Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os beneficios da educação alimentar e nutricional para o tratamento da obesidade infantil
    (2024-06) ANDRADE,, Micaelly Ramos
    A educação alimentar e nutricional está inserida no contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada, garantindo a Segurança Alimentar e Nutricional e Promovendo a Saúde, sendo um campo de conhecimento e prática contínua, multidisciplinar, intersetorial e multiprofissional que tem como principal objetivo promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. O objetivo deste trabalho foi discutir sobre as políticas públicas do Brasil voltadas a obesidade infantil e como a educação alimentar e nutricional tem potencial de transformar a alimentação como um todo, promovendo assim a importância da alimentação balanceada e a associação entre alimentação e saúde. Trata-se de um estudo de revisão em que se buscou por artigos nos principais canais acadêmicos como portal da CAPES, sciELO, BDTD, Science.gov, de 2010 a 2024. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Obesidade infantil, Educação alimentar e nutricional, educação nutricional, nutrição e obesidade infantil. A prática da educação alimentar e nutricional deve ser feita tendo em vista recursos pedagógicos e visuais, podendo ser colocada em função em todas as fases da vida que precisem de uma adequação pelo profissional nutricionista, a mesma pode ser feita de forma individual e em grupos, atingindo um maior número de indivíduos promovendo a mudança do estilo de vida e hábitos alimentares. Diante desses resultados, pode-se destacar que a relevância da EAN juntamente com o intuito das interversões vem mudando ao longo dos anos, antes os estudos eram centrados em sua maioria em distribuição de alimentos e aumento de conhecimento, neste momento os estudos estão centralizados em uma mudança individual. Em contrapartida atividades que não são duradouras tiveram resultados menos favoráveis para a reeducação alimentar, essas intervenções apesar do curto período avaliado mostraram pequenas mudanças sobre o consumo de frutas, verduras, legumes, carboidratos e leguminosas, e sobre como alimentos ultraprocessados afetam a saúde ao longo do tempo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da suplementação de cratina em exercícios de força e resistência
    (2023-12) GOMES, Caroline Vieira; FREITAS, Mariana da Silva; MARTINS, Paulo Ricardo Faria
    A creatina é considerada o suplemento com maior potencial ergogênico e vem sendo estudada intensamente desde os anos 90, e é um suplemento para aumento da performance em exercícios de força e resistência. No treinamento resistido a creatina mostra grande potencial para aumento da força e da massa magra. A suplementação ainda tem efeito direto sobre o crescimento das células dos músculos, devido ao aumento da síntese proteica, facilitando a definição dos músculos e consequente hipertrofia. É bem claro na literatura que a suplementação de creatina é eficaz para o aumento de força, melhora da resistência, aumento considerável de energia em exercícios de explosão e curta duração. É de suma importância ressaltar que a adequação da dosagem e o tempo de uso da creatina deve ser feito de forma individualizada e prescrita por um profissional da área. O presente estudo teve como objetivo revisar artigos científicos sobre a suplementação de creatina em praticantes de exercícios de força e resistência, com base nos estudos dos artigos revisados nas bases de dados Pubmed, Medline, Google Acadêmico e Scielo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os primeiros mil dias de vida do bebê.
    (2023-12) CARDOSO, Mariane Macedo de Faria; SOUZA, Guilherme Henrique Rocha de
    Os primeiros mil dias de vida do bebê são uma fase crucial no desenvolvimento humano, representando um período chave para o maior avanço físico e mental. Essa etapa compreende o intervalo desde a concepção até os dois primeiros anos de vida da criança. Por ser uma "janela de oportunidades", esse período oferece amplas possibilidades para adotar práticas saudáveis e reduzir os riscos de possíveis doenças ao longo da vida. É reconhecido que a saúde é influenciada não apenas por fatores genéticos, mas também por elementos ambientais, sociais e psicológicos. A importância deste trabalho está em associar os primeiros mil dias de vida com a nutrição, visando minimizar os riscos de problemas relacionados à alimentação e promover hábitos alimentares saudáveis, especialmente por meio de ações preventivas para a mãe e a criança. Esta revisão busca destacar a importância dos primeiros mil dias de vida do bebê e o papel de uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da nutrição. Estes, são fundamentais por estabelecerem um contato precoce com a criança e a família, atuando como educadores em saúde para conscientizar pais e responsáveis sobre a adoção de práticas nutricionais saudáveis, em busca do bem-estar físico e mental.