Educação Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do vo2 máximo em estudantes de diferentes períodos do curso de educação física: um estudo experimental sobre diferenças na capacidade cardiorrespiratória
    (2023-12) CAMPOS, Erick Thales Bedine; QUEIROZ, Lucas Ângelo Malaquias de
    O objetivo do estudo consiste em investigar a capacidade cardiorrespiratória através do VO2máx em estudantes do curso de Educação Física. Participaram deste estudo, 31 estudantes de diferentes períodos do curso de Educação Física, sendo 22 do sexo masculino e 9 do feminino de um Centro Universitário localizado na região Norte de Belo Horizonte. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado como parâmetro o teste de Cooper, um teste de corrida em campo, aplicado para medir o consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo), que é um indicador importante de capacidade cardiorrespiratória. Os participantes submetidos ao teste de Cooper em condições padronizadas, foram orientados a correr o máximo possível em um espaço demarcado e com tempo determinado, enquanto a frequência cardíaca foi monitorada. Com base nos resultados levantados, observou-se que a maioria dos acadêmicos avaliados apresentou aptidão aeróbia classificada como razoável. Além disso, os valores do Vo2 máximo dos ingressantes, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino se diferem dos concluintes, os alunos em períodos mais avançados apresentarem diferenças no VO2max, assim como, na frequência cardíaca.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os benefícios do exercício físico na gestação
    (2022-12) Pinheiro, Kênia Patrícia; Ribeiro, Guilherme Henrique; Ferreira, Vinícius Massenssini Scaramello
    A prática de exercícios físicos pode ser usada como prevenção e como tratamento complementar nas comorbidades, trazendo benefícios comprovados para saúde materno-fetal. O método utilizado para a elaboração do estudo foi a revisão integrativa de literatura, por meio de consultas a materiais já publicados entre os anos de 2018 a 2022, disponíveis em bases de dados específicas como a Scielo e Google Acadêmico. Foi encontrado que o exercício físico na gestação tem apresentado benefícios, tanto como prevenção de comorbidades, quanto para diminuir dores e desconfortos que acometem o período gravídico. Percebe-se que todo o corpo da gestante apresenta alterações anatômicas e fisiológicas, que são de extrema importância para o desenvolvimento saudável do feto. A prática de exercícios físicos é benéfica para a qualidade de vida da mulher no decorrer de toda a sua vida, principalmente quando se pensa em gestação, pois proporciona uma gravidez mais saudável, confortável e prazerosa, além de possibilitar um retorno mais rápido a suas atividades do cotidiano. É necessário considerar a importância de um exercício físico bem programado, é indispensável o acompanhamento de um profissional qualificado, que seja responsável por observar qualquer alteração anormal que possa acontecer antes, durante e pós a prática dos exercícios físicos.