Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
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Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Heiderscheidt, Vinicius Henrique
Orientador
Oliveira, Fernanda Soares de Souza
Coorientador
Resumo
O estudo de compactação dos solos é verificado em áreas abrangentes no campo da Engenharia Civil. Geralmente, quando há transporte e aterro de solos, estes encontram-se em um estado poroso e pouco resistente tornando-se extremamente deformáveis. Neste sentido, os procedimentos de compactação servem como uma forma de devolver e melhorar características essenciais de solos naturais não trabalhados, beneficiando aspectos como resistência à compressão, cisalhamento e redução de vazios, o que resulta em um aumento do peso específico e possibilita um maciço mais homogêneo. Este trabalho apresenta a utilização das energias padronizadas Proctor (Normal, Intermediário e Modificado) como maneira de melhorar as características de suporte de três solos distintos, através da compactação dos solos, para definir os valores de ISC e expansão e sua aplicação
nos limites estabelecidos na normativa DNIT 108/2009 - ES, com especificações de utilização para aterros rodoviários. Os solos foram classificados através da classificação TRB como A-7-6 (AM1), A-2-4 (AM2) e A-7-5 (AM3), solos que apresentam características regulares a ruins de suporte. Os ensaios demonstraram acréscimos de índice de suporte nos solos analisados à medida em que há o aumento das energias. A seguir, foi realizada uma análise de custos entre a normativa atual e antiga, com o intuito de realizar um comparativo entre a atualização dos limites utilizados para camadas finais e corpo de aterro. Os
resultados demonstraram que a amostra AM3 adquiriu um aumento de 28,60% nos valores de ISC entre a energia normal e intermediária, seguida pela amostra AM1 com um aumento de 27,50%. A amostra AM2 vem em seguida, com um pequeno
acréscimo de 2,66 %. Já em relação ao aumento entre a energia intermediária e modificada, a amostra AM3 não obteve resultado relevante, com acréscimo de apenas 1,40 %. O acréscimo do custo foi de R$ 59.510,80 em relação aos limites da normativa cancelada.
Palavras-chave
Compactação, Proctor, Ensaio ISC, Aterros rodoviários