Responsabilidade social da empresa Souza Cruz S.A.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Nunes, Ana Paula Schotten

Orientador

Cabreira, Greyce Ghisi Luciano

Coorientador

Resumo

O presente trabalho monográfico versa sobre a responsabilidade social empresarial. A análise do tema teve seu enfoque na nova empresarialidade incorporada no ordenamento jurídico com o advento do Código Civil de 2002, que inseriu a teoria da empresa, fundada no princípio da função social da empresa. O objetivo deste estudo busca a análise da responsabilidade social empresarial, identificando as suas dimensões no Direito Constitucional e Direito Civil Brasileiro. Para a sua realização, utilizou-se o método dedutivo, monográfico quanto ao procedimento e quanto a pesquisa foi documental. Para tanto, utilizou-se um aprofundamento teórico em pesquisa bibliográfica em livros, jurisprudências, meios eletrônicos e artigos. Percebeu-se que uma empresa se torna socialmente responsável, na grande maioria das vezes, por imposições externas, seja na esfera legislativa, judiciária ou pela própria imagem positiva que tal atitude gera na sociedade/clientes e, ainda, a autodenominação que a corporação tem em titular-se como socialmente responsável deve ser verificada, uma vez que, por outro lado, existem lesões a direitos, que mostram uma dicotomia entre as atitudes e a sua imagem. Estes resultados demonstram uma utopia entre o que se fala e o que se faz. Este fato não deve ser levado no sentido ruim, pois, de qualquer forma, as empresas estão cumprindo o seu papel, em desenvolver projetos visando o bem comum.
This monograph deals with corporate social responsibility. The analysis of the theme had its focus on entrepreneurship incorporated into the new legal system with the advent of the Civil Code of 2002, which entered the theory of the firm, founded on the principle of the social function of the company. This study seeks to analyze corporate social responsibility, identifying its dimensions in Constitutional Law and Civil Law Brazilian. For its implementation, we used the deductive method, monograph on the procedure and how the research was documentary. For this purpose, we used a theoretical research on books, jurisprudence, electronic media and articles. It was noticed that a company becomes socially responsible, in most cases, by external impositions, whether in the legislative, judicial or by the positive image that generates such an attitude in society / customers, and also the self that the corporation has in holder as socially responsible must be checked, since, on the other hand, the lesions are right, showing a dichotomy between the attitudes and its image. These results demonstrate a utopia between what one says and what one does. This fact should not be taken as meaning bad, because, in any way, companies are fulfilling their role in developing projects for the common good.

Palavras-chave

Responsabilidade (Direito), Responsabilidade social da empresa, Empresas - Aspectos sociais, Valores sociais

Citação

Coleções