Redesign de interface de landing page: um estudo de caso do site sienge
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Data
2017
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Citadin, Daniara Regina
Orientador
Silva, Cláudio Henrique da
Coorientador
Resumo
Em meio a um mercado competitivo no mundo digital, unir as estratégias de negócio e os fundamentos e a empatia do design são fundamentais. Segundo Royo (2008) um site é praticamente um produto da empresa também, visto que é a porta de entrada do negócio e tem uma importância fundamental na jornada do usuário e na experiência como um todo. Portanto, olhar para um site como sendo algo dinâmico e não mais estático norteia a ideia de otimização de páginas e elementos em busca de melhores resultados.
Sendo assim o estudo realizado teve como objetivo promover o redesign de interface da langing page de demonstração do Sienge, o Software de Gestão da Indústria da Construção. Buscando melhorar os resultados das métricas definidas junto a experiência do usuário.
Os objetivos específicos são compreender os elementos que compõe a experiência do usuário em uma interface, como: arquitetura da informação, usabilidade, design de interação, Gestalt e neuro webdesign aplicados à interface. Entender e descrever o comportamento do usuário no seu fluxo atual de navegação e interação com a página. E a identificação dos problemas de design na interface atual para que se consiga ter, com base em dados qualitativos e quantitativos, soluções a serem implementadas e testadas. Tendo como resultado quantitativo o aumento do engajamento da página e a taxa de conversão e qualitativo uma melhoria em usabilidade, arquitetura da informação e interface visual.
Para conseguir atender estes objetivos, foi utilizado a metodologia Lean UX, uma metodologia que uni as necessidades de um profissional alinhado aos objetivos da empresa com uma cultura ágil, as experimentações rápidas que gerem aprendizados e pensamento e processo de design thinking para criar soluções. A metodologia parte da criação de hipóteses embasadas através de pesquisas quantitativas e qualitativas, depois a criação da solução de interface baseada nestas hipóteses que tenham mais impacto nos resultados para assim rodar testes entre a nova interface e a interface antiga, e por fim, análises e feedbacks de usuários para entender se a solução foi efetiva, se os objetivos foram alcançados e o que se aprendeu com essa experimentação e quanto ao comportamento dos usuários.
Os resultados obtidos neste estudo foram bastante satisfatórios por atender os objetivos definidos e por unir as necessidades identificadas dos usuários com as necessidades do negócio que visa o aumento do número de vendas. Sendo assim, a solução desenvolvida impacta positivamente para mais e melhores leads no processo de vendas. Com a realização de testes de usabilidade, testes de compreensão e análise heurística, os usuários afirmaram a melhoria tanto de usabilidade no preenchimento do formulário da página quanto na experiência que tiveram com a interface em geral. Muito mais confiantes e seguros do que deviam fazer. E quanto a taxa de conversão, que é uma métrica fundamental em marketing digital e processo de vendas, a melhoria também foi bastante significativa e este resultado foi visível através de testes A/B e melhorias contínuas de acordo com os feedbacks dos usuários.
Portanto, este estudo conseguiu ser eficiente nos resultados da empresa e respeitando as necessidades dos usuários que muitas vezes acabam sendo ignoradas ou tratadas sem pesquisa e empatia no ambiente profissional. Mostrou também como o designer tem essa responsabilidade de manter o equilíbrio e apresentar soluções que prevaleçam os dois lados resultando em soluções centradas no usuário.
Palavras-chave
Web design, Design de experiência, Neuro webdesign, Landing page, Taxa de conversão