Geografia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação da mecanização do campo com a continuação da fome no Nordeste brasileiro
    (2022-12-12) Lima, Bruno José Santana
    A fome não é um tema que surgiu há pouco tempo, há várias décadas esse problema está presente na vida de milhões de pessoas, sendo, no Brasil, as Regiões Norte e Nordeste onde esse fenômeno mais aparece, sendo necessário o entendimento da população dos motivos que fizeram da Região Nordeste o local onde a fome acompanha muitas crianças e adultos. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é desmistificar que a fome na Região Nordeste é justificada pela seca que há nesta localidade, pois ideias como estas foram usadas e ainda são para colocar a fome como um processo natural e consequência do clima semiárido que está presente principalmente no Sertão Nordestino. Com isso, a pesquisa pretende mostrar que a Geografia não trata a fome na perspectiva natural determinista o qual por muito tempo foi colocada como verdadeira. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de diversos autores que debateram e debatem sobre as causas da fome para justificar o posicionamento crítico e a relação da pobreza no Brasil, especificamente no Nordeste, com os fenômenos históricos e sociais, bem como do modelo de agronegócio que ainda vigora em território nacional.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Impactos Socioambientais dos agrotóxicos e alternativas sustentáveis no município de Poço Verde (SE)
    (2022-12-13) Cruz, Robson da Silva
    A Agricultura possui diferentes dilemas que perpassam pela luta no campo por mais território, a falta de informação que auxilie na produção, os impactos dos diversos efeitos climáticos, a necessidade de políticas públicas eficientes, mas, no contexto atual a importância de um desenvolvimento sustentável, conciliando a produtividade com o meio ambiente. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos socioambientais dos agrotóxicos e suas alternativas sustentáveis no município de Poço verde (SE). Nesse sentido, compreender os impactos diretos e indiretos provocados pelo uso irregular dos agrotóxicos no meio ambiente é de fundamental importância, considerando que os impactos podem ser por contaminação do solo, intoxicação humana e animal, para que deste modo entenda e se intervenha na aplicabilidade da conservação ambiental. Sendo assim, a abordagem da pesquisa é a quali-quantitativa com a análise de dados das instituições como o IBGE e a EMDAGRO, como também, a aplicação de um formulário com cinco questões objetivas, além disso, a fundamentação a partir das leituras realizadas, a exemplo de artigos e livros, como também, por meio de entrevista a partir de um diálogo com o Movimento Camponês municipal, sobre a criação de uma feira sustentável com a comercialização de produtos orgânicos e o fortalecimento da agricultura familiar local, com a geração de renda e a conscientização dos produtos consumidos. Diante disso, é fundamental a discussão sobre a prática presente no campo, principalmente a forma que se utiliza o solo e os impactos decorrentes do uso excessivo de produtos químicos, que podem provocar outras problemáticas seja no ambiente natural e humano, entendendo que na atualidade cresce a necessidade de um maior cuidado com o meio ambiente, estabelecendo uma relação consciente e produtiva entre o agricultor e a natureza, preservando a fauna e flora, mantendo a produção de forma sustentável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os principais problemas ambientais que ameaçam a preservação do meio rural do povoado Maritá em Paripiranga (BA)
    (2022-12-12) Oliveira, Andre Melo de
    Os problemas ambientais são muito frequentes nas áreas urbanas-rurais devido ao homem se apropriar deste espaço para suprir suas necessidades de produção de bens e mercado de trabalho. Destaca-se também que, as grandes e médias cidades são mais poluidoras do que as pequenas organizações urbanas ou meio rural, a maioria delas não estão encontrando soluções adequadas para os problemas ambientais que ambas enfrentam. O campo também vem apresentando inúmeros impactos ambientais que passam por um processo de modernização agrária, mecanização e o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos. A pesquisa tem como objetivo identificar os problemas ambientais provocados pela sociedade de consumo local e perceber como ambos comprometem a qualidade de vida de seus habitantes. A metodologia utilizada foi a coleta de dados definidos que constam em pesquisas bibliográficas visando-se a fundamentação teórica e metodológica com a obtenção de informações sobre o tema pesquisado e da interpretação levantando-se o acervo bibliográfico, permitindo a compreensão do significado dos problemas ambientais para a ciência científica e geográfica. Portanto, acerca dos impactos ambientais, podemos evidenciar que estas são consequências de atitudes não pensadas por parte do homem. Assim também, o ser humano atua como grande transformador do meio ambiente, ocasionando inúmeros entraves para a natureza.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Reforma agrária no Brasil: proeminência do MST na mitigação das disparidades sociais no campo
    (2022-12-12) Andrade, Emanuel
