Avaliação do atendimento prestado pela equipe multidisciplinar do setor de oncologia sob a ótica dos pacientes

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Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Alves, Vanessa Pinter
Silva, Juliana Goulart

Orientador

Santos, Eliane Mazzuco

Coorientador

Resumo

The aim of this study was to evaluate the service provided by the multidisciplinary team in the oncology sector under the lens of the patients. It was an exploratory, qualitative-approached research, made at Socimed Hospital, Tubarão, SC. Twelve oncologic patients participated in the study; they did chemotherapy, hormone therapy or immunotherapy in the period between December 2018 and February 2019. The data were collected randomly through interviews guided by a pre-established script. The presented results regarding the service provided by the team are mostly excellent, and according to them, the team is able to provide a humanized, good-quality service, even though there was some controversy in some speeches regarding the service provided by the nutritionist, the physiotherapist and the psychologist. The facilities where the service is provided were rated as a cozy environment, yet deficient in its physical structure, which doesn’t influence on the service provided. The establishment of an effective communication process by the professional creates a safety conduct and allows the patient the exercise of autonomy consciously and, therefore, decreases the feeling of isolation. It is concluded that the welcome and the providing of information, when performed in a humanized way, through qualified hearing, respect and empathy, create confidence and collaborate on a relationship integrated with the multidisciplinary team.
O objetivo deste estudo foi avaliar o atendimento prestado pela equipe multidisciplinar do setor de oncologia sob a ótica dos pacientes. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado no Hospital Socimed, Tubarão/SC. Participaram doze pacientes oncológicos, que realizaram quimioterapia, hormonioterapia ou imunoterapia no período de dezembro 2018 a fevereiro de 2019. Os dados foram coletados de forma aleatória através de entrevistas individuais norteadas por roteiro pré-estabelecido. Os resultados apresentados em relação ao atendimento prestado pela equipe em sua maioria são excelentes e está apta a prestar um atendimento humanizado e com qualidade, porém houve controvérsias em algumas falas em relação ao que se refere ao atendimento da nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. As instalações, onde é prestado o atendimento, foi avaliado como um ambiente acolhedor, todavia deficiente em estrutura física, o que não influencia no atendimento prestado. O estabelecimento de um processo de comunicação efetivo do profissional gera uma conduta de segurança e permite ao paciente o exercício da sua autonomia conscientemente e, como consequência, diminui o sentimento de isolamento. Concluímos que o acolhimento e as informações prestadas, quando realizados de forma humanizada, com escuta qualificada, respeito e empatia geram confiança e colabora para uma relação integrada com a equipe multidisciplinar.

Palavras-chave

Oncologia, Instalações, Informações

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