rodoviários

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