    O presente estudo tem por finalidade elencar a significância da reforma agrária na atual conjuntura brasileira, tendo em vista a ótica plural a que essa sistemática pressupõe atrelada aos movimentos sociais que lutam pelo direito à terra. Dentre esses movimentos, o MST surge como peça fundamental que pavimenta a dissolução das injustiças sociais no campo, ou seja, esse grupo assume a prerrogativa de obtenção e divisão de terras que não cumprem a função social do solo, visando assim a conquista e a redistribuição dessas áreas que, por muito tempo, permanecem com débitos especulando apenas o valor financeiro de valia ao passar os anos contra os integrantes deste e demais siglas que batalham pela condição de produzir, comercializar e subsistir através do plantio. Além disso, cabe destacar que o MST possui uma agenda socioafirmativa, em que, as mulheres, negros e pessoas de diferentes sexualidades assumem postos de liderança, dialogo e prestigio, ou seja, o movimento é plural, progressista e tende a romper os padroes patriarcais ainda presentes na contemporaneidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Agricultura familiar no município de Paripiranga-Ba frente às demandas de mercado
    (2022-11-25) Brito, Gleise Mayane de Aquino
    O município de Paripiranga-BA abrange uma demanda populacional voltada a agricultura familiar onde utilizam do cultivo do solo para a extração de alimentos e fonte de renda, por sua vez a partir da grande concentração de extrair do solo fins lucrativos para atingir as demandas de mercado que o ambiente se torna frágil e danificado quando se trata de produção. Para os devidos fins a pesquisa se desenvolveu com base em dados estatísticos realizados por meio de entrevistas em campo com agricultores da região, os dados tiveram embasamento por meio da pesquisa quali-quantitativa desencadeando a dinâmica de agricultura no município e as maneiras como o solo é usado. Além disso, foi enfatizando a necessidade da agricultura orgânica no município além das práticas de ensino dentro das escolas e a fragilidade desse ensino em alguns aspectos. Para além dessas questões, a pesquisa apresenta os danos gerados pelo mau uso do solo, uso intensivo de produtos agrotóxicos e as práticas de culturas irrigadas gerando o desperdício de água e a baixa produção do solo. Dessa forma, o processo de plantio e colheita de alimentos se da por meio dos pequenos agricultores familiares da região que levam sua produção a feiras-livre da cidade em busca de espaço no mercado, para tanto o alto crescimento no mercado leva ao processo intensivo do solo gerando degradações e insuficiências no local. Por fim, a agricultura orgânica no município ainda é utilizada abrangendo parte das famílias que buscam um consumo saudável e mais sustentável ao ambiente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise socioespacial dos ritos quaresmais na cidade de Paripiranga-BA
    (2022) Santos, Poliana Rosa
    O presente artigo tem como principal objetivo realizar uma análise geográfica de algumas manifestações católicas presenciadas no tempo quaresmal, dando maior ênfase a procissão das almas realizada no município de Paripiranga-BA. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo com a finalidade de compreender as implicações sociais, culturais, econômicas e ambientais dessas manifestações como também informações sobre tais tradições religiosas. Diante do exposto, destaca-se a importância interpessoal desses ritos, sendo necessário um respaldo na memória coletiva e individual de um povo e de um determinado lugar, sobretudo no reconhecimento dessa tradição como patrimônio cultural e imaterial da cidade, propondo uma relação socioespacial com o tema supracitado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação financeira na sala de aula: uma perspectiva geográfica
    (2022-07-04) Santana, Patricia
    As transformações socioespaciais ocorrem a todo momento, em todas as esferas sociais, ocasionando a necessidade de compreender e estar sempre andando em mesmo movimento, e a educação financeira se mostra muito necessária e essencial para a sala de aula, sobretudo, nos dias de hoje, pois no ambiente educacional se faz a formação das próximas gerações, logo, a partir do processo de conhecimento administrativo, relacionando com o componente curricular Geografia que visa justamente as dinâmicas no espaço, podendo surtir efeitos de crescimento no aspecto financeiro. Com isso, o objetivo deste artigo é compreender a necessidade de abordar desde cedo o planejamento financeiro na sala de aula, referente à contribuição do saber citado para a formação cidadã em seus aspectos sociais, culturais e econômicos. Para isso, foi feita uma pesquisa de perfil quali-quantitativo, buscando não só a discussão teórica como também de dados, sendo aplicado um formulário com 10 questões, 5 subjetivas e 5 objetivas para os alunos do segmento fundamental II da rede pública do município de Paripiranga-BA, com um quantitativo de 20 alunos entrevistados. Além disso, o presente artigo possui 3 tópicos com temas específicos, sendo eles: a educação financeira como parte da construção dos pilares sociais; educação financeira na geografia; e, o papel da educação financeira em sala de aula.
  • Monografia Acesso aberto
    Monocultura do Milho em Paripiranga (BA) nos anos 2018/2019 e seus reflexos Socioespacial
    (2021) Conceição, José Diego
    O presente trabalho tem por objetivo analisar os reflexos socioeconômicos desencadeados pela Monocultura do Milho no município de Paripiranga (BA). Nessa direção, buscamos entender determinados fatores contributivos que tornou essa cultura agrícola a maior do município. Propõe-se, também, o aprofundamento analítico nos acontecimentos que impulsionaram o desenvolvimento econômico da população da região, tendo em vista a dinamicidade produtiva anterior às novas tecnologias empregadas na contemporaneidade. Dessa forma, compreender que a produção de milho com tecnologias mecanizadas tem colaborado intensivamente no capital financeiro das famílias é um dos atributos pertinentes para o desvendar de características singulares do território estudado. A chegada de incentivos governamentais e privados no sistema agrário local propiciou ao município de Paripiranga uma nova visão de mercado por parte do Estado da Bahia, pois antes utilizava-se técnicas consideradas atualmente antiquadas. Procurou-se, assim, intercalar um novo sistema produtivo. A economia e a produção com números elevados são os fatores positivos, já o uso desordenado dos chamados defensivos agrícolas é um dos fatores negativos, essa problemática corriqueira adentrou ao espaço geográfico paripiranguense à medida que a mecanização do campo foi se expandindo no território nacional. Para tanto, o estudo teve como embasamento os critérios científicos de pesquisa e abordagens de estruturação proposta por Libault, com análises in loco, centradas nos possíveis resultados e generalizações finais, bem como revisão bibliográfica.
  • Monografia Acesso aberto
    Dinâmica climática e agricultura em Poço Verde (SE) entre 2017 e 2020
    (2021) Souza, José do Nascimento
    Este trabalho tem o objetivo de analisar a influência dos elementos climatológicos em relação à agricultura do município de Poço Verde (SE), buscando compreender as conexões dos aspectos climáticos com o agrícola. Para tanto, recorreu-se a dados estatísticos do período de 2017 a 2020, a respeito do clima do referido município e das safras do intervalo temporal citado, discutindo sobre a temática e diferenciando os elementos e fatores climáticos para a agricultura. Para além dessas questões, a pesquisa aborda os principais entraves sobre a agricultura no sentido geral, em escala nacional e regional, especificamente, do Nordeste brasileiro, onde é localizado o município usado como referência nesta pesquisa. Além disso, enfatiza-se aqui a importância da agricultura como meio de subsistência das populações locais, seja em decorrência das diversas culturas ou da monocultura, com uma visão histórica, como também, o fortalecimento do agronegócio para a economia regional e, principalmente nacional, provendo a grande produtividade e a venda das commodities para o exterior. Por fim, as relações estabelecidas para a preservação do meio ambiente e as produções, sendo essencial a mudança nas práticas no campo para a manutenção da escala produtiva e primordialmente das florestas e locais dos cultivos para a garantia das próximas colheitas. Assim, a partir dos resultados obtidos, conclui-se que há forte relação entre a produtividade, bem como a perda da safra com algumas variáveis climáticas do período de plantio agrícola, o que deixa evidente a importância dos conhecimentos sobre a meteorologia para o sucesso agrícola.